ROJÃO ATINGE GOLEIRO CHILENO E SUSPENDE VITÓRIA DO BRASIL


Publicado na Folha de S.Paulo, segunda-feira, 4 de setembro de 1989

A explosão de um rojão junto ao goleiro chileno Rojas provocou a interrupção, aos 24 m do segundo tempo, do jogo entre Brasil e Chile, que definia uma vaga na Copa do Mundo. O Brasil vencia por 1 a 0, gol de Careca. Após a explosão, Rojas caiu, aparentemente ferido. Ele foi retirado pelos chilenos, que não voltaram ao Maracanã (Rio). Médicos legistas que o examinaram após a partida encontraram só uma "ferida incisa sem vestígios de pólvora" em seu supercílio. O juiz Juan Lostau esperou 20 m e encerrou o jogo. Ele disse que colocou em seu relatório que o Chile abandonou o campo. Se a Fifa aceitar a versão, o Brasil deve ser declarado vitorioso.

Foguete contra goleiro chileno pára jogo quando Brasil ganhava de 1 a 0

A partida entre Brasil e Chile, disputada ontem no Maracanã, não terminou. O jogo, válido pelas eliminatórias da Copa da Itália, foi interrompido aos 24 min do segundo tempo, após o goleiro chileno Rojas cair no gramado quando um fogo de artifício foi atirado em sua direção. O jogador saiu de campo, aparentemente ensanguentado, carregado por seus companheiros e sua seleção não voltou mais. O juiz Juan Lostau, da Argentina, esperou 20 minutos, junto com a seleção brasileira, e depois considerou a partida terminada. O Brasil, naquele momento, vencia por 1 a 0, gol de Careca aos 3min do segundo tempo. O Brasil precisava apenas empatar para conquistar a vaga do grupo para a Copa da Itália em 1990. O Chile precisava vencer.
A classificação para o Mundial será decidida agora pela comissão disciplinar da Federação Internacional de Futebol Association (Fifa). Dependerá da análise dos relatórios do árbitro, do comissário oficial da Fifa e do inspetor de árbitros. Lostau, após o jogo, disse que já colocou em seu relatório que houve abandono de campo por parte dos chilenos. Se esta versão prevalecer, o Brasil terá vencido o jogo oficialmente por 2 a 0 e estará na Copa. Há, porém, o risco de a Fifa determinar a realização de um novo jogo.
O fogo de artifício foi atirado pela torcedora Rosemeire Melo, que foi presa em flagrante. O diretor de futebol da CBF, Eurico Miranda, pediu a presença de um médico legista para fazer um exame de corpo de delito em Rojas. O que não tinha sido feito até as 22h.

Fifa pode determinar outra partida

Da Reportagem Local

O resultado da partida entre Brasil e Chile será decidido pela Fifa após análise dos relatórios do árbitro argentino Juan Carlos Lostau, do comissário oficial da entidade Augustin Dominguez (Espanha) e do inspetor de árbitros Eduardo Rocca Couture (Uruguai). Este procedimento consta do artigo 9, item 3, do regulamento da Copa Mundial da Fifa-Itália 90, e se aplica a jogos interrompidos por abandono de um dos times.
De acordo com o artigo 6o, item 5, se um time se recusar a continuar jogando ou deixar o campo, salvo caso de força maior reconhecido pela comissão de urgência, será considerada derrotado. "A partida e os dois pontos", atesta o regulamento, "serão adjudicados ao adversário com o resultado de 2 a 0, ou eventualmente mais, se a equipe ganhadora tiver alcançado um resultado superior no momento em que o adversário se retirou de campo".
Segundo o presidente da Comissão Brasileira de Arbitragem de Futebol (Cobraf), Áulio Nazareno, a Fifa pode também tomar outras decisões, favoráveis ao Chile, se considerar que este foi prejudicado:
1) Determinar a realização de outro jogo no Maracanã;
2) Determinar a realização de outro jogo em outro estádio do Brasil;
3) Determinar a realização de outro jogo em um estádio fora do Brasil.
Nazareno afirma que não há a possibilidade de a entidade determinar a realização apenas dos 21 minutos que faltavam para o fim do jogo. Para o ex-juiz brasileiro da Fifa, Armando Marques, o Brasil pode sofrer desde uma simples advertência até a perda dos pontos (o que classificaria o Chile).
Em 1987, num caso parecido, a Uefa (entidade que organiza o futebol europeu), determinou a realização de uma nova partida Holanda x Chipre, depois que o goleiro cipriota teve de ser substituído por ter sido atingido por uma pilha de rádio. O jogo anulado valia pela fase classificatória Eurocopa e acabara 8 a 0 para a Holanda. Na nova partida, a Holanda venceu por 4 a 0.
 

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.