É interessante observar a extraordinaria habilidade com que
as creanças, mal abandonam os berços, e logo se põem
a praticar a toda sorte de caretas. Não ha nada que as detenha
nessa especie de passatempo, a transformar o rosto nas medonhas
physionomias dignas de metter medo a um santo.
Um menino houve, que jamais poude ser castigado por persistir nesse
habito. Não houve methodo do ensino nem ensino de ameaças
que o fizessem desistir da sua preoccupação constante
acerca de caras e caretas. Onde quer que elle estivesse, e fosse
lá com quem fosse, seria certo estar elle a fazer das suas,
isto é, caretas.
Suas contorsões faciaes tornaram-se famosas pela visinhança;
seus companheiros de folguedos se dispunham a presenteal-o com os
mais valiosos mimos, desde uma simples bola de gomma até
um alçapão completo para pegar passarinhos os mais
esquivos. E tudo isso para que o menino careteiro desenvolvesse
mais e mais as suas proezas e habilidades, para gaudio de quantos
o assistiam nessa exhibição prodigiosa de terrorismo
e palhaçada.
Esse menino, nos treinos de se fazer vesgo, contorcer os labios
de todas as maneiras, lamber a testa com a propria lingua, emfim,
quasi que capaz de realizar o impossivel, conseguiu viver para assistir
ao dia em que viria ser o maior caroteiro do mundo, ganhando a vida
a custo de suas caras e caretas. Apenas essa denominação
vulgar tomou outra expressão: elle agora é um mestre
em "caracterizações".
Trata-se de Lon Chaney, mais conhecido como o "homem das mil
caras", habilidade que lhe é um legado da infancia.
A carreira de Lon Chaney tem sido uma das mais accidentadas. Logo
que se tornou elle capaz de ganhar a vida, fez-se, ainda menino,
um auxiliar de bastidores num theatro, trabalhando ás ordens
de Richard Menstfeld, eminente da época. E emquanto o artista
se punha a fazer as suas caracterizações. Chaney punha-se
a espiar por um buraco existente na parede do camarim, deixando-se
ficar nessa observação por longo tempo.
Mais tarde, do fundo dos bastidores foi elle attrahido pelo proprio
palco, sem contudo enfrentar qualquer valiosa vantagem pecuniaria.
Tempo chegou, porém, em que Lou Chaney se resolveu a deixar
o palco e entregou-se ao mister de pintar decorações
interiores. A variedade das côres e o chiro das tintas o attrahiam
particularmente. Pouco depois, lá voltava elle novamente
para o palco, tornando-se parte de companhias pequenas, do estylo
de comedias apalhaçadas.
Sua natural habilidade para as caracterisações puzeram-n'o
em destaque, e assim foi elle enveredando por todos os ramos, o
quando o trabalho no palco escasseava, punha-se elle como simples
ajudante, martellar pelos bastidores e a auxiliar a todos. Mesmo
assim, as coisas foram do mal a peior, e Lon Chaney desistiu do
theatro. Já a esse tempo, o cinema ia sendo uma attracção.
Elle metteu-se pelo cinema, a principio como simples extra, com
salarios insignificantes, mas sempre a cuidar da perfeição
nas suas caracterisações.
Na fita "O corcunda de Notre Dame", elle conseguiu apresentar-se
com uma corcunda admiravel, e com uma cara absolutamente nova, usando
para isso de recursos que só elle seria capaz de applical-os.
O seu sucesso foi universal; a fama vinha ao seu encontro. Na fita
"The Road Mandalay", elle conseguiu apparecer magnificamente
caolho. Geralmente, um artista contenta-se em fechar um olho, ou
usar qualquer coisa cobrindo a vista, para simular a cegueira. Mas
com Lon Chaney, a coisa é differente! Elle faz questão
de impressionar a quem o vê, mas impressionar com alguma coisa
de realidade. De sorte que na referida fita, surgiu elle de olhos
abertos mas visivelmente, com um delles affectado, e isto o conseguiu
a custo de verdadeiro sacrificio, sujeitahndo-se á applicação
de um preparado chimico, doloroso nos seus effeitos, comquanto inoffensivo
ao orgão visual. Em "The Black Bird", apparece
elle completamente aleijado, curvo da espinha dorsal e a arrastar
uma perna.
Mas Lon Chaney é tambem um mestre nosso sem o recurso para
essas presenças impressionantes. Ao natural, sua arte é
riquissima, porque ella é bem um artista completo. Em "Rumo
ao mar!" em que apparece juntamente com William Haines, Lon
Chaney dá-nos um typo de militar realmente apreciavel.
A sua longa pratica no estudo das caracterisações
faciaes, fel-o um astro na anatomia do rosto. E é a isto
que elle deve o seu grande successo, o que aliás, como menino
careteiro, já elle o havia granjeado entre a garotada da
visinhança.
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