INAUGURA-SE HOJE O AUTODROMO DE INTERLAGOS


Publicado na Folha da Manhã, domingo, 26 de novembro de 1939

Neste texto foi mantida a grafia original

O programma da tarde automobilistica de hoje na primeira pista especialmente construida na America do Sul - Manoel de Teffé, esforçando-se para concorrer, experimentará ainda hoje a "Monza "de 2.300 c.c. de Nascimento Junior, visto sua "Masserati" não se adaptar á pista - a formação dos pelotões e providencias da Directoria do Serviço de Transito - Outros informes detalhados


A grande expectativa paulista será finalmente satisfeita hoje, com a realização, no autodromo de Interlagos, da Grande Prova Automobilistica "S. Paulo", que reunirá os mais consagrados azes do auto-esporte do paiz, numa carreira que, a julgar pelos preparativos e cuidados que mereceu, deve constituir um dos maiores acontecimentos da vida esportiva do Estado.
Podemos perfeitamente dizer que foram indescriptiveis o enthusiasmo e o interesse que reinaram nos ultimos dias entre os nossos volantes, cujas actividades se reduziram somente aos preparativos e melhoramentos dos seus carros, no desejo de conseguirem boa figura no grande e interessante certame.

Como está dividida a tarde automobilistica

Conforme tem sido amplamente noticiado, serão disputadas hoje tres provas, uma destinada a carros de typo de turismo, denominada Prova de Turismo Interlagos e que será iniciada ás 13 horas. Outra para motocycletas, o 1º Grande Premio Motocyclistico "São Paulo", destinado á qualquer categoria de machinas e, finalmente, o Grande Premio Automobilistico "São Paulo", para carros de corrida e adaptados.
A prova de turismo reune doze volantes, com as mais diversas marcas de carros. A de motocyclismo será disputada por 30 corredores, desta Capital, de Bello Horizonte e do Districto Federal.
A competição principal da jornada, o Grande Premio Automobilistico, será disputado por 34 volantes todos nacionaes ou radicados no Paiz, destacando-se entre elles os maiores azes do auto-esporte no momento, como por exemplo Francisco Landi, Nascimento Junior, Benedicto Lopes, Manoel de Teffé, cuja participação ainda é possivel, como noticiamos mais abaixo, Domingos Lopes, Rubem Abrunhosa, Avelar e muitos outros.
Apresentando taes disputantes e sendo realizada numa pista julgada magnifica, pois foi especialmente construida para provas de tal natureza, não exaggeramos em augurar o mais completo exito para a tarde automobilistica de hoje.

Teffé com a maior boa vontade de correr

Hontem, á tarde, a reportagem da "Folha da Manhã", pôde verificar que o consagrado volante Manoel Teffé está fazendo todo o possivel para participar da prova, tendo-nos declarado que em hypothese alguma collocará a Masserati na pista de Interlagos, pois, sendo um carro baixo, com systema de lubrificação collocado debaixo do carter, não tem altura sufficiente para a pista. Procurando resolver satisfactoriamente esse impasse, Teffé acceitou o oferecimento de Nascimento Junior de um automovel Monza de 2.300, c.s., que é seu velho conhecido, pois foi de sua propriedade. Ainda hoje experimentará o carro e, se este estiver em condições de segurança, participará da corrida, mesmo sabendo serem bem mais reduzidas as suas possibilidades.
Assim, a reportagem da "Folha da Manhã está autorizada a informar que a participação de Teffé no Grande Premio S. Paulo depende da experiencia de hoje da sua ex-Monza de 2.300, presentemente de propriedade de Nascimento Junior.

As eliminatorias de hontem

Hontem, pela manhã, foram realizadas as eliminatorias.
A ordem observada durante as provas eliminatorias, constitue innegavelmente, um indice seguro do brilhantismo de que se deverão revestir as provas desta tarde, no magnifico autodromo da Cidade Satelite.
Com tempo magnifico, os volantes puderam demonstrar a sua capacidade na pista que se apresentava em optimas condições, contribuindo assim para que os tempos assignalados chegassem a causar surpresa aos observadores que vinham acompanhando com o mais vivo interesse o desenrolar dos treinos levados a effeito.
Não só nas eliminatorias dos carros de corrida, como na de motocycletas e na de turismo, foram verificados tempos magnificos que fazem prevêr uma disputa verdadeiramente sensacional.

