NO BRAÇO, EMERSON BATE UNSER JR. E VENCE "A MAIOR
CORRIDA DO PLANETA"
|
Publicado
na Folha de S.Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 1989
|
|
|
Em um dos maiores duelos da história do automobilismo, o brasileiro
Emerson Fittipaldi, 42, venceu ontem as 500 Milhas de Indianópolis,
nos EUA. Após uma largada espetacular, Emerson liderou praticamente
toda a corrida. Mas faltando cinco das 200 voltas previstas foi ultrapassado
por Al Unser Jr., 27. Na antepenúltima volta, após um
choque com Unser, Emerson controlou no braço seu Penske/Chevrolet
e venceu, enquanto o norte-americano destruia seu Lola/Chevrolet no
muro de proteção (saiu ileso) e terminava a prova em
segundo. Na terceira posição, cinco voltas atrás,
chegou outro piloto brasileiro, Raul Boesel, com Lola/Judd.
"Vocês me perdoem se eu disser umas palavras erradas, mas
ainda não estou sentido os pés no chão",
disse Emerson logo após a prova. "Eu tive muitos grandes
momentos na minha carreira, mas nada comparado ao sentimento que estou
tendo agora. Venci a maior corrida deste planeta e vou demorar a voltar
para a terra."
"Podem ter certeza, é a minha maior façanha, e
posso dizer isso porque já fui duas vezes campeão do
mundo de Fórmula 1", prosseguiu Emerson. "Mas hoje,
diante de 400 mil pessoas, tornei-me Emerson Fittipaldi, vencedor
de Indianópolis. Nem posso acreditar, sonhei tanto com isso."
Quando ainda estava na F-1, Emerson chegou a dizer que um bólido
de F-Indy andava mais rápido do que os reflexos e que jamais
correria na categoria.
Com seu Penske, Emerson quebrou nesta 73ª edição
das 500 Milhas uma série de 22 anos de invencibilidade norte-americana.
O último estrangeiro a vencer em Indianópolis tinha
sido Graham Hill, em 1966. Tornou-se também o quarto campeão
mundial de Fórmula 1 vitorioso na corrida (além de Hill,
também venceram Jim Clark e Mário Andretti). Em 88,
Emerson ficou em segundo lugar; em primeiro chegou Rick Mears.
Além de vencer, Emerson Fittipaldi estabeleceu um novo recorde
para as 500 Milhas de Indianópolis. Ele completou sua melhor
volta a uma velocidade de 213,98 milhas por hora (344,29 km/h). O
recorde anterior era de Mears, obtido no ano passado, de 209,51 milhas
por hora (337,10 km/h).
Apesar da batida no final, Al Unser Jr. manteve a segunda colocação
em Indianópolis e ainda lidera a temporada 89 de F-Indy, após
três provas, com 54 pontos. A vitória levou Emerson à
segunda colocação geral, com 45 pontos. Em terceiro
está Rick Mears, com 32; em quarto, Michael Andretti, com 28;
em quinto, Raul Boesel, com 22, e em sexto Danny Sullivan, com 19.
O circo da F-Indy continua no próximo domingo, com as 200 Milhas
de Milwaukee. A prova será disputada em West Allis, estado
de Wisconsin, EUA.
|
Um
ganhador também fora das pistas |
Um vencedor no esporte e nos negócios. Esta é a definição
perfeita para Emerson Fittipaldi, piloto e empresário. Primeiro
brasileiro a conquistar dois títulos mundiais na F-1 (72 e
74), Emerson abriu o caminho dos investimentos para os pilotos. A
Fittipaldi USA Inc., baseada em Long Beach (EUA), controla os diversos
negócios de "mister" Emerson. Da produção
de laranjas em sua fazenda em Araraquara à venda de roupas
masculinas da griffe alemã Hugo Boss.
A vitória inédita nas 500 Milhas de Indianópolis
acrescentou mais alguns (muitos) milhares de dólares a sua
conta bancária. Sua última jogada como empresário
foi o lançamento no Brasil dos produtos da linha automotiva
STP, em dezembro do ano passado. Um investimento de US$ 2 milhões
realizado pela holding Fittipaldi Reibel Produtos Automobilísticos.
Tudo começou em 69, quando o brasileiro foi para a Inglaterra
competir na F-Ford. Três vitórias e quatro meses depois
ele já estava na F-3. No fim desse ano, voltou ao Brasil onde
disputou a F-Ford. Ao retornar à Inglaterra já estava
na F-2.
Seu primeiro contato com um F-1 aconteceu no circuito inglês
de Silverstone, quando andou com um Lotus 49. No dia 19 de julho de
70, Emerson estreou na categoria máxima do automobilismo no
GP da Inglaterra. Dois anos depois, ganhou o primeiro título.
O bis veio em 1974. Até 80, quando deixou as pistas, o brasileiro
tinha o saldo de 14 vitórias em 144 GPs. Sua única experiência
frustrante na F-1 foi trocar a McLaren pela Coopersucar, de seu irmão
Wilson.
A volta ao automobilismo aconteceu em 84, quando Emerson ingressou
no Campeonato Mundial de F-Indy. Começou correndo pela Witt
Promotions, mudou para a HR Racing e hoje defende a Patrick Racing.
Pilotando um Penske/Chevrolet, o melhor carro da Indy, luta pelo seu
primeiro título na categoria. É casado com Teresa Fittipaldi
e tem três filhos do primeiro casamento, com Maria Helena: Jayson,
Juliana e Tatiana.
|
©
Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos
reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em
qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização
escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.
|
|