INAUGURA-SE HOJE O AUTODROMO DE INTERLAGOS
|
Publicado
na Folha da Manhã, domingo, 26 de novembro de 1939
|
|
Neste texto foi mantida a grafia original
|
O programma da tarde automobilistica de hoje na primeira pista
especialmente construida na America do Sul - Manoel de Teffé,
esforçando-se para concorrer, experimentará ainda
hoje a "Monza "de 2.300 c.c. de Nascimento Junior, visto
sua "Masserati" não se adaptar á pista -
a formação dos pelotões e providencias da Directoria
do Serviço de Transito - Outros informes detalhados
|
A grande expectativa paulista será finalmente satisfeita
hoje, com a realização, no autodromo de Interlagos,
da Grande Prova Automobilistica "S. Paulo", que reunirá
os mais consagrados azes do auto-esporte do paiz, numa carreira
que, a julgar pelos preparativos e cuidados que mereceu, deve constituir
um dos maiores acontecimentos da vida esportiva do Estado.
Podemos perfeitamente dizer que foram indescriptiveis o enthusiasmo
e o interesse que reinaram nos ultimos dias entre os nossos volantes,
cujas actividades se reduziram somente aos preparativos e melhoramentos
dos seus carros, no desejo de conseguirem boa figura no grande e
interessante certame.
|
Como
está dividida a tarde automobilistica
|
Conforme tem sido amplamente noticiado, serão disputadas
hoje tres provas, uma destinada a carros de typo de turismo, denominada
Prova de Turismo Interlagos e que será iniciada ás
13 horas. Outra para motocycletas, o 1º Grande Premio Motocyclistico
"São Paulo", destinado á qualquer categoria
de machinas e, finalmente, o Grande Premio Automobilistico "São
Paulo", para carros de corrida e adaptados.
A prova de turismo reune doze volantes, com as mais diversas marcas
de carros. A de motocyclismo será disputada por 30 corredores,
desta Capital, de Bello Horizonte e do Districto Federal.
A competição principal da jornada, o Grande Premio
Automobilistico, será disputado por 34 volantes todos nacionaes
ou radicados no Paiz, destacando-se entre elles os maiores azes
do auto-esporte no momento, como por exemplo Francisco Landi, Nascimento
Junior, Benedicto Lopes, Manoel de Teffé, cuja participação
ainda é possivel, como noticiamos mais abaixo, Domingos Lopes,
Rubem Abrunhosa, Avelar e muitos outros.
Apresentando taes disputantes e sendo realizada numa pista julgada
magnifica, pois foi especialmente construida para provas de tal
natureza, não exaggeramos em augurar o mais completo exito
para a tarde automobilistica de hoje.
|
Teffé
com a maior boa vontade de correr
|
Hontem, á tarde, a reportagem da "Folha da Manhã",
pôde verificar que o consagrado volante Manoel Teffé
está fazendo todo o possivel para participar da prova, tendo-nos
declarado que em hypothese alguma collocará a Masserati na
pista de Interlagos, pois, sendo um carro baixo, com systema de
lubrificação collocado debaixo do carter, não
tem altura sufficiente para a pista. Procurando resolver satisfactoriamente
esse impasse, Teffé acceitou o oferecimento de Nascimento
Junior de um automovel Monza de 2.300, c.s., que é seu velho
conhecido, pois foi de sua propriedade. Ainda hoje experimentará
o carro e, se este estiver em condições de segurança,
participará da corrida, mesmo sabendo serem bem mais reduzidas
as suas possibilidades.
Assim, a reportagem da "Folha da Manhã está autorizada
a informar que a participação de Teffé no Grande
Premio S. Paulo depende da experiencia de hoje da sua ex-Monza de
2.300, presentemente de propriedade de Nascimento Junior.
|
As
eliminatorias de hontem
|
Hontem, pela manhã, foram realizadas as eliminatorias.
A ordem observada durante as provas eliminatorias, constitue innegavelmente,
um indice seguro do brilhantismo de que se deverão revestir
as provas desta tarde, no magnifico autodromo da Cidade Satelite.
Com tempo magnifico, os volantes puderam demonstrar a sua capacidade
na pista que se apresentava em optimas condições,
contribuindo assim para que os tempos assignalados chegassem a causar
surpresa aos observadores que vinham acompanhando com o mais vivo
interesse o desenrolar dos treinos levados a effeito.
Não só nas eliminatorias dos carros de corrida, como
na de motocycletas e na de turismo, foram verificados tempos magnificos
que fazem prevêr uma disputa verdadeiramente sensacional.
|
Os
que não compareceram
|
Deixaram de comparecer às eliminatorias, Manoel de Teffé,
Rodrigo Valentim Miranda, que desistiu de correr com o seu B. M.
