AYRTON SENNA DÁ SHOW EM PORTUGAL
O
brasileiro Ayrton Senna em Estoril, Portugal, sua primeira vitória
na Fórmula 1.
Ayrton Senna vende de ponta a ponta GP de Portugal
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Publicado
na Folha de S.Paulo, segunda-feira, 22 de abril de 1985
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Ayrton Senna obteve ontem com seu Lotus, no circuito de Estoril sua
primeira vitória na Fórmula 1, liderando de ponta a
ponta o Grande Prêmio de Portugal. O brasileiro esteve impecável,
correndo sem falhas e com muita habilidade, numa prova prejudicada
pela chuva e marcada por batidas e derrapagens. Dos 26 carros que
largaram apenas dez conseguiram chegar ao final. Nélson Piquet
largou em décimo, mas devido a problemas de pneus e de motor
em seu Brabham, parou diversas vezes nos boxes e terminou em 16o.
lugar.
Em segundo lugar chegou o italiano no Michele Alboreto, da Ferrari,
seguido do francês Patrick Tambay, da Renault. Em quarto ficou
Elio de Angelis, companheiro de Senna na Lotus e, em quinto, o inglês
Nigel Mansell, da Williams O alemão-ocidental Stefan Bellof,
da Tyrell, foi o sexto. Alain Prost e Niki Lauda, da McLaren, considerados
os favoritos, abandonaram antes da metade da competição.
Senna fez uma boa largada, saindo à frente de De Angelis, que
foi seguido por Prost e Michele Alboreto, da Ferrari (quarto). Imprimindo
um ritmo mais veloz, o brasileiro abriu uma grande vantagem em relação
aos demais pilotos, diferença que foi aumentada a cada volta
até o final. Enquanto Senna se isolava na liderança,
Prost encostava em De Angelis travando uma briga particular pela segunda
posição.
Prost insistiu tanto na ultrapassagem, que acabou rodando na 31a volta,
na reta dos boxes - seu carro deslizou sobre a água empoçada
pela chuva, saiu da pista e bateu na grade de proteção,
desistindo da prova. Com isso, Alboreto assumiu a terceira posição,
Tambay a quarta e Lauda a quinta. Na 43a volta, De Angelis foi ultrapassado
por Alboreto e, algumas voltas depois, Lauda caiu para a sétima
colocação. Já no final da prova, Patrick Tambay,
da Renault, passou De Angelis.
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Choro
e emoção marcaram a primeira vitória na F-1 |
Depois da bandeira de chegada, bastante alegre e sorridente, Ayrton
Senna falou das dificuldades da prova: "O estado do circuito
estava dez vezes pior que o ano passado, pois chegou muito forte durante
todo o percurso."
Senna não conteve sua emoção ao subir ao pódio
e chorou muito quando ouviu a execução de Hino Nacional.
Ele dedicou a vitória à sua família e a toda
a equipe, elogiando o trabalho dos mecânicos por terem trocado
o câmbio e o motor de seu Lotus na manhã de ontem, horas
antes da prova, e acertado bem o carro. "É um dia muito
feliz para mim. Tive muita sorte em me manter na competição
porque as condições eram desfavoráveis. Foi difícil
segurar o carro em linha reta."
Para o brasileiro, a corrida deveria ter sido interrompida antes do
final para evitar acidentes mais graves. "O carro de Rosberg
ficou atravessado no meio de uma curva, em uma posição
muito perigosa. Faltou pulso aos organizadores para encerrar a corrida
antes do final." Acrescentou que teve problemas com os freios
e que o seu carro se descontrolava nas curvas. E que só com
muita habilidade conseguiu completar as voltas sem sair da pista.
"Perdi a conta das vezes em que estive a ponto de bater em outro
carro. As condições da pista eram tão perigosas
que cheguei a pedir sua suspensão." Isso aconteceu na
trigésima volta, quando fez insistentes sinais às autoridades,
mas não foi atendido. Apesar dos perigos, batidas e derrapagens,
Senna demonstrou ser um especialista em pista molhada. Essa aptidão
do brasileiro começou a chamar a atenção do público
no Grande Prêmio de Mônaco do ano passado, quando nas
mesmas condições, acabou cruzando em segundo lugar,
depois de uma grande atuação.
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