AS COMMEMORAÇÕES JUBILARES DE FRIEDENREICH

Sylvio Lagreca fala à "Folha da Noite" sobre o maior "crack" de todos os tempos - Embarca hoje para o Rio o selecionado paulista - Friedenreich seguiu esta manhã para a Capital Federal - As suas despedidas - O programa dos festejos a serem realizados na Capital da Republica - Um pedido de indulto - Varias notas

Publicado na Folha da Noite, quarta-feira, 4 de Julho de 1934

Neste texto foi mantida a grafia original

Ultrapassou a todas as previsões a fórma verdadeiramente carinhosa como as nossas entidades, clubes e os esportistas em geral acataram a lembrança das "Folhas" de se commemorar condignamente a passagem do jubileu esportivo de Arthur Friedenreich, o consagrado campeão que tanto fez pelo nome do esporte nacional a que defendeu e defende ainda com amor insuperavel. De dia para dia novas adhesões valiosas e attitudes sympathicas vão se registando e contribuindo para que os festejos a iniciar-se amanhã na Capital da Republica fiquem eternamente gravados na historia fulgurante dos esportes do nosso paiz, nas muitas paginas de ouro em que estão gravadas as glorias conquistadas pelo maior "crack" de todos os tempos.

Paulistas contra cariocas

Do programma commemorativo constam, num plano de destaque, as duas partidas entre paulistas e cariocas, patrocinadas pela Federação Brasileira de Futebol, com que a entidade maxima do nosso futebol profissional presta a sua maior homenagem ao grande campeão patricio. E nessa homenagem da Federação Brasileira de Futebol, estão directamente associadas as entidades regionaes que forneceram seus filiados para a constituição dos seleccionados, bem como todos os jogadores que terão ensejo de disputar o prelio com que darão a Friedenreich a sua prova cabal de admiração pelo homem que se póde - sem favor algum - chamar de "mestre de pelota".

A palavra de Sylvio Lagreca

Sylvio Lagreca, campeão de outros tempos, que tambem tem o seu passado glorioso e seu nome ligado pelos seus feitos brilhantes em pról do futebol nacional, falou hoje á "Folha da Noite" sobre o seu antigo companheiro: - Não se encontram palavras sufficientes para classificar Friedenreich, o campeão que ora commemora o seu jubileu esportivo - iniciou o nosso entrevistado. "Tudo o que soube elle se disser será pouco. Os qualificativos que se vêem nos jornaes, como "o consagrado campeão", "El Tigre", "o maior "crack" de todos os tempos", e muitos outros, não dizem ainda tudo o que de Friedenreich se póde dizer. Senão, vejamos: elle foi, como todos sabem, o maior centro-atacante que tivemos. As suas actuações individuaes, principalmente, valiam, por bem dizer, por um quadro. Disciplinarmente, foi tambem a expressão maxima, embora o seu genio expansivo não deixe transparecer muito bem essa grande qualidade. Possuia o predicado que difficilmente se encontra nos futebolistas: jogava mais com a inteligencia do que propriamente com os pés e dahi adaptar-se a todas as posições em que era collocado sem dizer palavra. A única posição em que Fried não jogou foi na méta e isso mesmo porque nunca foi experimentado. Se o fosse, não sei, não..." E Lagreca preferiu não completar a phrase. Parou numa retiscencia. Continuando, diz-nos: - "Pendibene, Marcovechio, Watz Wuton e outros, tornaram-se verdadeiros idolos, grangeando fama universal. E eu não tenho receios em affirmar que Friedenreich foi maior do que todos elles. Foi, em summa, insubstituivel. Assim, nada mais justo do que os festejos que se realizarão em homenagem a Friedenreich. E esses festejos não pódem deixar de constituir verdadeira optheose , reunindo todos os esportistas a quem elle emocionou com seu jogo artistico e brilhante. E finalizando, tenho certeza de que os esportistas de minha terra não deixarão de contribuir da melhor forma possivel para que o nome do campeão fique mais profundamente gravado nas paginas de ouro do esporte nacional". Eis o que nos disse Lagreca, hoje technico de prestigio da nossa entidade profissional, a A. P. E. A.

Friedenreich seguiu esta manhã para o Rio

Arthur Friedenreich partiu hoje, para o Rio, pelo trem que sae do Norte, ás 7 horas e deve chegar ao Rio, ás 7 horas da noite. Será acompanhado pelo chronista Paulo Varzea convidado especialmente, que se encarregará de transmitir á "Folha da Manhã" detalhes da viagem.