V. super-esporte; Amaral Junior, de Baurú, com o seu Ford;
Irineu Angulo, com Ford: Claudio Morandino Bianchi, tambem não
se apresentaram, estando, por deliberação da Commissão
Esportiva do Automovel Clube de S. Paulo, classificados para largar
no ultimo pelotão.
|
A
constituição dos pelotões
|
De accordo com as eliminatorias hontem procedidas, a Commissão
Technica do Automovel Clube de S. Paulo organizou os pelotões
e a ordem de sahida dos concorrentes ao Grande Premio da seguinte
maneira:
1º pelotão
Carro 2 - Arthur Nascimento Junior - Alfa Romeu.
Carro 42 - Benedicto Moreira Lopes - Alfa Romeu.
Carro 4 - Francisco Credentino - Masserati.
Carro 26 - Domingos Lopes - Bugatti.
2º pelotão
Carro 14 - Rubens Abrunhosa - Alfa Romeu.
Carro 38 - Nicola Corvino - Mercedes Benz.
Carro 30 - Norberto Jung - Ford.
Carro 18 - Geraldo Affonso Avellar - Ford.
3º pelotão
Carro 46 - Paulo Carvalho Ferreira - Chrysler.
Carro 10 - Oldemar Ramos - Alfa Romeu.
Carro 20 - José dos Santos Soeiro - Fiat.
Carro 22 - Quirino Landi - Bugatti.
4º pelotão
Carro 12 - Luiz Tavares de Moraes - Ford.
Carro 34 - João Santos Mauro - Ford.
Carro 62 - Luigi Bortotti Bianco - Chrysler.
Carro 6 - Francisco Landi - Alfa Romeu.
5º pelotão
Carro 44 - Biaso Savino - Buick.
Carro 54 - Luciano Edmundo Bonini - Fiat.
Carro 32 - Arthur Bortoni - Ford.
Caro 70 - Virgilio Lopes Castilhos - Ford.
6º pelotão
Carro 24 - Angelo Gonçalves - Ford.
Carro 16 - Julio de Moraes - Wanderer.
Carro 52 - Newton Alves Teixeira - Alfa Romeu.
Carro 64 - Jamil Coury - Renault.
7º pelotão
Carro 58 - Carlos Mendes - Ford.
Carro 56 - Armando Sartorelli - Hispano-Suissa.
Carro 60 - Angelo Anastasi - Kuburn.
Carro 68 - Cesar Sardinha - Studebaker.
8º pelotão
Carro 36 - José Zazza Daulisio - Bugatti.
Carro 48 - Irineu Angulo - Mercury.
Carro 50 - Amaral Junior - Ford.
Carro 28 - Alfredo Cuoculo - Chrysler.
9º pelotão
Carro 40 - Claudio Morandini Bianchi - Hudson.
Carro 8 - Manoel de Teffé - Masserati.
|
Como
estão formados os pelotões de motocycletas
|
É a seguinte a escalação dos pelotões
para a prova "Grande Premio Motocyclistico S. Paulo",
classificados pelos tempos obtidos, nas provas eliminatorias:
1º pelotão
14 - Eduardo Dias de Oliveira - Harley Davidson.
42 - Valfrido Ciarla - Zundapp.
8 - Francisco Xavier de Medeiros - Indian.
2 - Hans Ravache - B. M. W.
46 - Claudionor Pacheco - Harley Davidson.
4 - Paulo Avelino - Franco - Harley Davidson.
2º pelotão
10 - Guilherme Baptista Pedroso - Harley Davidson.
6 - Bento Augusto de A. Bicudo - B. M. W.
26 - Felippe Carmonia - B. M. W.
36 - José Caracantti - B. M. W.
12 - Pedro Alves Pinheiro - Harley Davidson
24 - Raphael Santos Rocha - Moto Guzzi.
3º pelotão
16 - Angelo de Oliveira -B. M. W.
38 - Luiz Marcondes Carvalho - B. M. W.
28 - Guido Minghetti - Harley Davidson.
82 - João Scaffide - Zundapp.
60 - Alfredo Falleti - Benelli.
18 - Antonio Ardany - Panther.
4º pelotão
44 - Antonio di Giorgi - Norton.
22 - Frederico Nion - Norton.
48 - Antonio Setti - Indian.
58 - Fuad Abrão - B. M. W.
20 - Antonio Corvino Junior - Rudge.
34 - Plinio Lara Seabra - Guzzi.
5º pelotão
52 - Jayme Vieira - Indian.
50 - Constante Cicarelli - Harley Davidson.
40 - João Antonio Leite - A. J. S.
32 - Luiz Lattorre - Guzzi.
54 - Luiz Bezzi - Norton.
