PESQUISAS SOBRE COSTUMES POPULARES PAULISTAS


Um interessante inquerito aberto pela Sociedade Ethonographica em collaboração com o Departamento de Cultura

Publicado na Folha da Manhã, sabbado, 17 de abril de 1937

Neste texto foi mantida a grafia original

Vem despertando profundo interesse e obtendo grande successo o inquerito promovido pela Sociedade de Ethnographia e Folklore em collaboração com o Departamento de Cultura, sobre costumes populares paulistas.
Os questionarios, cuidadosamente elaborados e largamente distribuidos entre as autoridades escolares, juizes de paz, medicos e outras pessoas residentes no Estado, solicitam informações, as mais detalhadas possiveis, acerca dos tabus alimentares, dos nomes de dansas e da cura do terçol com anel.
O objectivo da pesquisa é determinar, com certeza, onde ha crença de que não se deve comer banana com leite, laranja com leite, laranjada com banana ou outra qualquer prohibição alimentar, a pretexto de causar mal à saude, ou por qualquer outro motivo.
Sobre as dansas, o questionamento péde o nome das conhecidas e existentes no lugar, lembrando algumas das mais communs: cateretê ou catira, fandango, mana-chica, valsa, polka, mazurka, dansa de São Gonçalo, congada, moçambique, samba ou batuque, chula, etc.. É possivel que existam, desconhecidas, dansas ou cerimonias em que a dansa seja o motivo principal. Uma occorrencia desta natureza é de summo interesse e constitue facto que deve ser relatado com a maior clareza possivel, dando delle uma descripção completa.
A respeito da cura do terçol com anel é solicitada não só constantação de sua existencia como a referencia a todas as praticas ligadas a esse costume: o terçol se cura somente com anel de ouro, ou de qualquer metal? Só a alliança tem "propriedades" curativas, ou outro anel as possue tambem? Durante o acto da cura pronuncia-se qualquer palavra ou reza?
Como se póde observar as perguntas são tão simples que não ha quem não possa dar-lhes resposta. Todas as pessoas, portando, tenham ou não recebido os questionarios proprios, dado o caracter da pesquisa empreendida pela Sociedade de Ethnographia e Folklore, devem prestar-lhe sua collaboração que lhes é insistentemente pedida, insistentemente reclamada.
Com os dados que obtiver, a Sociedade pretende elaborar diversas cartas de distribuição dos factos alludidos para envial-as, como contribuição paulista, ao Congresso Internacional de Folklore, a reunir-se em Paris, no mez de junho proximo.
As informações devem ser enviadas, até 30 do corrente, no maximo, endereçadas ao Departamento de Cultura, na rua da Cantareira, nº 216, que tambem está prompto a fornecer os esclarecimentos que lhe forem solicitados sobres o assumpto.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.