O
VELHO QUE SABE TUDO
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Publicado
na Folha de S.Paulo, domingo, 7 de janeiro de 1979
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Em Natal o chamam de "o homem que sabe de tudo". Já virou até
nome de rua. Escreveu na 'Folha da Manhã' sobre musicologia, na
década de 40, sendo também etnógrafo, etnógrafo, etnólogo, antropólogo,
historiador, romancista, poeta e, principalmente, folclorista.
Mas não gosta do termo "folclore". Como folclorista, acho que
o termo certo é "cultura popular". Luís da Câmara só não sabe
de Matemática. Detesta, mais precisamente. É até inimigo dela.
Mas talvez por isso, é bem capaz de terminar como ministro da
Fazenda diz ele com sua risonha ironia, do alto dos 80
anos completados no penúltimo dia do ano passado, depois de uma
semana de festejos em Natal. Sentado na cadeira de balanço que
pertenceu ao pai e cercado de livros, quadros e esculturas, o
velho recebeu o repórter numa tarde quente de dezembro, risonho,
irônico e falando muito. Sem mesmo o cuidado recomendado pelos
médicos e apesar da vigilância de dona Dahlia, sua mulher.
por
Assis Angelo
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Sou o único rio-grandense do norte que não pode negar a idade, porque
ela está marcada na porta de minha casa. Mesmo
que o quisesse, não poderia. Placas de bronze enfeitam a entrada
da casa do folclorista mais famoso do Brasil, em Natal. Todas com
a data de seu nascimento: 30 de dezembro de 1898. Ele recebe correspondência
até desta forma: "Luís da Câmara Cascudo, Natal".
As
placas dizem: "Aqui, Luís da Câmara Cascudo serve ao Rio Grande
do Norte pelo trabalho intelectual mais nobre e mais constante que
o Estado já conheceu" (homenagem do Instituto Histórico e Geográfico
do RGN). "Aqui nesta casa, Luís da Câmara Cascudo, com sabedoria
e humanidade, completou 50 anos de vida intelectual" (homenagem
do Rio Grande do Norte).
Há
outras, mas o homenageado parece não ligar muito, talvez porque
as homenagens tenham se tornado um fato corriqueiro na sua vida.
Quando disseram que iam erguer-lhe uma estátua, ele simplesmente
veio com uma sugestão:
Ah é? Pois faz muito tempo que não toco piano. E só não toco porque
não tenho comigo esse belo instrumento. Deviam ter pensado um pouquinho
nisso...
Passou
um terço da vida fora do Brasil, correndo mundo:
E foi, então, vendo o meu país por outro ângulo, que passei a amá-lo
e a dar valor à feijoada e ao samba.
O
bom humor é marca registrada nesse homem que, nas horas de leitura,
que são muitas, delicia-se com Heródoto, Plinio, Tácito, Petrônio,
Terêncio, Montaigne, Cícero, Aristófanes, Platão, Plauto, Homero,
Ovídio, Sêneca, Anatole France etc.
Me chamo Luís em homenagem a Luís, rei de França. Fui o terceiro
filho e único sobrevivente. Meu pai era tenente da Polícia, que
lutou contra cangaceiros. A rua onde nasci tinha nome lindo: rua
das Virgens. Um dia, o prefeito resolveu mudar para rua Luís da
Câmara Cascudo. Escrevi-lhe umas cartas desaforadas, até que ele
trocou, ou melhor, acrescentou algo mais ao nome. Agora, a rua se
chama "Luís da Câmara Cascudo, ex-rua das Virgens".
Um
velho simples, cordial, brincalhão, irônico. Na cidade onde mora
os meninos e muitos adultos dizem que "ele é o homem que sabe de
tudo". O folclorista mais famoso do Brasil, e um dois mais importantes
do mundo, aprendeu a ler, por esforço próprio, em vários idiomas:
inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, grego e latim. Já traduziu
inúmeras obras. E diz que fala "muito mal" o português.
Mentir é feio, mas é gostoso.
E
o velho dá risada. O encontro com o velho começou assim. Dona Dahlia,
sua mulher, atendeu à porta, convidou para entrar e pediu:
Espere alguns minutos.
