SÃO PAULO GANHA UM NOVO ESTADIO: O DA PORTUGUESA

Publicado na Folha de S.Paulo, domingo, 09 de janeiro de 1972

O novo estadio da Associação Portuguesa de Desportos, no Canindé, será inaugurado hoje, às 16 horas, com o jogo internacional entre a equipe local e a do Benfica, que lidera o atual Campeonato Português de Futebol. O estadio comporta, agora, 26 mil pessoas, mas na segunda etapa das obras, será ampliado para 52 mil pessoas. Para o jogo de hoje, o primeiro de uma serie de três no Canindé, não haverá venda de ingressos nas bilheterias.
O atacante Eusebio, o principal jogador de Portugal e um dos mais famosos da Europa, está com sua presença ameaçada. Veio contundido e sua escalação está dependendo da revisão medica a ser feita hoje cedo. Somente depois é que o tecnico Jimmy Hogan (inglês) saberá se poderá contar com ele.

Portuguesa vs. Benfica é festa hoje no Canindé

A Portuguesa enfrenta o Benfica hoje, às 16 horas, na inauguração do Estadio do Canindé, em partida que valerá mais como uma grande festa da colonia portuguesa em São Paulo, que verá em ação os dois times de sua predileção. Na parte tecnica, o jogo poderá ser prejudicado por dois fatores: os jogadores da Portuguesa voltaram há poucos dias aos treinos e não estão em boa forma física, enquanto o Benfica estará desfalcado de três titulares, e alem disso, Eusebio depende de um teste hoje cedo para ser escalado.
De qualquer forma, o jogo promete agradar, porque o time da Portuguesa se esforçará para superar suas deficiencias e dar à torcida a alegria de uma grande vitoria. E o Benfica tentará provar sua condição de lider absoluto do Campeonato Português, e mais do que isso, confirmar sua atual fase de ascenção.

Piau

Apesar de ainda não ter renovado o contrato, o ponto-esquerda. Piau está escalado e será uma das atrações do jogo desta tarde, tirando uma preocupação do tecnico Rubens Minelli. O uruguaio Ibañez, contratado na semana passada, está fora de forma e não poderá estrear hoje, devendo ser lançado domingo que vem.
No ano passado, o Palmeiras fez sob a direção de Minelli, seu primeiro jogo contra o Benfica (1 a 1) e, como daquela vez, o treinador enfrenta agora a falta de preparo fisico do time.
"A Portuguesa voltou das ferias há pouco, enquanto o Benfica está disputando o Campeonato Português, e esta vantagem poderá ser decisiva. Nos proximos jogos, entretanto, teremos condições de jogar de igual para igual".

Um adversario ofensivo.

Minelli não se ilude com a ausencia de três titulares do Benfica e elogia bastante o adversario.
O Benfica é o time que mais marcou no Campeonato Português, com uma media de três gols por partida. Por isso, acho que eles jogam pra frente, e os três homens do ataque são rapidos e perigosos. Assim vamos tomar muito cuidado com a defesa.
A fim de poupar os jogadores, Minelli cancelou o individual que estava previsto para ontem cedo na Chacara do Rio Pequeno, onde a Portuguesa está concentrada. Os jogadores fizeram exames biométricos e passaram o dia descansando.

EUSÉBIO TALVEZ

Considerado o maior idolo do futebol europeu, Eusebio talvez não jogue esta tarde, por causa de uma distenção muscular na coxa esquerda. Sua escalação depende de um teste fisico que fará hoje cedo no Hotel Normandie, onde a delegação portuguesa está concentrada.
Se Eusebio, agora meia armador, não jogar, será substituido por Artur, que formará o meio-campo com Toni (medio-volante) e Simões (ponta-esquerda que joga recuado). Na frente, ficarão o ponta direta Nenê - tido como a grande revelação do Benfica na temporada passada - e a dupla de area Vitor Batista e Jordão.

DESFALQUES

O tecnico inglês Jimmy Hogan admite que a falta de três titulares - Jaime Graça, Humberto Coelho e Artur Jorge - poderá prejudicar o entrosamento do time, que é o lider do certame português com 6 pontos de vantagem sobre o Vitoria de Setubal, segundo colocado.
Jaime Graça, companheiro de Eusebio no meio-campo, não veio ao Brasil porque sofreu recentemente um acidente de automovel e está se recuperando de uma operação plastica no nariz. Artur será seu substituto. O zagueiro-central Humberto Coelho não obteve licença do Exercito para viajar e dará o lugar a Messias. No ataque, entrará Jordão, substituindo a Arthur Jorge (artilheiro do time, com 14 gols), que sofreu uma pancada na cabeça no jogo de quarta-feira, contra o Varense, e ficou em Lisboa para tratamento.

UM TECNICO INGLES

Para restabelecer o prestigio de uma das melhores equipes do mundo no inicio da decada de 60, o Benfica contratou Jimmy Hogan, ex-jogador e tecnico diplomado pela Escola de Educação Fisica da Inglaterra. Especialista em preparo fisico, Jimmy é auxiliado, na parte tecnica, pelo ex-ponta-direita José Augusto, que não viajou com a delegação.
O tecnico do Benfica não gostou do gramado do Canindé, que achou muito pesado e "deixará os jogadores cansados". Quanto ao esquema tatico empregado pelo Benfica, Jimmy diz que não há sistema fixo.
"Jogaremos de acordo com a forma que a Portuguesa se apresentar. Não temos apenas um estilo de jogo. Os jogadores mudam a tatica dentro do campo, se houver necessidade. O Benfica sabe jogar tanto no toque de bola como na correria. Tudo depende da Portuguesa".
Jimmy prefere falar da preparação fisica do time e, na sua opinião, o Benfica é um dos melhores do mundo, neste aspecto. No Campeonato Português. O Benfica, além de lider, tem o ataque mais positivo (45 gols) e a defesa menos vazada (8 gols). No ultimos diz anos, o maior rival do Benfica, tem sido o Sporting, que ganhou os titulos de 62,65 e 69. Os outros sete foram conquistado pelo Benfica.

TREINO

Os jogadores do Benfica, que chegaram anteontem a São Paulo, foram ontem cedo ao Canindé, para conhecerem o campo. O treino constou de exercicios fisicos e dois-toques. Eusebio foi o unico poupado; recebeu massagem no departamento Medico da Portuguesa.
Antes de voltar a Lisboa o Benfica fará mais três exibições no Brasil: quarta-feira contra o Flamengo, domingo contra o Vasco (ambos no Maracanã) e dia 18 contra o Coritiba (em Curitiba).

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.