Um appello de Friedenreich

Friedenreich disse, hontem, ao microphone da "Record" as seguintes palavras: Embarcando hoje para o Rio, onde vou abraçar o publico esportivo carioca, não resisti á tentação de visitar os estudos da Sociedade Radio Recorde, Voz de S. Paulo, onde tenho amigos dedicados, para, pela sua Voz, que é a voz de S. Paulo, saudar o publico esportivo da minha terra, que se tem mostrado sympathico ás generosas homenagens que preparam aos meus 25 annos de futebol, quasi todo de serviços á bandeira paulista e brasileira. Aproveitando a opportunidade extendo os meus agradecimentos a imprensa á Associação Paulista, á Federação Brasileira e á Liga Carioca, aos seus clubes e aos seus jogadores, por terem solicitamente contribuido com a sua força e seu prestigio para o brilho das commemorações do meu modesto jubileu. Embarco amanhã para o Rio, levando sempre a saudade de S. Paulo e dos paulistas. Antes de deixar o microphone quero reaffirmar meus agradecimentos ao dr. Paulo de Carvalho, director da Radio Record, e esportista em toda a extensão da palavra, que generosamente tem feito o microphone desta sociedade soprar aos mais longinquos rincões paulistas, e para além das fronteiras de S. Paulo, o meu apagado nome de jogador de futebol".

Os festejos no Rio

A commisão carioca organizou um desenvolvido programma que será observado no Rio e de que participarão os paulistas. Inicia-se elle, hoje, na seguinte ordem: I - As 21 horas - Espectaculo promovido pela Empresa Pugilistica Brasileira, no Estadio Riachuelo. Quinta-feira - Dia 5: I - Almoço offerecido pela Federação aos Veteranos e novos jogadores de futebol. II - Jogo de futebol, ás 21 horas, entre os seleccionados da Liga Carioca de Futebol e da Associação Paulista de Esportes Athleticos, no estadio do C. R. Vasco da Gama. Sexta-feira - Dia 6: I - Almoço offerecido pela Federação Brasileira de Futebol. II - Visita ás altas autoridades federaes e locaes. III - Visita á Associação de Chronistas Desportivos. IV - Visita á Liga Carioca de Futebol e á Federação Brasileira de Futebol, seguidas de recepção. V - Espectaculos de gala no theatro Carlos Gomes, ás 22 horas. Sabbado - Dia 7: Pela manhã - Partida para São Paulo.

A recepção

Escreve o "Jornal dos Esportes": El Tigre receberá uma manifestação estrondosa em sua chegada, amanhã, a esta capital, como se fóra uma alta autoridade governamental. O programma de recepção terá inicio logo que o homenageado entrar em territorio fluminense. Nesse sentido, a Federação Brasileira já se entendeu com a Federação Fluminense de Esportes que providenciou para cumprir integralmente a sua parte nos festejos. A Sub-Liga receberá Friedenreich em Cascadura, representada por todos os presidentes e directores dos gremios filiados delegação essa que se fará acompanhar de uma banda de musica. O desembarque na "gare" Pedro II constituirá em espetaculo de alta importancia. Todos os clubes do Districto Federal mesmo os do chamado esporte menor, enviarão delegados para receberem a maior figura do futebol patrio. Será uma recepção retumbante.

O embarque do seleccionado paulista

A delegação paulista embarcará esta noite, pelo 2.o nocturno, estando assim constituida: Chefe da delegação, dr. Jorge Santos Caldeira, presidente da Apea; sr. Elysio Ferreira, da commissão technica; um funccionario da Apea; um massagista. Jogadores, Algisto Lorenzato (Batataes), Arthur Neves Junior (Neves), José Junqueira de Oliveira (Junqueira), Sebastião Couto (Tunga), Alberto Zarzur (Zarzur), Felicio Felix (Tuffy), Aristides Barbosa (Sacy), Antonio Martins de Souza (Nico), Romeu Pelliciari (Romeu), Alberto da Silva (Alberto), Hercules Miranda (Hercules), Cyro Portieri (Cyro), Iracino Vieira (Iracino), José Augusto Brandão (Brandão), Ernesto Narciso Gomes (Marteletti), Alvaro Gonçalves da Rocha (Alvaro), Antonio Francisco da Costa (Mamede), Benedicto Arouca (Luma).

Um communicado da A. P. E. A.
Conselho superior

Em sua reunião de 2 do corrente o conselho superior da A. P. E. A. , resolveu: 1 - Tomar conhecimento do convenio celebrado em data de seis do corrente entre a Federação Brasileira de Futebol, a Liga Argentina de Futebol e a Associação Uruguaya de Futebol, dando do mesmo sciencia aos clubes: 2 - Concordar com a proposta da Federação Brasileira de Futebol referente á designação das datas de cinco e quinze do corrente, para comemoração do jubileu de Arthur Friedenreich, no Rio e em São Paulo respectivamente. 3 - Determinar que o embarque da Delegação ao jogo a realizar-se no dia cinco do corrente. No Rio, seja quarta-feira, 4 do corrente, a noite, e o returno, sexta-feira, 7 de corrente, de manhã. 4 - Determinar que os jogos do campeonato marcado para o dia quinze do corrente sejam realizados no dia 22, tambem do corrente, ficando desse modo transferida toda tabella, salvo mutuo accôrdo entre as partes, mantendo apenas o jogo, Santos vs. Corinthians caso esses clubes não tenham jogadores escalados para o seleccionado.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.