Não
demorou muito, mestre Câmara apareceu vestindo pijama e arrastando
sandálias, fumando um charuto que parece nunca se apagar, olhar
penetrante e fingindo cara feia. Depois dos cumprimentos de praxe,
senta-se na cadeira de balanço, que pertenceu ao pai, e diz:
Não posso me expressar como fazia em 1906... Fui professor durante
toda a vida e mudo a linguagem e a lógica de acordo com o centro
de interesses dos meus ex-alunos, que foram mais de dois mil, em
50 anos. A minha preocupação como professor era dar a disciplina
como matéria útil, diária, e não como decoração a ser dependurada
na sala. Sempre procurei uma linguagem que fosse assimilada. Eu
me misturo com as pessoas para aprender alguma coisa. Isso de ver
de palanque não é comigo... A minha felicidade consiste em valorizar
a vida alheia. Assim, aprendi muito.
Em
seguida, pede as perguntas por escrito, porque não é mais um homem
que ouve bem.
Primeira
pergunta:
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FOLHETIM - Mestre Câmara, o senhor acha que o Brasil vai bem?
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Câmara Cascudo - (repetindo para si mesmo
a pergunta) Vai maravilhosamente. O Brasil vai tão bem que os políticos
não puderam acabar com ele... Todo mundo diz que o Brasil está à
beira do abismo. Mas eu acho que a minha pátria está numa das melhores
situações. Pelo seu povo. Pela alegria do seu povo, pelo poder de
desorganização do seu povo. O brasileiro dá nó em pingo d'água.
De maneira que não tem jeito pra ele. Costumo dizer a todo mundo
que nesta terra não existe ladrão, especuladores ou mau-caráteres.
É mentira, mas é gostoso de ouvir...
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FOLHETIM - O que o senhor espera do governo Figueiredo?
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Câmara
Cascudo - Santo Deus! Muitos anos eu sonhei, e mesmo trabalhei
para que o general Euclides Figueiredo, o pai, fosse presidente
da República. Era uma figura completa de homem e de cidadão. Alegre,
emocional e tudo o mais. Não vi o pai, vou ver o filho assumir.
Que Deus o proteja...
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FOLHETIM
- Recentemente, o senhor pediu a anulação do seu título de eleitor.
Por quê?
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Câmara Cascudo - É que a lei eleitoral manda dispensar
do exercicio as pessoas que já tenham 70 anos. Eu tenho 80. Há sessenta
anos que eu participo das estrelas e das constelações do Parlamento
brasileiro... Agora já basta de escolher as suas excelências. Surdo,
vendo pouco, sem poder ir para a rua, é necessário, pois, que eu
tenha o meu programa de casa, e nesse não está incluída a escolha
de suas excelências. Por isso, eu que fui professor de Direito,
em vez de não votar amparado na lei, fiz junto com um ex-aluno meu,
hoje um grande advogado, Di... Dinarte... como é o nome dele? (dona
Dahlia dá o nome do ex-aluno) pois bem, Diógenes da Cunha Lima...
Pedi que ele requeresse o cancelamento do meu titulo. Justamente
por isso, jornais do Rio e de São Paulo fizeram um bafa danado,
dizendo que "o mestre Cascudo não quer mais votar", "mestre Cascudo
não quer e tal". Não foi nada não. Apenas optei pelo direito lógico
de repousar.
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FOLHETIM - O que o Sr. diz sobre a tão falada emancipação dos índios?
E sobre o desmatamento da Amazônia, para saldar a nossa divida externa?
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Câmara
Cascudo - (repete a pergunta, como se estivesse sozinho) Os
índios são os donos da casa. Nas minhas pesquisas eu tive o maior
contato com eles. Sou um apaixonado por eles. O mal é torná-los
brasileiros sem ajudá-los ao momento presente em que eles largam
as malocas amazônicas e mato-grossense e vão pra Brasília ser funcionários
públicos... O desmatamento da Amazônia para salvar a nossa dívida
externa faz me lembrar do sujeito que vendeu o automóvel para comprar
gasolina... Nós vendemos a mata, meu filho, e ficamos com outro
problema. Não teremos mais a divida externa, mas teremos o problema
de uma região mista sem mata. Vem a erosão, vem a terra que não
produz, vem a mudança do clima...
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FOLHETIM - ... do oxigênio...
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Câmara
Cascudo - (fazendo sinal de silêncio)... aí você bote umas coisinhas
suas. Outro problema tão sério, tão nacional, tão ofensivo e premente
como a divida externa...
