PROCURA-SE MENINO PARA ESTRELAR PELICULA NACIONAL


Publicado na Folha de S.Paulo - terça-feira, 15 de dezembro de 1959

Neste texto foi mantida a grafia original


Quando, há quase dois anos, esteve em São Paulo Marcel Camus, hoje o consagrado criador de "Orfeu do Carnaval", a Folha de S. Paulo, a seu pedido, colaborou na procura de seus interpretes ideais (Orfeu, Euridice, Serafina, Mira etc.), havendo esse concurso, por intermedio deste jornal, despertado enorme interesse em todo o Estado, de seus quatro cantos se originado volumosa correspondencia, provinda de pessoas candidatas ao elenco de "Orfeu do Carnaval" e que se julgavam parecidas com os "retratos ideais" que em nossos jornais se publicavam.
Agora, um cineasta brasileiro solicita tambem o auxilio da Folha de S. Paulo para a consecução dos mesmos fins. Trata-se de Lima Barreto, o criador de "O Cangaceiro", ora empenhado nos trabalhos de produção de sua pelicula. "A Primeira Missa", para cujo elenco necessita de um pequeno ator, futuro interprete de uma das principais figuras de seu filme, "Bentinho", um menino que, tanto quanto possivel, deve ser parecido com o retrato - ideal dessa personagem que ora divulgamos. Lima Barreto fornece os pormenores de sua futura pelicula:
- Está "quase" tudo pronto para a realização de "A Primeira Missa". Explico a razão desse impertinente "quase". Imaginei para o papel do moleque "Bentinho", a aparecer em grande parte do filme, um menino de oito para dez anos, altura aproximada de 1m20, peso proporcionado, vivo, inteligente, desembaraçado e, sobretudo, muito simpatico. Esclareço ainda que esse garoto deve ser de cor branca e tez morena, devendo os candidatos ao papel de "Bentinho" me escrever para a rua Ricardo Batista, 67, enviando-me uma fotografia, endereço, telefone se houver e os dados acima especificados. Os candidatos não deverão comparecer pessoalmente antes de para tanto serem convidados. Basta a fotografia inicialmente, para que eu possa julgar de seu aspecto fisico e se seu tipo se enquadra no da personagem imaginada. Creio que se a nossa diligente Folha de S. Paulo tomar a si o encargo de procurar para mim o "Bentinho" de quem tanto preciso, em mais da metade os meus problemas de realização estarão resolvidos... O cinema brasileiro e eu ficar-lhe-iamos muito gratos, eis que o tempo passa e eu tenho um compromisso com o Congresso Eucaristico e de Vocações Sacerdotais, a se realizar em Curitiba em abril de 1960: estrear "A Primeira Missa" durante essa grande reunião catolica. Aqui estão os dados tecnicos do meu futuro filme: Título: "A Primeira Missa" (nada tem a ver com o fato historico homonimo); Local de filmagem: São Luís do Paraitinga, Embu, Buquira (hoje Monteiro Lobato), Pirapora, Seminario Maior do Ipiranga e Catedral da Sé. Fotografia: Chick Fowle, Som: José Martins, Musica: Gabril Migliori. Assistente de direção e coordenador de produção: Galileu Garcia. Laboratorio: Rex Filme. A direção está a meu cargo, tambem sendo de minha autoria a adaptação cinematografica, o roteiro e os dialogos, inspirados no conto "Nhá Colaquinha Cheia de Graça", de Nair Lacerda. O elenco é composto dos seguintes nomes: Margarida Cardoso, Sergio Cardoso, Fregolente, Dioniso de Azevedo, Arassari e muitos outros... Todo o plano de produção está praticamente pronto, e se encontrar o menino de que preciso, logo ao iniciar-se janeiro darei o que, no jargão cinematografico, ainda hoje se chama "a primeira volta da manivela..."
Eis o que disse Lima Barreto, exultante e cheio de fé em seu futuro trabalho. A Folha de S. Paulo, tal como fez com Marcel Camus, se põe à disposição do cineasta, publicando logo hoje o "retrato ideal" de "Bentinho". Proximamente, se divulgarão tambem os caracteres fisicos e morais de todas as personagens de "A Primeira Missa", isto é "Nhá Colaquinha", "Bentinho", "Padre José", "Mestre Zuza" e outros.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.