AS OPERAS E A SUA HISTORIA ANECDOTICA

Como foi escripto o "barbeiro de Sevilha"

Publicado na Folha da Manhã, domingo, 15 de maio de 1938

Neste texto foi mantida a grafia original

Rossini não se caracterizou pela rapidez de sua producção, mas deu provas de que sua fantasia e espontaneidade eram notaveis, demonstrando que só precisava decidir-se para que terminasse rapidamente uma partitura, caso necessario. Para o Carnaval de Roma, em 1816, pediram-lhe duas operas. Rossini acceitou a offerta. Com a calma necessaria, foi compondo a primeira opera, que subiu à scena a 26 de dezembro do anno anterior, de accordo com os desejos dos empresarios. Estes queriam, porém, logo depois a segunda opera, sob pena de ficarem prejudicados os calculos já feitos quanto ao exito economico das representações.
Sem ter ainda imaginado a nova opera, Rossini teve de entregar-se ao trabalho. Escolheu um assumpto accessivel, que se prestava a uma inspiração facil, encommendou o "libreto" e, à medida que lhe iam entregando os versos, ia-nos musicando.
A nova opera ficou terminada em treze dias. E era nada menos que o "Barbeiro de Sevilha", a mais popular e a mais applaudida, ainda hoje, das operas de Rossini.

A estréa de Wagner

Quando Wagner conseguiu estrear a sua famosa opera "Lohengrin", que actualmente occupa, do ponto de vista da popularidade, o segundo logar na Allemanha - pois o primeiro, por mais curioso que pareça, pertence à "Carmem", de Bizet - estava desterrado de sua patria, sob a accusação de haver participado de um movimento revolucionario.
Num instante dificil da sua vinda de emigrado politico, pediu auxilio a Listz, então reputado o maior dos pianistas, que as côrtes européas disputavam. Listz, penalizado do seu collega, resolveu ajudal-o, apresentando o "Lohengrin" em Weimar.
Essa estréa conduziu Wagner a celebridade.

Caruso e "Sansão e Dalilla"

Caruso nunca apreciou, com enthusiasmo, "Sansão e Dalilla" opera que, não obstante, figurava no seu repertorio. Os seus companheiros divertiam-se com os temores e appreensões do famoso tenor, que tinha particular scisma com o papel de que era protagonista nessa opera.
E estava escripto que os receios de Caruso não eram infundados. Na ultima época da sua vida, durante a representação de "Sansão e Dalilla", ao encostar-se a um pilar, lhe cahiu em cima uma pesada decoração, ferindo-o gravemente. Diz-se mesmo que foi esse choque uma das causas do fallecimento do grande tenor italiano, pouco tempo depois.

A "Lucia de Lammermor" e Walter Scott

"Lucia de Lammermor" é uma das operas mais conhecidas em todo o mundo. A sua primeira representação deu-se ha mais de um século, a 26 de setembro de 1835, em Napoles. De seu desempenho se têm incumbido os maiores artistas do theatro lyrico de todos os tempos.
O que nem todo o mundo sabe, porém, é que "Lucia de Lammermor" está baseada numa novella de Walter Scott, tendo sido Salvador Camerano o adaptador e librettista da celebre opera de Donizetti.

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