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FOLHETIM - Que contribuição o senhor acredita ter dado ao Brasil,
ao povo brasileiro?
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Câmara
Cascudo - Eu dei ao meu país uma bibliografia leal e legítima,
porque não foi feita de imaginação e de livros, mas do contato direto
com o povo. Com a legitimidade do apurado, com a confissão e a contribuição
de um pesquisador direto, levando aos quadros brasileiros os elementos
fundamentais da sua marcha para o progresso (e fala grifando, silaba
por silaba, a palavra fundamental).
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FOLHETIM - O que é cultura popular?
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Câmara
Cascudo - Cultura popular é a que vivemos. É a cultura tradicional
e milenar que nós aprendemos na convivência doméstica. A outra é
a que estudamos nas escolas, na universidade e nas culturas convencionais
progmáticas da vida. Cultura popular é aquela que até certo ponto
nós nascemos sabendo. Qualquer um de nós é mestre, que sabe contos,
mitos, lendas, versos, superstições, que sabe fazer caretas, apertar
mão, bater palmas e tudo quanto caracteriza a cultura anônima e
coletiva.
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FOLHETIM - Quando o senhor decidiu pesquisar o folclore brasileiro?
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Câmara
Cascudo - Muito novo, em 1915, com 17 anos, eu era repórter
do jornal de meu pai. "A Imprensa", que durou de 1914 a 27. E já
nesse tempo fui, irresistivelmente, chamado pela cultura cotidiana;
feira, mercado, festas religiosas na rua, cantos populares alusivos
às distrações populares, a indumentária, a alimentação, a linguagem...
Essas coisas me seduziram até os oitent'anos.
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FOLHETIM - Diga uma coisa: o que o senhor acha da crítica literária?
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Câmara
Cascudo - Eu não creio em crítica literária. Por mais que se
escreva sobre doutrina e outras coisas da crítica literária, eu
acho que a crítica se reduz à sensação da opinião a reação pessoal
de cada um de nós diante do livro que lemos. Tanto mais durável
quanto mais alto o dom de quem escreva isso. Mas cada um de nós
tem, indelevelmente, o direito da percepção, o direito de sentir
e reagir de acordo com a sua sensibilidade, o direito de gostar
ou não. Isso é eterno e deve ser respeitado.
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FOLHETIM - Qual seria o seu último desejo?
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Câmara
Cascudo - O meu último desejo (irônico) é não ir para o inferno.
E ir por pouco tempo para o purgatório... que eu acho muito interessante.
Queria ficar pouco tempo no purgatório para fazer as minhas reportagens,
não é? Sobre a situação de lá, sobretudo para não perder comunicação
com os meus leitores brasileiros: não é?
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FOLHETIM - O senhor é cristão?
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Câmara
Cascudo - Sou católico, fumo e bebo tanto quanto deixam (solta
uma baforada do charuto Havana e pigarreia).
Dona
Dahlia - O médico não quer que ele fume, mas ele fuma assim
mesmo...
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FOLHETIM - Como é o seu dia-dia?
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Câmara Cascudo - O meu dia-dia, meu caro confrade,
é que eu preciso me ocupar para não me preocupar, especialmente
aos oitenta'anos. Para eu não estar mal-humorado, irritante, intolerante,
devo ter um programa de realização dentro das minhas possibilidade.
As possibilidades são muito limitadas. Eu já não sou o Otinor de
Campos, o homem que vai prá Africa, ao interior africano, ou ao
americano. Tenho que ficar em casa, logo, criar algo no mundo da
casa: reminiscências, livros. Agora, você sabe, nunca estamos sozinhos
quando pensamos. Está ao redor de nós o nosso passado o que nós
pensamos, o que nós conversamos, lemos, enfim, o patrimônio pessoal
da lembrança. E é isto que me mantém vivo e bem-humorado. Todos
os jornais, toda a gente fala do meu bom-humor. Sou bem-humorado,
porque trabalho. Se não trabalhasse, estaria perpetuamente mal-humorado...
Depois de todas essas minhas respostas afetuosamente dadas a você,
você agora vá baixar noutro terreiro...
Dona Dahlia - ...
ele é assim mesmo. Não toma prumo. Isso que ele disse, "vá baixar
noutro terreiro", já é uma frase conhecida de todo mundo aqui...
