SURGE NA INGLATERRA O "ROLLING STONES" CONJUNTO ANTI-"BEATLES"


Publicado na Folha de S.Paulo, sexta-feira, 20 de agosto de 1965

Neste texto foi mantida a grafia original

LONDRES, agosto (FOLHA) - Há algumas semanas um tribunal de Londres, condenou três dos "Rolling Stones" - famoso conjunto vocal - a pagarem uma multa de cinco libras cada um, por vandalismo. O delito ocorrera há alguns meses, quando os três se aproximaram de um posto de gasolina e pediram para usar o gabinete sanitario. Ante a recusa do dono, passaram a quebrar tudo.
No tribunal, negaram o crime, mas as testemunhas eram muitas. Os três jovens - Bill Wyman, Mick Jagger e Brian Jones - cabelos compridos e indumentaria estranha, foram chamados, pelo advogado da vitima, de "malucos de cabeleira", "irresponsaveis estupidos", "cretinos" etc. Pagaram a multa e sairam orgulhosos. Fora, milhares de jovens os aguardavam estrepitosamente.
A condenação deu-lhes cartaz. Eles são considerados - ao lado de outros dois componentes do conjunto - como o grupo musical concorrente dos "Beatles". Dizem mesmo serem os anti-"Beatles". Brian Jones, guitarrista de 20 anos, declarou: "Os 'Beatles' não representam mais nada, senão a exploração burguesa de uma idéia com objetivos de lucro. Nós somos a revolução. Os jovens e adolescentes estão conosco. Conosco está a Inglaterra de amanhã".

Libertação do homem

Charlie Watts, Mick Jagger, Bill Wyman, Keith Richards e Brian Jones, eram cinco estudantes que sabiam usar, com certa pericia, a guitarra, a bateria , o baixo e algum outro instrumento qualquer. Certa noite, num clube, impediram a chegada do conjunto que deveria se apresentar, provocando um incidente na estrada. E, na ausencia do grupo oficial, eles mesmos se apresentaram, tocando delirantemente. A historia que provocaram consagrou-os. No dia seguinte todo o mundo falava no novo conjunto.
Musicalmente, são semelhantes aos "Beatles". Para os leigos, são parecidos até na fisionomia. Mas a juventude distingue um conjunto do outro. Dizem as "teenagers" que há tanta diferença entre os dois grupos que parecem opostos. O estilo é completamente diverso. Como os "Beatles", são rebeldes, mas levam a consequencias mais serias suas idéias, já que não são tão ricos como o outro conjunto. Keith Richards, por exemplo, que é o teorico do grupo, disse: "Somos ateus convictos. Desafio qualquer um a encontrar um de nós numa igreja. Nossa religião é a destruição de todas as religiões e de todos os preconceitos. Nós queremos a libertação do homem. Os partidos políticos que pregam a liberdade não sabem enfrentar o problema com justeza, mas os jovens de todo o mundo, sabem como deve ser colocada a questão de liberdade e como resolvê-la: estourando os velhos esquemas e repelindo os novos. Dizem-nos que essa nossa posição está superada, que é a posição anarquista. Nós não sabemos nada dessas coisas e nem queremos saber. Quando tocamos e cantamos e vemos os jovens saltarem diante de nós, ficamos convictos de que estamos cumprindo uma função social".

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.