30 - Remo Rocco - Norton.
|
Os
pelotões para a prova de turismo
|
Damos abaixo os pelotões para a Prova de Turismo, elaborados
por ordem de inscripção, pois não foram effectuadas
eliminatorias:
1º pelotão
Carro 6 - "Pira".
Carro 22 - "Chines"
Carro 30 - Virgilio Pezzolato.
Carro 24 - Carlos Frias.
2º pelotão
Carro 26 - "Ademor"
Carro 2 - José Amadeu Luggeri.
Carro 16 - Ary Marcondes Machado.
Carro 4 - Alcides Guerreiro.
3º pelotão
Carro 6 - Guido Agovino.
Carro 12 - João B. Brigantti.
Carro 20 - Fioravante Servolino.
Carro 14 - Antonio Constanzzi.
|
Providencias
da directoria do serviço de transito
|
Pela directoria do Serviço de Transito foram tomadas mais
as seguintes providencias:
Estacionamentos - Foram estabelecidos 20 estacionamentos na cidade
de Interlagos e proximidades do Autodromo com capacidade para 10.000
vehiculos, todas ellas chefiadas por Inspectores e guardas de classe
distincta, com instrucções dadas no proprio local
e por escripto acompanhadas de mappas descriminativos.
Extensões - Para facilidade do serviço foram estabelecidas
4 extensões no trajecto de Santo Amaro á Cidade de
Interlagos, com instrucções dadas no local e por escripto,
acompanhadas de mappas descriminativos.
Guardas automoveis - Nos estacionamentos e extensões, 140
guardas automoveis cooperarão no serviço de vigilancia
e auxilio aos guardas civis encarregados do serviço.
Localização de ambulancias, carros de presos, radio-patrulha
e bombeiros - Esses vehiculos, em serviço fóra da
pista, serão localizados na praça fronteira á
tribuna (lado do Interlagos) e no sector "O".
Autos-soccorro - Para soccorro aos vehiculos avariados nas estradas,
foram destacados autos-soccorro, obedecendo a seguinte localização:
a) - Na praça fronteira á Tribuna do lado de Interlagos;
b) - Angulo formado pelas estradas Parelheiros e Manoel Preto;
c) - Ponte do Soccorro de ambos os lados;
d) - Na nova auto-estrada com a Estrada da Pedreira;
e) - Ponte provisoria da Nova Auto Estrada.
Turma de mecanicos - Para attender a serviços de emergencia,
serão destacadas turmas de mecanicos pertencentes a D. S.
T., os quaes deverão providenciar de prompto qualquer concerto
de automoveis avariados nas estradas de accesso a Cidade de Interlagos
e, na impossibilidade de reparo immediato, deverão empurrar
os vehiculos avariados para os lados das estradas afim de não
interromperem o transito. Os referidos mecanicos levarão
no braço esquerdo uma faixa com as iniciaes "D. S. T."
e serão localizados por turmas nos seguintes pontos:
1º - Interlagos - frente as tribunas do Autodromo.
2º - Angulo formado pelas estradas Parelheiros e Manoel Preto.
3º - Junto a Ponte de Soccorro.
4º - Villa Sophia.
5º - Estrada de Pedreira com Nova Auto Estrada.
6º - Ponte de Batelões da Nova Auto Estrada.
Caminhões - Os autos caminhões não estão
autorizados a transportar passageiros. Caso o guarda verifique essa
ou outra qualquer infracção restringir-se-á,
apenas, a tomar nota do numero do vehiculo e encaminhar aos seus
respectivos chefes.
Os autos caminhões que apparecerem transportando passageiros
serão encaminhados aos estacionamentos numeros 13, 14, 11
e 3 e o itinerario desses mesmos caminhões nas estradas será
identico ao dos omnibus. O chefe do serviço deligenciará
no sentido de escoar ditos caminhões pela rua n. 1 em direcção
á avenida Villa Friburgo, evitando dessa maneira que subam
a Avenida "A" de Interlagos e sobrecarreguem a estrada
de Parelheiros.
|
Itinerarios
dos autos omnibus
|
Ida - Itinerario normal até Soccorro - em Santo Amaro. Soccorro
a Interlagos - Largo de Soccorro, r. Augusto F. de Moraes, rua Macilio
Dias - rua S. Vicente de Paula - rua Ribeiro de Barros - Estrada
de Parelheiros - Nova Auto Estrada e Interlagos (Ponto de parada
para embarque e desembarque de passageiros em frente aos estacionamentos
3 e 4.
