NO BRAÇO, EMERSON BATE UNSER JR. E VENCE "A MAIOR CORRIDA DO PLANETA"


Publicado na Folha de S.Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 1989

Em um dos maiores duelos da história do automobilismo, o brasileiro Emerson Fittipaldi, 42, venceu ontem as 500 Milhas de Indianópolis, nos EUA. Após uma largada espetacular, Emerson liderou praticamente toda a corrida. Mas faltando cinco das 200 voltas previstas foi ultrapassado por Al Unser Jr., 27. Na antepenúltima volta, após um choque com Unser, Emerson controlou no braço seu Penske/Chevrolet e venceu, enquanto o norte-americano destruia seu Lola/Chevrolet no muro de proteção (saiu ileso) e terminava a prova em segundo. Na terceira posição, cinco voltas atrás, chegou outro piloto brasileiro, Raul Boesel, com Lola/Judd.
"Vocês me perdoem se eu disser umas palavras erradas, mas ainda não estou sentido os pés no chão", disse Emerson logo após a prova. "Eu tive muitos grandes momentos na minha carreira, mas nada comparado ao sentimento que estou tendo agora. Venci a maior corrida deste planeta e vou demorar a voltar para a terra."
"Podem ter certeza, é a minha maior façanha, e posso dizer isso porque já fui duas vezes campeão do mundo de Fórmula 1", prosseguiu Emerson. "Mas hoje, diante de 400 mil pessoas, tornei-me Emerson Fittipaldi, vencedor de Indianópolis. Nem posso acreditar, sonhei tanto com isso." Quando ainda estava na F-1, Emerson chegou a dizer que um bólido de F-Indy andava mais rápido do que os reflexos e que jamais correria na categoria.
Com seu Penske, Emerson quebrou nesta 73ª edição das 500 Milhas uma série de 22 anos de invencibilidade norte-americana. O último estrangeiro a vencer em Indianópolis tinha sido Graham Hill, em 1966. Tornou-se também o quarto campeão mundial de Fórmula 1 vitorioso na corrida (além de Hill, também venceram Jim Clark e Mário Andretti). Em 88, Emerson ficou em segundo lugar; em primeiro chegou Rick Mears.
Além de vencer, Emerson Fittipaldi estabeleceu um novo recorde para as 500 Milhas de Indianópolis. Ele completou sua melhor volta a uma velocidade de 213,98 milhas por hora (344,29 km/h). O recorde anterior era de Mears, obtido no ano passado, de 209,51 milhas por hora (337,10 km/h).
Apesar da batida no final, Al Unser Jr. manteve a segunda colocação em Indianópolis e ainda lidera a temporada 89 de F-Indy, após três provas, com 54 pontos. A vitória levou Emerson à segunda colocação geral, com 45 pontos. Em terceiro está Rick Mears, com 32; em quarto, Michael Andretti, com 28; em quinto, Raul Boesel, com 22, e em sexto Danny Sullivan, com 19.
O circo da F-Indy continua no próximo domingo, com as 200 Milhas de Milwaukee. A prova será disputada em West Allis, estado de Wisconsin, EUA.

Um ganhador também fora das pistas

Um vencedor no esporte e nos negócios. Esta é a definição perfeita para Emerson Fittipaldi, piloto e empresário. Primeiro brasileiro a conquistar dois títulos mundiais na F-1 (72 e 74), Emerson abriu o caminho dos investimentos para os pilotos. A Fittipaldi USA Inc., baseada em Long Beach (EUA), controla os diversos negócios de "mister" Emerson. Da produção de laranjas em sua fazenda em Araraquara à venda de roupas masculinas da griffe alemã Hugo Boss.
A vitória inédita nas 500 Milhas de Indianópolis acrescentou mais alguns (muitos) milhares de dólares a sua conta bancária. Sua última jogada como empresário foi o lançamento no Brasil dos produtos da linha automotiva STP, em dezembro do ano passado. Um investimento de US$ 2 milhões realizado pela holding Fittipaldi Reibel Produtos Automobilísticos.
Tudo começou em 69, quando o brasileiro foi para a Inglaterra competir na F-Ford. Três vitórias e quatro meses depois ele já estava na F-3. No fim desse ano, voltou ao Brasil onde disputou a F-Ford. Ao retornar à Inglaterra já estava na F-2.
Seu primeiro contato com um F-1 aconteceu no circuito inglês de Silverstone, quando andou com um Lotus 49. No dia 19 de julho de 70, Emerson estreou na categoria máxima do automobilismo no GP da Inglaterra. Dois anos depois, ganhou o primeiro título. O bis veio em 1974. Até 80, quando deixou as pistas, o brasileiro tinha o saldo de 14 vitórias em 144 GPs. Sua única experiência frustrante na F-1 foi trocar a McLaren pela Coopersucar, de seu irmão Wilson.
A volta ao automobilismo aconteceu em 84, quando Emerson ingressou no Campeonato Mundial de F-Indy. Começou correndo pela Witt Promotions, mudou para a HR Racing e hoje defende a Patrick Racing. Pilotando um Penske/Chevrolet, o melhor carro da Indy, luta pelo seu primeiro título na categoria. É casado com Teresa Fittipaldi e tem três filhos do primeiro casamento, com Maria Helena: Jayson, Juliana e Tatiana.

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