"MEDIOCRE ALGUM RECEBEU DE MIM PALAVRAS DE LOUVOR À SUA OBRA"


Publicado na Folha da Manhã, sexta-feira, 18 de outubro de 1957

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Agripino Grieco, ao completar meio seculo de critica literaria, é entrevistado pelas Folhas — Acha sugestiva a poesia concreta e não vê declinio na literatura — "Não consigo entender Guimarães Rosa: escreve em hungaro"


RIO, 17 (FOLHAS) — "Nenhum muar ficou impune nos meus cinquenta anos de critica literaria, exercitada não apenas em colaborações nos jornais, mas tambem através de conferencias que proferi em todos os Estados do Brasil" —disse ao reporter, ao comemorar o seu jubileu, Agripino Grieco, considerado o mais ferino examinador das obras e nomes da literatura nacional.
Após asseverar que não é destruidor de talentos, (mas confirmando que os mediocres nunca lhe mereceram uma palavra de louvor), Agripino Grieco afiança que só tem feito replicar, como porta-voz dos leitores, às sandices copiosamente disseminadas por certos literatos, "em quem se descobre, de fato, uma vocação irrealizada de estivador, ou ainda, de camelô".

"Nasci às margens do rio Classico"

Agripino Grieco nasceu a 15 de outubro de 1888 às margens do Paraiba do Sul. A 15 de outubro de 1907, aos 19 anos, portanto, iniciou-se oficialmente nas letras. "Nasci às margens do rio classico, do chamado rio da escravidão, a cujas margens se recortava o perfil das senzalas. Meus pais estão sepultados num cemiterio a cavaleiro do rio de que guardo saudade eterna", declarou-nos Agripino, alongando o olhar vivo para as obras nacionais e estrangeiras que se aglutinam em sua modesta mesa de trabalho.

Sarcasmo tambem já o atingiu

— "Minha vocação literaria —afirmou-se em meu terceiro lustro de existencia. Mas sempre foi contraditada pelo sarcasmo dos poderosos do meu municipio natal. Menino ainda, eu já tentava escrever no jornal da terra e fazia versos."
— De pé quebrado? —perguntamos. E Agripino Grieco, rapido:
— "Absolutamente. Eu já lera o Tratado de Metrificação de Antonio Feliciano de Castilho. Todavia, os despeitados garantiam que os versos não eram feitos por mim. Alguns versos eram de amor, com luares, arrebóis, donzelas palidas à espreita, no balcão, de um Romeu imaginario e quejandos."

1906: Rio de Janeiro

Agripino Grieco observa que, em sua mocidade, era tão deselegante quanto hoje. "É uma tradição inarredavel", explica. E, após informar que, em seu municipio, havia uma pequena biblioteca onde entrou em contato com Camilo Castelo Branco e os romances de capa e espada, desabafa:
— Quando eu via uma biblioteca opulenta, à qual não podia ter acesso, era dominado pela inveja mais profunda. Finalmente, em 1906, vim para o Rio de Janeiro. Meu pai sempre estimulara meu carinho pelas letras. Ocorria comigo disposição contraria à que se fez presente à vida de Casimiro de Abreu, cujo pai se opunha ao desenvolvimento de sua vocação poetica. Aliás, essa oposição paterna, no caso do vate fluminense, só o beneficiou: se não acontecesse a admoestação em tela, Casimiro não teria sofrido tanto e, em contrapartida, sua dor não teria plasmado versos tão belos em que repontam tanto lirismo e tanta melodia."

Codigo morse e casas de pasto

— "No Rio de Janeiro —prossegue— submeti-me a um concurso na Estrada de Ferro Central do Brasil e logrei boa colocação. Quando já praticava o Codigo Morse —que lembra muito os "scripts" de Viriato Correia— fui convocado para servir na contadoria. Passei a vencer 4 mil réis nos dias uteis. Era pouco, mas eu comia nas casas de pasto, a cuja porta se perfilava sempre uma pequena palmeira. Os pratos eram cantados e, em certa ocasião, o maestro Julio Reis que sempre me acompanhava, achou o garção desafinado. Ao que obtemperei: — "Por esse preço, você não pode exigir um garção com as doçuras vocais de um Gigli..."

Biblioteca já foi na Lapa

Agripino Grieco reside na rua Aristides Caire, 86 (Meyer), há vinte e nove anos. A casa, de dois pavimentos, três salões de livros, dois quartos e uma sala de jantar, foi construida por cerca de 40 mil cruzeiros. Retomando a entrevista, ajunta:
— "Eu ia sempre à Biblioteca Nacional, então no Largo da Lapa, e lia até às 21 horas. Sugava os livros - sob a impaciencia indisfarçada de alguns funcionarios que sempre se atrasavam por minha culpa. Após a leitura, eu me encaminhava para o passeio publico, onde luzia um café-concerto, onde cantavam duas espanho-permeaveis a qualquer inclinação artistica e um transformista. Não me sentava, porquanto se o fizesse, a consumação seria compulsoria."