Os que não compareceram

Deixaram de comparecer às eliminatorias, Manoel de Teffé, Rodrigo Valentim Miranda, que desistiu de correr com o seu B. M. V. super-esporte; Amaral Junior, de Baurú, com o seu Ford; Irineu Angulo, com Ford: Claudio Morandino Bianchi, tambem não se apresentaram, estando, por deliberação da Commissão Esportiva do Automovel Clube de S. Paulo, classificados para largar no ultimo pelotão.

A constituição dos pelotões

De accordo com as eliminatorias hontem procedidas, a Commissão Technica do Automovel Clube de S. Paulo organizou os pelotões e a ordem de sahida dos concorrentes ao Grande Premio da seguinte maneira:
1º pelotão
Carro 2 - Arthur Nascimento Junior - Alfa Romeu.
Carro 42 - Benedicto Moreira Lopes - Alfa Romeu.
Carro 4 - Francisco Credentino - Masserati.
Carro 26 - Domingos Lopes - Bugatti.
2º pelotão
Carro 14 - Rubens Abrunhosa - Alfa Romeu.
Carro 38 - Nicola Corvino - Mercedes Benz.
Carro 30 - Norberto Jung - Ford.
Carro 18 - Geraldo Affonso Avellar - Ford.
3º pelotão
Carro 46 - Paulo Carvalho Ferreira - Chrysler.
Carro 10 - Oldemar Ramos - Alfa Romeu.
Carro 20 - José dos Santos Soeiro - Fiat.
Carro 22 - Quirino Landi - Bugatti.
4º pelotão
Carro 12 - Luiz Tavares de Moraes - Ford.
Carro 34 - João Santos Mauro - Ford.
Carro 62 - Luigi Bortotti Bianco - Chrysler.
Carro 6 - Francisco Landi - Alfa Romeu.
5º pelotão
Carro 44 - Biaso Savino - Buick.
Carro 54 - Luciano Edmundo Bonini - Fiat.
Carro 32 - Arthur Bortoni - Ford.
Caro 70 - Virgilio Lopes Castilhos - Ford.
6º pelotão
Carro 24 - Angelo Gonçalves - Ford.
Carro 16 - Julio de Moraes - Wanderer.
Carro 52 - Newton Alves Teixeira - Alfa Romeu.
Carro 64 - Jamil Coury - Renault.
7º pelotão
Carro 58 - Carlos Mendes - Ford.
Carro 56 - Armando Sartorelli - Hispano-Suissa.
Carro 60 - Angelo Anastasi - Kuburn.
Carro 68 - Cesar Sardinha - Studebaker.
8º pelotão
Carro 36 - José Zazza Daulisio - Bugatti.
Carro 48 - Irineu Angulo - Mercury.
Carro 50 - Amaral Junior - Ford.
Carro 28 - Alfredo Cuoculo - Chrysler.
9º pelotão
Carro 40 - Claudio Morandini Bianchi - Hudson.
Carro 8 - Manoel de Teffé - Masserati.

Como estão formados os pelotões de motocycletas

É a seguinte a escalação dos pelotões para a prova "Grande Premio Motocyclistico S. Paulo", classificados pelos tempos obtidos, nas provas eliminatorias:
1º pelotão
14 - Eduardo Dias de Oliveira - Harley Davidson.
42 - Valfrido Ciarla - Zundapp.
8 - Francisco Xavier de Medeiros - Indian.
2 - Hans Ravache - B. M. W.
46 - Claudionor Pacheco - Harley Davidson.
4 - Paulo Avelino - Franco - Harley Davidson.
2º pelotão
10 - Guilherme Baptista Pedroso - Harley Davidson.
6 - Bento Augusto de A. Bicudo - B. M. W.
26 - Felippe Carmonia - B. M. W.
36 - José Caracantti - B. M. W.
12 - Pedro Alves Pinheiro - Harley Davidson
24 - Raphael Santos Rocha - Moto Guzzi.
3º pelotão
16 - Angelo de Oliveira -B. M. W.
38 - Luiz Marcondes Carvalho - B. M. W.
28 - Guido Minghetti - Harley Davidson.
82 - João Scaffide - Zundapp.
60 - Alfredo Falleti - Benelli.
18 - Antonio Ardany - Panther.
4º pelotão
44 - Antonio di Giorgi - Norton.
22 - Frederico Nion - Norton.
48 - Antonio Setti - Indian.
58 - Fuad Abrão - B. M. W.
20 - Antonio Corvino Junior - Rudge.
34 - Plinio Lara Seabra - Guzzi.
5º pelotão
52 - Jayme Vieira - Indian.
50 - Constante Cicarelli - Harley Davidson.
40 - João Antonio Leite - A. J. S.
32 - Luiz Lattorre - Guzzi.
54 - Luiz Bezzi - Norton.
30 - Remo Rocco - Norton.

