AS OPERAS E A SUA HISTORIA ANECDOTICA
Como foi escripto o "barbeiro de Sevilha"
|
Publicado
na Folha da Manhã, domingo, 15 de maio de 1938
|
|
Neste texto foi mantida a grafia original
|
Rossini não se caracterizou pela rapidez de sua producção,
mas deu provas de que sua fantasia e espontaneidade eram notaveis,
demonstrando que só precisava decidir-se para que terminasse
rapidamente uma partitura, caso necessario. Para o Carnaval de Roma,
em 1816, pediram-lhe duas operas. Rossini acceitou a offerta. Com
a calma necessaria, foi compondo a primeira opera, que subiu à
scena a 26 de dezembro do anno anterior, de accordo com os desejos
dos empresarios. Estes queriam, porém, logo depois a segunda
opera, sob pena de ficarem prejudicados os calculos já feitos
quanto ao exito economico das representações.
Sem ter ainda imaginado a nova opera, Rossini teve de entregar-se
ao trabalho. Escolheu um assumpto accessivel, que se prestava a uma
inspiração facil, encommendou o "libreto"
e, à medida que lhe iam entregando os versos, ia-nos musicando.
A nova opera ficou terminada em treze dias. E era nada menos que o
"Barbeiro de Sevilha", a mais popular e a mais applaudida,
ainda hoje, das operas de Rossini.
|
A
estréa de Wagner |
Quando Wagner conseguiu estrear a sua famosa opera "Lohengrin",
que actualmente occupa, do ponto de vista da popularidade, o segundo
logar na Allemanha - pois o primeiro, por mais curioso que pareça,
pertence à "Carmem", de Bizet - estava desterrado
de sua patria, sob a accusação de haver participado
de um movimento revolucionario.
Num instante dificil da sua vinda de emigrado politico, pediu auxilio
a Listz, então reputado o maior dos pianistas, que as côrtes
européas disputavam. Listz, penalizado do seu collega, resolveu
ajudal-o, apresentando o "Lohengrin" em Weimar.
Essa estréa conduziu Wagner a celebridade.
|
Caruso
e "Sansão e Dalilla" |
Caruso nunca apreciou, com enthusiasmo, "Sansão e Dalilla"
opera que, não obstante, figurava no seu repertorio. Os seus
companheiros divertiam-se com os temores e appreensões do famoso
tenor, que tinha particular scisma com o papel de que era protagonista
nessa opera.
E estava escripto que os receios de Caruso não eram infundados.
Na ultima época da sua vida, durante a representação
de "Sansão e Dalilla", ao encostar-se a um pilar,
lhe cahiu em cima uma pesada decoração, ferindo-o gravemente.
Diz-se mesmo que foi esse choque uma das causas do fallecimento do
grande tenor italiano, pouco tempo depois.
|
A
"Lucia de Lammermor" e Walter Scott |
"Lucia de Lammermor" é uma das operas mais conhecidas
em todo o mundo. A sua primeira representação deu-se
ha mais de um século, a 26 de setembro de 1835, em Napoles.
De seu desempenho se têm incumbido os maiores artistas do theatro
lyrico de todos os tempos.
O que nem todo o mundo sabe, porém, é que "Lucia
de Lammermor" está baseada numa novella de Walter Scott,
tendo sido Salvador Camerano o adaptador e librettista da celebre
opera de Donizetti.
|
©
Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos
reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em
qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização
escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.
|
|