Influencia de Bilac e D'Annunzio

Indagado sobre quando lançou seu primeiro livro, esclarece o entrevistado: — "O meu primeiro contato com o publico verificou-se em 1910 com o livro de poesias intitulado "Anforas" que escrevi sob a influencia de Olavo Bilac. A obra recebeu menção honrosa da Academia Brasileira de Letras, o que na epoca consubstanciava realmente uma distinção, visto como lá se encontram os maiores escritores do país. Em 1913, já casado, dei à estampa o livro de contos "Estatuas Mutiladas", que se embaraçava nos repertorios de D'Annunzio, com muito romantismo e inteiramente desligado da realidade brasileira. Os padrões alienigenas é que suscitavam os enredos da literatura nacional, naquela quadra."

Num panfleto

Agripino Grieco afirma que cogitava, então, de viver burguesmente, mas, relacionando-se com Lima Barreto, que residia em Todos os Santos, foi por ele apresentado a Fernando Borla, que editava um panfleto intitulado "Hoje". "Aí —continua o entrevistado— escrevi trabalhos satiricos, posteriormente enfeixados num livro sob a epigrafe "Fetiches e Fantoches". Fiz tambem estudos literarios, agrupados em "Caçadores de Símbolos", e isto me pôs em contato com Tristão de Ataíde, critico literario de "O Jornal". Alceu de Amoroso Lima praticava um trabalho brilhante, inaugurara uma critica que desgarrava das caracteristicas miudas que até então a presidiam, deixando de se reportar a versos quebrados e a solecismos para fazer uma analise em profundidade das obras que lhe eram submetidas."

Contra Gregorio de Matos

— "Como Tristão de Ataide se sentisse fatigado —acrescenta Agripino Grieco— licenciou-se e indicou-me para substituí-lo. Dias após, realizava-se uma homenagem a Gregorio de Matos. Escrevi um rodapé que lhe deveria ser favoravel, pois era o rei dos maldizentes. Mas consegui ser mais ferino do que o proprio Gregorio de Matos - e arrrasei-o! Supunha que isso não agradasse, mas vieram aplausos. Ganhei estimulo e até hoje estou na refrega, caustico com os onagros que posam de genios e suave com os talentosos."

O "Boletim de Ariel"

— "Trabalhei com Teo Filho (que ainda anda por aí oxigenando os cabelos) e com o Pereira da Silva, que parecia um poeta da Casa das Fazendas Pretas, com um ar de 2 de Novembro, em "O Mundo Literario". Mais tarde, fundei com Gastão Cruls o "Boletim de Ariel", que durou sete anos e onde colaborou a melhor gente do Brasil. Não tinhamos preocupações de escolas, de paroquias literarias. Queriamos apenas talento nos colaboradores. Foram tambem saindo os livros, muitos deles reeditados depois, e aqui estou, a entrar nos 70, ainda amigo da literatura.

Com Paulo Barreto

Agripino relembra que tambem trabalhou na velha "Gazeta de Noticias", na epoca um jornal prestigioso, ao lado de Paulo Barreto, Olavo Bilac, Silva Jardim, Irineu Marinho (que depois haveria de fundar "O Globo"), e outros. "Depois se seguiram quase vinte anos de conferencias pelo Brasil, a falar nas grandes urbes e tambem nas aldeolas, onde houvesse um publico interessado nos problemas da literatura", elucida, acentuando que não foi uma catequese perdida.

Uma calamidade publica

— "Certa vez, pedi ao prefeito de uma comuna do interior paulista que me ajudasse numa conferencia. Ele objetou que não podia fazê-lo porque a verba estava esgotada. "Só sou autorizado a abrir novos creditos quando se trata de calamidade publica, como peste ou enchente", explicou. Solicitei-lhe, então, relacionasse a minha conferencia como calamidade publica e me auxiliasse. E assim foi feito..."

Afonso Arinos e Rosalina Coelho Lisboa

Num dos cantos da sala em que entrevistavamos Agripino Grieco, via-se um livro da sra. Rosalina Coelho Lisboa Larraigotti. Solicitamos ao critico seu parecer sobre a escritora, que é esposa do sr. Larraigotti, diretor da Cia. Sul-America de Seguros, e Agripino Grieco rapido:
— "A Rosalina pode não ser a maior escritora da America do Sul, mas é, seguramente, a maior escritora da Sul-America..."
Sobre o sr. Afonso Arinos de Melo Franco, homem de letras e deputado federal pela U.D.N. de Minas Gerais, narra o seguinte:
— "Afonso Arinos foi fazer uma conferencia, em Paris, sobre Direito Publico Internacional. Como não havia nenhuma assistencia, a conferencia passou a versar sobre Direito Privado. A outra conferencia, compareceram algumas pessoas. Explica-se: Lá fora soprava um vento frio e no salão em que falaria o conferencista havia um sugestivo calorifero."

