HOJE À TARDE ELE FAZ SEU ÚLTIMO CLÁSSICO


Publicado na Folha de S.Paulo, domingo, 29 de setembro de 1974


Pacaembú, 16 horas, o último grande jogo com Pelé. Ele não confirma se está será sua última partida no Santos (poderá jogar ainda contra a Ponte Preta e Juventus), mas seguramente é seu último clássico - justamente contra o Corintians, uma de suas maiores "vitimas" nestes dezoito anos.
Para ver Pelé, espera-se recorde de público e renda no Pacaembu, em jogo onde o Corintians não pode perder para continuar sonhando com o título do primeiro turno. O Santos já não tem chances de pensar no titulo.
Além de Santos e Corintians, o Campeonato Paulista terá hoje mais três jogos: o Palmeiras (vice-lider) enfrenta o Botafogo, em Ribeirão Preto; a Ponte Preta (lider por pontos perdidos) joga com o Juventus em Campinas; Saad e Noroeste completam a rodada.
Ontem, no Pacaembu, a Portuguesa goleou o São Bento de Sorocaba por 5 a 0, aproximando-se da conquista do primeiro turno. Agora, além de ter o maior numero de pontos ganhos (17), a Portuguesa tem também o melhor saldo de gols.

Pelé se despede do Corintians - A despedida terá início às 16h de hoje, no Pacaembu

A torcida corintiana verá pela última vez hoje à tarde aquele que aterrorizou por muitos anos seguidos os zagueiros do seu time. Pela última vez Pelé estará jogando contra o Corintians e isto significa muita coisa. Significa, por exemplo, que nunca mais o Corintians terá que se preocupar com o homem que foi responsavel pelo fato de o Corintians ficar durante dez anos sem ganhar do Santos, fato que foi transformado no mais humilhante tabu que um time brasileiro já sofreu.
Se hoje à tarde no Pacaembu Pelé resolver despedir-se do rival que mais gostava de enfrentar e vencer jogando o mesmo futebol que o transformou no mais espetacular jogador de todos os tempos, as pretenções do Corintians sagrar-se campeão do primeiro turno do Campeonato Paulista certamente cairão por terra. O Corintians não pode perder e o tecnico Pirilo está preocupado.
Ele não tem certeza ainda se vai poder contar com as presenças de Baldocchi, Brito e Tião. Até ontem os três ainda não estavam totalmente recuperados de contusões e apesar de haverem participado dos treinos leves, Pirilo preferia estudar esquemas para poder superar a eventual ausencia dos três. A preocupação aumenta mais quando Pirilo lembra as palavras de Tim "Pelé vai jogar solto, no ataque. Não tem sentido eu pedir para que ele volte para ajudar o meio campo e buscar jogo". Para segurar Pelé quando joga assim, são necessários zagueiros seguros, experientes. Baldocchi e Brito são assim, mas mesmo que possam jogar, já se sabe com antecedência que não estarão no melhor de sua forma. Pelé está em excelentes condições.
Zé Roberto e Lance também não estão muito bem e com a contusão (sem gravidade) poderão promover a entrada de Adãozinho na função de coordenador, jogando Rivelino avançado, na ponta de lança. Mas Tim, apesar de bastante tranquilo, principalmente por causa da presença de Pelé, sabe que Pirilo vai jogar no ataque, para vencer. Mas por outro lado ele confia que Marinho, que vai para o Barcelona terça-feira que vem, portanto estará também se despedindo, deverá fazê-lo com toda a sua categoria.
Com todos os problemas - até que não são muitos - de qualquer maneira as equipes estarão completas e, sem duvida o clássico mais antigo do futebol paulista será certamente o mais emocionante de sua história. Como disse o jovem ponta esquerda do Corintians, Pitta: "o futebol entra em uma nova era, a era pós Pelé."
Horário"16:h00. Juiz" Armando Marques. Local: Pacaembu. Corintians: Ado; Zé Maria, Balcocchi, Brito e Vladimir; Tião e Rivelino (Adão); Vaguinho, Lance (Rivelino), Zé Roberto(Adão) e Pitta (Peri). Santos: Cejas; Wilson, Marinho, Oberdan e Zé Carlos; Léo e Brecha; Mazinho. Claudio Adão, Pelé e Edu.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.