Prosseguindo
no curso de introdução historica à filosofia,
o professor Roland Corbisier pronunciou quinta-feira ultima, no
auditorio do Museu de Arte Moderna, uma conferencia sobre a filosofia
de Windelband e Rickert.
Assinalou, inicialmente, o professor Corbisier a influencia do
kantismo sobre o pensamento dos dois modernos filosofos alemães
e citou uma expressão do proprio Windelband, segundo a
qual "entender Kant significa superar Kant". Procuraram
assim os dois pensadores discriminar não só as estruturas
"a priori" do conhecimento racional, mas tambem as estruturas
"a priori" de outras esferas da experiencia humana que
não podem ser reduzidas à ciencia natural nem tão
pouco explicadas pelos metodos proprios dessa ciencia. Superando
o "naturalismo", que procura fazer da ciencia fisico-matematica
a unica forma valida de conhecimento cientifico, empenharam-se
em aplicar a reflexão critica, no sentido kantiano, às
ciencias historicas, salientando o que estas disciplinas têm
de proprio e de irredutivel.
Discriminam, pois, dois tipos fundamentais de saber ou de conhecimento:
as ciencias que têm por objeto a determinação
das leis, isto é, do geral, e as ciencias que têm
por objeto o conhecimento dos sucessos que ocorrem no tempo, isto
é, dos fatos particulares e contingentes. As primeiras
estudam o mundo como natureza ou o sistema de fenomenos regidos
pelo principio de causalidade, ao passo que as segundas o estudam
como historia, isto é, atividade humana que adquire sentido
na medida em que consiste na realização dois valores.
Ao revelar a autonomia das ciencias historicas e culturais, que
se distinguem das naturais por terem objetos e metodos diversos,
Windelband e Rickert contribuiram de modo decisivo para libertar
a filosofia do preconceito positivista que pretendia negar a sua
legitimidade e diluí-la no sistema das ciencias particulares.
A obra desses dois filosofos, disse, concluindo, o professor Corbisier,
vem assinalar tambem a superação definitiva do positivismo
e do naturalismo, e a restauração da filosofia como
disciplina que fundamenta não só a compreensão
do mundo como natureza mas tambem a sua elucidação
como afirmação no tempo de valores transcendentes
que orientam a liberdade humana e dão sentido à
nossa existência.