40 mil volumes

Agripino Grieco nos leva até o seu Pavilhão dos Livros. São três amplos salões com estantes de cima abaixo. "A minha biblioteca —sustenta— é maior e melhor do que a de Rui Barbosa. Na de Rui, haviam até livros de Carlos Cavaco." E mais adiante:
— "Gasto quarenta quilos de naftalina por ano para manter meus livros incolumes à ação das traças. Obviamente, não vou gastar naftalina com livros de Osvaldo Orico ou do Peregrino Junior, que, como academico, tem conseguido ser um medico razoavel."

Talento não sofreu colapso

Inquirido sobre a literatura moderna, diz:
— "Não posso concordar com o conceito de que se esteja registrando um declinio em nossa literatura. Não há sincope de talento. Há, hoje, exemplares que não envergonhariam nenhuma epoca literaria. Nota-se, mesmo, certa precocidade, a par da comunicação de um carater social mais ativo à produção atual. Todavia, não desdenho os da minha geração, cheios de talento e erudição. Quanto aos onagros, eles sempre existiram, embora hoje em maior proporção."

Nenhum escritor destacado

Após frisar que o talento está dividido, nos dias atuais, Agripino Grieco completa: "Ninguem o monopolizou. Há três ou quatro escritores, atualmente, dignos do melhor aplauso." Quanto à poesia concreta:
— "É sugestiva e com a vantagem de suscitar indagações e discussões".
Sobre a poesia, salienta:
— "Prefiro a antiga. Registro com prazer que os poetas vão retornando aos estilos classicos. É um recuo que, na realidade, envolve um avanço. Alguns poetas modernos são vendaveis, mas isto não impede que continuem esgotando-se as obras de Bilac, de Castro Alves, Augusto dos Anjos e outros."

Critico é apolitico

Quando perquirido sobre suas inclinações politicas, Agripino Grieco sorri:
— "Sou eleitor a contra-gosto, pois se não votar não recebo os vencimentos correspondentes à minha aposentadoria. O sufragio universal, é uma burla e só tem um merito: faz com que os candidatos me enviem centenas de cedulas, em cujo anverso tomo tranquilamente os meus apontamentos literarios..."

"Nunca viajei a expensas do governo"

Agripino Grieco recorda suas viagens ao exterior:
— "Fui à Italia a convite de Mussolini. Os fascistas esperavam que, em meu regresso, eu escrevesse a favor do regime que então vigorava na Península. Não foram satisfeitos, é claro. Tambem estive na Argentina a convite do periodico "A Critica". Em Portugal, aonde me levaram os intelectuais da terra, apontaram-me, um dia, a avenida da Liberdade. E eu perguntei: "Quando é que a inauguram?" Nunca viajei às custas do governo brasileiro, do que muito me orgulho."

Vergastando o "petit trianon"

Provocado sobre a Casa de Machado de Assis, Agripino Grieco se mostra impiedoso:
— "É um sodalicio em decadencia. A sucessão dos defuntos se opera com outros defuntos. Eles lá se reunem para o chá, para as torradas e o "marron glacé". A literatura não os preocupa porque a ela não podem ter acesso. Veja-se, por exemplo, o caso, do Gustavo Barroso. Advogo para suas obras uma criação intensiva de traças. Seria o unico meio de extingui-las. Ele produz a metros e a quilos. Que persistencia!"
Sobre Raimundo Magalhães Junior assim se expressa:
— "É um esforçado e tem boas coisas. Quanto ao Guimarães Rosa, não consigo assimilá-lo: escreve em hungaro."

Roteiro para composição escolar

Depois de garantir que dará aos seus netos as obras de alguns academicos, por considerá-las excelentes roteiros para composições escolares, Agripino Grieco responde a um quesito do reporter:
— "Não sou poliglota. Nem bilingue sou. Não obstante, leio muito bem em francês, italiano, inglês e espanhol." Linguas só se aprende em dicionarios encadernados em pele cor de rosa, em contato direto com as mulheres de cada país. Fora daí é impraticavel", assinala com bom humor.
Sobre a cronica social:
— "Desinteresso-me por ela por considerá-la uma questão topografica. Ainda não chegou ao Meyer, cifrando-se por enquanto aos ouros falsos de Copacabana".

Confiança nos jovens

A conversa fixa-se nos autores jovens, pelos quais Agripino Grieco demonstra grande ternura. Há referencias elogiosas à "Viuva Branca", de Ascendino Leite, e o critico arremata:
— "Estou inclinado a acreditar, porem, que todos os livros têm sua utilidade. Informam debates, suscitam teses e, às vezes, como os de Adelmar Tavares, chegam a servir para formar barricadas em frente às casas ameaçadas de enchentes..."


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