BRASIL NÃO CEDE EXEMPLAR RARO DE "OS LUSÍADAS"


Publicado na Folha de S.Paulo, sexta-feira, 07 de janeiro de 1972

O diretor do Instituto Historico e Geografico, prof. Pedro Calmon, considerou ontem "uma idéia muito bonita, mas inaceitável", a troca dos restos mortais de D. Pedro I pelo unico exemplar de "Os Lusíadas" autografado por Camões, pertencente ao acervo do Instituto.
"Este exemplar, além de ser um "specimen bibliografico", por ser o unico com o autógrafo do poeta, constitui também uma reliquia da História do Brasil, pois pertenceu a D. Pedto II, que o levou consigo para o exílio após a queda da monarquia", disse o prof. Pedro Calmon. Posteriormente, o exemplar foi doado ao Instituto por um neto de D. Pedro II.
As declarações do diretor do Instituto Historico e Geografico foram feitas a propósito da noticia publicada ontem num jornal português, anunciando que Portugal deverá sugerir ao Brasil a troca dos despojos de D. Pedro I, que serão trasladados para cá em setembro, pelo exemplar de "Os Lusíadas".

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.