Os pelotões para a prova de turismo

Damos abaixo os pelotões para a Prova de Turismo, elaborados por ordem de inscripção, pois não foram effectuadas eliminatorias:
1º pelotão
Carro 6 - "Pira".
Carro 22 - "Chines"
Carro 30 - Virgilio Pezzolato.
Carro 24 - Carlos Frias.
2º pelotão
Carro 26 - "Ademor"
Carro 2 - José Amadeu Luggeri.
Carro 16 - Ary Marcondes Machado.
Carro 4 - Alcides Guerreiro.
3º pelotão
Carro 6 - Guido Agovino.
Carro 12 - João B. Brigantti.
Carro 20 - Fioravante Servolino.
Carro 14 - Antonio Constanzzi.

Providencias da directoria do serviço de transito

Pela directoria do Serviço de Transito foram tomadas mais as seguintes providencias:
Estacionamentos - Foram estabelecidos 20 estacionamentos na cidade de Interlagos e proximidades do Autodromo com capacidade para 10.000 vehiculos, todas ellas chefiadas por Inspectores e guardas de classe distincta, com instrucções dadas no proprio local e por escripto acompanhadas de mappas descriminativos.
Extensões - Para facilidade do serviço foram estabelecidas 4 extensões no trajecto de Santo Amaro á Cidade de Interlagos, com instrucções dadas no local e por escripto, acompanhadas de mappas descriminativos.
Guardas automoveis - Nos estacionamentos e extensões, 140 guardas automoveis cooperarão no serviço de vigilancia e auxilio aos guardas civis encarregados do serviço.
Localização de ambulancias, carros de presos, radio-patrulha e bombeiros - Esses vehiculos, em serviço fóra da pista, serão localizados na praça fronteira á tribuna (lado do Interlagos) e no sector "O".
Autos-soccorro - Para soccorro aos vehiculos avariados nas estradas, foram destacados autos-soccorro, obedecendo a seguinte localização:
a) - Na praça fronteira á Tribuna do lado de Interlagos;
b) - Angulo formado pelas estradas Parelheiros e Manoel Preto;
c) - Ponte do Soccorro de ambos os lados;
d) - Na nova auto-estrada com a Estrada da Pedreira;
e) - Ponte provisoria da Nova Auto Estrada.
Turma de mecanicos - Para attender a serviços de emergencia, serão destacadas turmas de mecanicos pertencentes a D. S. T., os quaes deverão providenciar de prompto qualquer concerto de automoveis avariados nas estradas de accesso a Cidade de Interlagos e, na impossibilidade de reparo immediato, deverão empurrar os vehiculos avariados para os lados das estradas afim de não interromperem o transito. Os referidos mecanicos levarão no braço esquerdo uma faixa com as iniciaes "D. S. T." e serão localizados por turmas nos seguintes pontos:
1º - Interlagos - frente as tribunas do Autodromo.
2º - Angulo formado pelas estradas Parelheiros e Manoel Preto.
3º - Junto a Ponte de Soccorro.
4º - Villa Sophia.
5º - Estrada de Pedreira com Nova Auto Estrada.
6º - Ponte de Batelões da Nova Auto Estrada.
Caminhões - Os autos caminhões não estão autorizados a transportar passageiros. Caso o guarda verifique essa ou outra qualquer infracção restringir-se-á, apenas, a tomar nota do numero do vehiculo e encaminhar aos seus respectivos chefes.
Os autos caminhões que apparecerem transportando passageiros serão encaminhados aos estacionamentos numeros 13, 14, 11 e 3 e o itinerario desses mesmos caminhões nas estradas será identico ao dos omnibus. O chefe do serviço deligenciará no sentido de escoar ditos caminhões pela rua n. 1 em direcção á avenida Villa Friburgo, evitando dessa maneira que subam a Avenida "A" de Interlagos e sobrecarreguem a estrada de Parelheiros.

Itinerarios dos autos omnibus

Ida - Itinerario normal até Soccorro - em Santo Amaro. Soccorro a Interlagos - Largo de Soccorro, r. Augusto F. de Moraes, rua Macilio Dias - rua S. Vicente de Paula - rua Ribeiro de Barros - Estrada de Parelheiros - Nova Auto Estrada e Interlagos (Ponto de parada para embarque e desembarque de passageiros em frente aos estacionamentos 3 e 4.
Volta - Estrada de Parelheiros - Avenida de Villa Friburgo - rua Ribeiro de Barros - rua Fernão Dias - rua Augusto F. de Moraes e L. de Soccorro.