Volta - Estrada de Parelheiros - Avenida de Villa Friburgo - rua
Ribeiro de Barros - rua Fernão Dias - rua Augusto F. de Moraes
e L. de Soccorro.
|
Automoveis
portadores de disticos
|
a) Os automoveis que trouxerem no para-brisa o distico de côr
lilaz com os dizeres: "Autodromo - Interlagos" deverão
ser encaminhados para o estacionamento de numero 1 junto aos camarotes.
b) - Os automoveis que trouxerem no para-brisa o distico de côr
vermelha, verde ou azul com aquelles mesmos dizeres, deverão
ser encaminhados successivamente para os estacionamentos numeros
2, 3, 4, 6, 15, 16 e 9.
c) - Os automoveis que forem portadores de disticos com os dizeres
acima e em côr marron (Chocolate) deverão ser encaminhados
pela Avenida Circular em direcção aos estacionamentos
numeros 19 e 20.
d) - Os automoveis que trouxerem no para-brisa o mesmo distico com
a côr amarella serão distribuidos pelos demais estacionamentos,
de accordo com a conveniencia do serviço.
Vendedores ambulantes - Não será permittido, em absoluto
estacionamento de ambulantes na nova Auto Estrada e Rio Bonito,
no trecho compreendido entre o portão de sahida dos automoveis
do recinto até o portão de entrada para a pista. Na
praça fronteira á tribuna official e nas immediações,
tambem não será permittido a localização
de ambulantes com ou sem vehiculos.
Os carros-tanques de leite ou outros alimentos deverão ser
localizados dentro dos sectores "B" e "C".
|
Itinerario
dos automoveis para Interlagos
|
Ida n.o 1 - Auto Estrada W. Luiz - Ruas Borba Gato, João
Alfredo, Ponte de Soccorro, avenida De Pinedo, ruas Marcilio Dias,
S. Vicente e Estrada de Parelheiros.
Trajecto em Santo Amaro: - Ida n.o 2 - Estrada de Santo Amaro -
Ruas Antonio Bento, Isabel Srhmidt, Carlos Gomes, praça Oswaldo
Cruz, ruas Borba Gato, João Alfredo, avenida De Pinedo, Soccorro,
ruas Marcilio Dias, S. Vicente e Estrada de Parelheiros.
Volta nº 1 - Estrada de Parelheiros, Estrada Manoel Preto,
av. De Pinedo, Ponte de Soccorro, ruas João Alfredo, Borba
Gato, Carlos Gomes, Isabel Schmidt, Antonio Bento e Estrada de Santo
Amaro.
Volta nº 2 - Estrada de Parelheiros, Estrada de Manoel Preto,
av. De Pinedo, Ponte de Socorro, ruas João Alfredo, Borba
Gato e Auto Estrada W. Luiz.
Volta nº 3 - Nova Auto Estrada, ponte provisoria, Estrada de
Pedreira, Auto Estrada W. Luiz e cidade de S. Paulo.
|
Recommendação
especial aos inspectores e guardas
|
Esta Directoria está vivamente empenhada em proporcionar
ao povo paulista um serviço de transito a altura do seu adiantado
grau de civilização. Para conseguil-o confia na disciplina,
correcção e bôa vontade dos elementos que compõem
a brilhante corporação dirigida pelo sr. coronel Christiano
Kingloffer. Que cada guarda saia para o serviço nas ruas
com o firme proposito de cumprir o seu dever, tranquillos dentro
da autoridade de que se acham revestidos. Se muitos populares se
entregam à excessos, estes devem ser reprimidos com intelligencia,
moderação e opportunidade. Esta Directoria appella
para a Guarda Civil e demais agentes do serviço de transito,
certa de que continuará a merecer, como sempre, o seu valiosissimo
apoio".
|
A
chronometragem official
|
Chegou hontem à esta capital pelo "Cruzeiro do Sul"
a commissão do Instituto Nacional de Technologia do Rio de
Janeiro, que procederá a chronometragem official de todas
as provas da tarde automobilistica de hoje.
|
Está
em S. Paulo o sr. Herbert Moses
|
Tambem pelo "Cruzeiro do Sul", chegou hontem á
esta capital o sr. Herbert Moses, presidente do Automovel Clube
do Brasil, que veio assistir á inauguração
official do autodromo de Interlagos.
|
Teffé
não correrá
|
Hontem, já á ultima hora, quando iamos encerrar os
nossos trabalhos, a reportagem da "Folha da Manhã"
teve opportunidade de entrar em contacto com o corredor nacional
Manuel de Teffé, cuja participação no Grande
Premio "Cidade de São Paulo" dependia do estado
em que estivesse o "Monza" de 2.300 c.c., de Nascimento
Junio.
Depois de detido exame, aquelle carro foi reputado por Teffé
como não estando apto para participar da grande corrida.
Desta forma, o vencedor da "Gavea de 1939", lamentando
bastante o facto em questão, deixará de correr.
|
©
Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos
reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em
qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização
escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.
|
|