A FILOSOFIA DO ESPIRITO E DA CULTURA

Publicado na Folha da Manhã, domingo, 17 junho de 1951

Prosseguindo no curso de introdução historica à filosofia, o professor Roland Corbisier pronunciou quinta-feira ultima, no auditorio do Museu de Arte Moderna, uma conferencia sobre a filosofia de Windelband e Rickert.
Assinalou, inicialmente, o professor Corbisier a influencia do kantismo sobre o pensamento dos dois modernos filosofos alemães e citou uma expressão do proprio Windelband, segundo a qual "entender Kant significa superar Kant". Procuraram assim os dois pensadores discriminar não só as estruturas "a priori" do conhecimento racional, mas tambem as estruturas "a priori" de outras esferas da experiencia humana que não podem ser reduzidas à ciencia natural nem tão pouco explicadas pelos metodos proprios dessa ciencia. Superando o "naturalismo", que procura fazer da ciencia fisico-matematica a unica forma valida de conhecimento cientifico, empenharam-se em aplicar a reflexão critica, no sentido kantiano, às ciencias historicas, salientando o que estas disciplinas têm de proprio e de irredutivel.
Discriminam, pois, dois tipos fundamentais de saber ou de conhecimento: as ciencias que têm por objeto a determinação das leis, isto é, do geral, e as ciencias que têm por objeto o conhecimento dos sucessos que ocorrem no tempo, isto é, dos fatos particulares e contingentes. As primeiras estudam o mundo como natureza ou o sistema de fenomenos regidos pelo principio de causalidade, ao passo que as segundas o estudam como historia, isto é, atividade humana que adquire sentido na medida em que consiste na realização dois valores.
Ao revelar a autonomia das ciencias historicas e culturais, que se distinguem das naturais por terem objetos e metodos diversos, Windelband e Rickert contribuiram de modo decisivo para libertar a filosofia do preconceito positivista que pretendia negar a sua legitimidade e diluí-la no sistema das ciencias particulares. A obra desses dois filosofos, disse, concluindo, o professor Corbisier, vem assinalar tambem a superação definitiva do positivismo e do naturalismo, e a restauração da filosofia como disciplina que fundamenta não só a compreensão do mundo como natureza mas tambem a sua elucidação como afirmação no tempo de valores transcendentes que orientam a liberdade humana e dão sentido à nossa existência.


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