Automoveis portadores de disticos

a) Os automoveis que trouxerem no para-brisa o distico de côr lilaz com os dizeres: "Autodromo - Interlagos" deverão ser encaminhados para o estacionamento de numero 1 junto aos camarotes.
b) - Os automoveis que trouxerem no para-brisa o distico de côr vermelha, verde ou azul com aquelles mesmos dizeres, deverão ser encaminhados successivamente para os estacionamentos numeros 2, 3, 4, 6, 15, 16 e 9.
c) - Os automoveis que forem portadores de disticos com os dizeres acima e em côr marron (Chocolate) deverão ser encaminhados pela Avenida Circular em direcção aos estacionamentos numeros 19 e 20.
d) - Os automoveis que trouxerem no para-brisa o mesmo distico com a côr amarella serão distribuidos pelos demais estacionamentos, de accordo com a conveniencia do serviço.
Vendedores ambulantes - Não será permittido, em absoluto estacionamento de ambulantes na nova Auto Estrada e Rio Bonito, no trecho compreendido entre o portão de sahida dos automoveis do recinto até o portão de entrada para a pista. Na praça fronteira á tribuna official e nas immediações, tambem não será permittido a localização de ambulantes com ou sem vehiculos.
Os carros-tanques de leite ou outros alimentos deverão ser localizados dentro dos sectores "B" e "C".

Itinerario dos automoveis para Interlagos

Ida n.o 1 - Auto Estrada W. Luiz - Ruas Borba Gato, João Alfredo, Ponte de Soccorro, avenida De Pinedo, ruas Marcilio Dias, S. Vicente e Estrada de Parelheiros.
Trajecto em Santo Amaro: - Ida n.o 2 - Estrada de Santo Amaro - Ruas Antonio Bento, Isabel Srhmidt, Carlos Gomes, praça Oswaldo Cruz, ruas Borba Gato, João Alfredo, avenida De Pinedo, Soccorro, ruas Marcilio Dias, S. Vicente e Estrada de Parelheiros.
Volta nº 1 - Estrada de Parelheiros, Estrada Manoel Preto, av. De Pinedo, Ponte de Soccorro, ruas João Alfredo, Borba Gato, Carlos Gomes, Isabel Schmidt, Antonio Bento e Estrada de Santo Amaro.
Volta nº 2 - Estrada de Parelheiros, Estrada de Manoel Preto, av. De Pinedo, Ponte de Socorro, ruas João Alfredo, Borba Gato e Auto Estrada W. Luiz.
Volta nº 3 - Nova Auto Estrada, ponte provisoria, Estrada de Pedreira, Auto Estrada W. Luiz e cidade de S. Paulo.

Recommendação especial aos inspectores e guardas

Esta Directoria está vivamente empenhada em proporcionar ao povo paulista um serviço de transito a altura do seu adiantado grau de civilização. Para conseguil-o confia na disciplina, correcção e bôa vontade dos elementos que compõem a brilhante corporação dirigida pelo sr. coronel Christiano Kingloffer. Que cada guarda saia para o serviço nas ruas com o firme proposito de cumprir o seu dever, tranquillos dentro da autoridade de que se acham revestidos. Se muitos populares se entregam à excessos, estes devem ser reprimidos com intelligencia, moderação e opportunidade. Esta Directoria appella para a Guarda Civil e demais agentes do serviço de transito, certa de que continuará a merecer, como sempre, o seu valiosissimo apoio".

A chronometragem official


Chegou hontem à esta capital pelo "Cruzeiro do Sul" a commissão do Instituto Nacional de Technologia do Rio de Janeiro, que procederá a chronometragem official de todas as provas da tarde automobilistica de hoje.

Está em S. Paulo o sr. Herbert Moses

Tambem pelo "Cruzeiro do Sul", chegou hontem á esta capital o sr. Herbert Moses, presidente do Automovel Clube do Brasil, que veio assistir á inauguração official do autodromo de Interlagos.

Teffé não correrá

Hontem, já á ultima hora, quando iamos encerrar os nossos trabalhos, a reportagem da "Folha da Manhã" teve opportunidade de entrar em contacto com o corredor nacional Manuel de Teffé, cuja participação no Grande Premio "Cidade de São Paulo" dependia do estado em que estivesse o "Monza" de 2.300 c.c., de Nascimento Junio.
Depois de detido exame, aquelle carro foi reputado por Teffé como não estando apto para participar da grande corrida. Desta forma, o vencedor da "Gavea de 1939", lamentando bastante o facto em questão, deixará de correr.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.