Câmara
Cascudo - Vá
baixar noutro terreiro sabendo que só dei isto (as respostas) porque
sede vós quem sodes, caso contrário eu não daria, eu não me levantaria
da cama .
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Mas o velho brincalhão continuou a falar...
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Câmara Cascudo - Estudei medicina na Bahia. O meu
pai, que era milionário quando nasci, estava meio empobrecido nessa
época, e não consegui montar o meu próprio laboratório. Por isso
fui para a advocacia e me formei em 1928. Fui advogado de sindicatos
de bancários e trabalhava praticamente de graça, ganhando apenas
300 mil réis por mês... Eu conservo toda a mecânica psicológica
dos meus cincoent'anos. Generais, brigadeiros, almirantes, reitores,
ministros de Estado, universitários, o repórter da "Folha" e outras
pessoas as trato de senhor... mas dentro de dois minutos começo
a dizer: mas menino eu tô te dizendo, deixa de ser jumento... Chamei
de menina a senhora do presidente da República, dona Lucy Geisel,
que veio me visitar. Durante dois minutos, chamei de senhora, madame.
Depois veio o reflexo condicionado da minha vida de professor. Fui
professor de todo mundo. Cincoent'anos de professor em Natal. Nunca
aceitei os convites insistentes nem para o Rio de Janeiro. Fiquei
na Faculdade de Direito até me aposentar. De maneira que por mais
importante que seja a pessoa, para mim ela é sempre menina, menino
de 16, 17 anos. Agora, eu vou deitar e você vá baixar noutro terreiro...
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E o velho vai-se deitar. Fica dona Dahlia, que é uma história à
parte. No começo, ela não gostou muito da idéia de fazer uma entrevista
com o mestre.
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Dona Dahlia - Ele
está cansado, adoentado e precisa de repouso. Ele não liga pra isso
não, e quando começa a falar não tem no mundo ninguém capaz de fazê-lo
parar. Se não fosse eu, ele ficava o tempo todo falando.
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FOLHETIM - Como é que se porta o mestre Câmara em casa, sozinho?
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Dona Dahlia - Da
forma como você acabou de ver. Ele nunca está, sozinho, tem os livros...
O homem culto, de letras, folclorista, escritor, se iguala à figura
humana que é: uma figura maravilhosa. A simplicidade dele é uma
das coisas que o tornam ainda mais grandioso. No próximo ano faremos
bodas de ouro, pois já temos 49 anos de casados.
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FOLHETIM - Agora me conte a senhora, como é o dia-dia dele?
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Dona Dahlia - Recebe
muitas visitas. Só não recebe mais porque eu vou controlando um
pouco. Às cinco horas da manhã já está acordado, lendo. Fuma charutos
Havana que um amigo manda do Rio. Bebe uisque e vinho "tanto quanto
me permitem" ele diz. Reza sempre o terço, mas dificilmente vai
à igreja. Lê histórias em quadrinhos e vê Chacrinha na tevê. Detesta
os formalismos e sempre que pode fica à vontade, de pijama e sandália.
Seus cabelos prateados estão eternamente despenteados. Gosta muito
de apreciar a natureza.
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FOLHETIM - O que ele está escrevendo atualmente?
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Dona Dahlia -
Um livro sobre superstições.
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Há dez anos, os escritores Aurélio Buarque de Holanda, Joracy Camargo,
Renato de Almeida, Mozart de Araújo e o radialista Almirante, entrevistaram
Câmara Cascudo para o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.
Na ocasião, ele contou:
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Câmara Cascudo -
A minha mulher se chama Dahlia. Podem dizer que sou um homem que
conseguiu se unir a uma flor. Tive o prazer de possuí-la, e ela
a paciência de me aturar. Já me submeti a uma análise e descobri
que se tivesse de me casar de novo, eu me casaria com ela. Pretendo
me desquitar, entretanto. Só assim poderei cortejá-la novamente...
Dona
Dahlia - Tem vez que a gente saí por aí de mãos dadas, como
dois jovens enamorados. Nessas ocasiões, olhamos as estrelas e o
luar...
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Ela conta isso orgulhosa e sorrindo. Dona Dahlia Freyre Cascudo.
Uma mulher baixinha, risonha e simpática, de gestos largos e uma
beleza que o tempo ainda não esqueceu.
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