UMA INSTITUIÇÃO SECULAR A SERVIÇO DA HUMANIDADE


Publicado na Folha da noite, sábado, 4 de agosto de 1945

Neste texto foi mantida a grafia original

Washington, Agosto - A "Smithsonian Institution", de Washington, é uma dessas instituições cuja capacidade cobre todos os setores do interêsse e do conhecimento humano.
Os seus empreendimentos culturais e científicos são de alcance incalculável. Um dêsses empreendimentos foi a organização de um "Manual dos Índios da América do Sul", publicado em forma de boletim do Bureau de Etnologia Americana. Êsse trabalho - quatro volumes, dois do texto e dois de bibliografia, é um empreendimento verdadeiramente cooperativo, pois cinquenta por cento de seus colaboradores são cientistas latino-americanos.

Rápido histórico

O Congresso, em sua lei original criando a Instituição, estabeleceu que o presidente dos Estados Unidos e os membros do gabinete deveriam ser membros da referida organização, isto é, deveriam ser a própria Instituição, embora essa fôsse dirigida por uma junta de regentes, composta do vice-presidente dos Estados Unidos, do Presidente do Supremo Tribunal, três membros do Senado, três membros da Câmara dos Representantes e seis membros, simples cidadãos norte-americanos, dois dos quais residentes no Distrito de Colúmbia e quatro restantes de outros estados da União.
O Museu Nacional da Instituição foi a princípio estabelecido para encerrar objetos de arte e resultados de pesquisas feitas em todo o mundo e, também, objetos relacionados à Historia Natural, plantas e especimes geológicos e mineralógicos encontrados nos Estados Unidos. Uma Biblioteca deveria também ser estabelecida.
O fundo legado por Smithson foi emprestado ao Tesouro dos Estados Unidos, por lei, tendo o govêrno concordado em pagar perpetuamente seis por cento de juros sôbre aquêle capital. Por conseguinte, a Instituição, ao contrário do que se supõe, não é mantida ou dirigida por apropriação governamental, muito embora do govêrno esteja confiada a direção de vários de seus departamentos.
Entre os grandes homens que fizeram parte da Junta de Regentes, tanto como membros do Govêrno, como simplesmente cidadãos americanos, estão Louis Agassiz, naturalista mundialmente conhecido e professor de renome; George Bancroft, historiador; Rufus Choate, advogado; Asa Gray, botânico; Alexander Graham Bell, inventor: os generais norte-americanos Montgomery C. Meigs e William T. Sherman; todos os Presidentes do Supremo Tribunal Norte-Americano e os presidentes Millard Fillmore, Andrew Johnson, Chester A. Arthur, Theodore Roosevelt e Calvin Coolidge.

Museu nacional da "Smithsonian Institution"

O Museu Nacional da Instituição, situado no Edifício das Artes e Oficios, encerra muitas exposições do mais alto interêsse, relacionadas à História e à Invenção.
Suspenso no ar, como se realmente estivesse em vôo, encontra-se ali o famoso "Spirit of St. Louis", o avião que, pilotado por Charles Lindberg, fêz o primeiro vôo sem escalas entre Nova York e Paris, a 20-21 de maio de 1927 e posteriormente uma viagem de boa vontade, através da América do Sul.
Em tôrno do avião estão muitas recordações de americanos famosos: reliquias de George Washington e de Abraham Lincoln, trofeus polares do almirante Robert E. Peary, explorador ártico e descobridor do Polo Norte, amostras dos primeiros cabos submarinos do Atlântico, medalhas, objetos pessoais de estadistas, cientistas, soldados e outras pessoas, que de uma maneira ou de outra tiveram influência na vida americana.
De profunda significação patriótica para o povo dos Estados Unidos é a Bandeira Nacional que flutuou sôbre Fort McHenry, situado nas imediações de Baltimore, Maryland, na ocasião em que era atacada pelas fôrças imperiais britânicas, em 1814. Foi ao vêr essa bandeira a ondear ao vento, que Francis Scott Key se inspirou e escreveu "The Star Spangled Banner", o Hino Nacional dos Estados Unidos.
Pinturas de J. L. Gerome, ilustrando acontecimentos da História da América, desde a descoberta do Novo Mundo até a Primeira Guerra Mundial, são, também, outras partes importantes da coleção.
Outras exposições mostram os diferentes meios de transportes dos Estados Unidos; armas de fogo, produtos téxteis, indústrias minerais, modelos de tôda sorte de máquina, navios; a história da fotografia e uma grande variedade de outros objetos.
No edifício de História Natural estão localizados mostruários de vestuários dos índios norte-americanos, seus costumes, etc.; aves de todo o Hemisfério Ocidental, grupos mamíferos, fósseis, fenômenos geológicos e meteoritos. Contém também a coleção nacional de Belas Artes, que compreende pinturas raras dos velhos mestres europeus, de artistas contemporâneos americanos e, também, europeus; esculturas em mármore, bronze, prata e em outros metais, miniaturas, objetos de cerâmica das mais afamadas fábricas européias; trabalhos em vidro cristal; amostras de marfim barilado e outros.
Vasos pré-históricos representando batatas e outros alimentos vegetais dos antigos habitantes do Perú fazem também parte da coleção. Podem ser vistos aí uma múmia peruana, instrumentos de pedra, ornamentos e outros objetos fabricados pelos povos primitivos do México e da América Central. Modelos de templos Mayas e Toltecas; cópias do Calendário Azteca, pedras talhadas contendo inscrições e outras antiguidades famosas encontradas em solo mexicano que refletem bem todo o seu esplendor e alto grau de cultura a que haviam chegado os povos pré-históricos das Américas.
Todavia, essas são apenas algumas das muitas exposições existentes nos grandes edifícios da Instituição. Os objetos ali encerrados variam de borboletas e locomotivas, de joias minúsculas a grandes aviões.
Anualmente, dos edifícios da Instituição, espécie de "Quartel General" de tôdas as atividades científicas, partem numerosas expedições para tôdas as regiões dos Estados Unidos e para os mais longínquos recantos do globo terrestre, em busca de novos conhecimentos e novos espécimes naturais, vegetais ou minerais.
Da Divisão Editora sái um sem fim de publicações que registram os novos conhecimentos básicos provenientes das pesquisas e expedições. Programas de rádio por tôda a Nação, grande massa de correspondência, artigos populares sôbre ciência e um digesto do progresso científico conseguido em todo o mundo, compilado pelo "Smithsonian Report" vão disseminando a cultura através do mundo - o elevado propósito da fundação da vetusta instituição.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.