AYRTON SENNA DÁ SHOW EM PORTUGAL


O brasileiro Ayrton Senna em Estoril, Portugal, sua primeira vitória na Fórmula 1.

Ayrton Senna vende de ponta a ponta GP de Portugal

Publicado na Folha de S.Paulo, segunda-feira, 22 de abril de 1985

Ayrton Senna obteve ontem com seu Lotus, no circuito de Estoril sua primeira vitória na Fórmula 1, liderando de ponta a ponta o Grande Prêmio de Portugal. O brasileiro esteve impecável, correndo sem falhas e com muita habilidade, numa prova prejudicada pela chuva e marcada por batidas e derrapagens. Dos 26 carros que largaram apenas dez conseguiram chegar ao final. Nélson Piquet largou em décimo, mas devido a problemas de pneus e de motor em seu Brabham, parou diversas vezes nos boxes e terminou em 16o. lugar.
Em segundo lugar chegou o italiano no Michele Alboreto, da Ferrari, seguido do francês Patrick Tambay, da Renault. Em quarto ficou Elio de Angelis, companheiro de Senna na Lotus e, em quinto, o inglês Nigel Mansell, da Williams O alemão-ocidental Stefan Bellof, da Tyrell, foi o sexto. Alain Prost e Niki Lauda, da McLaren, considerados os favoritos, abandonaram antes da metade da competição.
Senna fez uma boa largada, saindo à frente de De Angelis, que foi seguido por Prost e Michele Alboreto, da Ferrari (quarto). Imprimindo um ritmo mais veloz, o brasileiro abriu uma grande vantagem em relação aos demais pilotos, diferença que foi aumentada a cada volta até o final. Enquanto Senna se isolava na liderança, Prost encostava em De Angelis travando uma briga particular pela segunda posição.
Prost insistiu tanto na ultrapassagem, que acabou rodando na 31a volta, na reta dos boxes - seu carro deslizou sobre a água empoçada pela chuva, saiu da pista e bateu na grade de proteção, desistindo da prova. Com isso, Alboreto assumiu a terceira posição, Tambay a quarta e Lauda a quinta. Na 43a volta, De Angelis foi ultrapassado por Alboreto e, algumas voltas depois, Lauda caiu para a sétima colocação. Já no final da prova, Patrick Tambay, da Renault, passou De Angelis.

Choro e emoção marcaram a primeira vitória na F-1

Depois da bandeira de chegada, bastante alegre e sorridente, Ayrton Senna falou das dificuldades da prova: "O estado do circuito estava dez vezes pior que o ano passado, pois chegou muito forte durante todo o percurso."
Senna não conteve sua emoção ao subir ao pódio e chorou muito quando ouviu a execução de Hino Nacional. Ele dedicou a vitória à sua família e a toda a equipe, elogiando o trabalho dos mecânicos por terem trocado o câmbio e o motor de seu Lotus na manhã de ontem, horas antes da prova, e acertado bem o carro. "É um dia muito feliz para mim. Tive muita sorte em me manter na competição porque as condições eram desfavoráveis. Foi difícil segurar o carro em linha reta."
Para o brasileiro, a corrida deveria ter sido interrompida antes do final para evitar acidentes mais graves. "O carro de Rosberg ficou atravessado no meio de uma curva, em uma posição muito perigosa. Faltou pulso aos organizadores para encerrar a corrida antes do final." Acrescentou que teve problemas com os freios e que o seu carro se descontrolava nas curvas. E que só com muita habilidade conseguiu completar as voltas sem sair da pista.
"Perdi a conta das vezes em que estive a ponto de bater em outro carro. As condições da pista eram tão perigosas que cheguei a pedir sua suspensão." Isso aconteceu na trigésima volta, quando fez insistentes sinais às autoridades, mas não foi atendido. Apesar dos perigos, batidas e derrapagens, Senna demonstrou ser um especialista em pista molhada. Essa aptidão do brasileiro começou a chamar a atenção do público no Grande Prêmio de Mônaco do ano passado, quando nas mesmas condições, acabou cruzando em segundo lugar, depois de uma grande atuação.

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