TECNICA ESPECIAL PARA AGRADAR AS FREGUESAS


Publicado na Folha da Manhã - domingo, 27 de julho de 1952

Neste texto foi mantida a grafia original

Sonham Os Vendedores Com A Cliente Ideal, Que Faça Rapidamente Suas Compras - Tipos De Conversações Que Devem Ser Mantidas

Compreende-se que todo o vendedor sonhe com uma freguesa que, ao entrar na loja, seja laconica no pedir a mercadoria, saiba exatamente o que quer comprar e não perca mais tempo do que o estritamente necessario para realizar essa compra.
Mas, na pratica, essa freguesa ideal não existe. O que existe são as clientes que tomam tempo, falam muito e nada compram. Um grande estabelecimento do tipo "dois cruzeiros", nos Estados Unidos, realizou uma estatistica entre seus fregueses e verificou que 80% eram mulheres, sendo que a terça parte dessa clientela deixava a loja sem nada comprar. Se a media do tempo gasto por um homem para comprar um objeto é de cinco minutos, uma mulher empregará vinte para realizar a mesma compra. Tambem não se deve esquecer que nesse tipo de lojas, em que a multidão percorre corredores num fluxo continuo e rapido, as mulheres não têm oportunidade de perder muito tempo em conversas. Situação exatamente inversa é a que se verifica quando elas vão a um salão de modas ou de beleza, onde, em geral, marcam encontros com amigas e fazem novos conhecimentos, tendo assim mais oportunidade de falar.
As modistas e os cabeleireiros devem cuidar não somente da boa execução do trabalho profissional, mais ainda de estabelecer um ambiente agradavel, de bom humor, para entreter as clientes.

Livro De Conselhos

Há algum tempo foi publicado, na França, um livrinho que continha conselhos para os vendedores, cabeleireiros, penteadores, modistas, para criar esse ambiente indispensavel às clientes de estabelecimentos do genero, as quais gostam de conversar, mexericar, comentar a vida alheia, etc. Entre esses conselhos há um de ordem geral, muito interessante: "A lingua inabil pode destruir o trabalho da mão mais habil".
É uma verdadeira arte preparar o ambiente para a cliente contar determinada historia, enquanto o vendedor se limita a confirmar, apoiando as palavras da freguesa. Ela ficará, certamente, satisfeita com essa oportunidade de falar e não se lembrará de que esperou três quartos de hora para experimentar um vestido. Depois, ela dirá às suas amigas e conhecidas que a modista "X" é uma mulher culta e de conversação agradavel e a recomendará às futuras clientes.
O autor do livro dirige-se também às clientes aconselhando-as a criar esse ambiente se, por acaso, entrarem em contacto com uma vendedora ou modista que não tenha muita pratica...

Em Contacto Com A Cliente

E prossegue o autor dos interessantes conselhos, afirmando que nunca se deve dizer a uma mulher: "Com esse chapéu a senhora parece dez anos mais moça." Isso seria impertinente. Mas deve-se dizer: "O outro chapéu envelheceria a senhora."
E uma costureira que se preza de ser inteligente não dirá, nunca, à freguesa: "Essas pregas esconderão melhor suas dimensões" mas, sim: "Com essas pregas, a senhora vai ficar mais esbelta".
Quando uma freguesa apresenta uma filha, é absolutamente necessario declarar-lhe: "Mas a senhora não dá a impressão de ter já uma filha dessa idade".
Um penteador que tinge o cabelo de uma cliente grisalha para ruiva, ou loira, nunca deve tocar em assuntos que lembrem a primeira guerra mundial. As discussões sobre politica devem ser cuidadosamente evitadas, porque as mulheres sempre mostram interesse muito pequeno por essas questões.
Uma jornalista francesa que realizou uma enquete entre cabeleireiras, afirma que a maioria das respostas à pergunta: "Sobre que assunto prefere falar com as clientes?". Foi "doença". Uma delas explicou:
"Gosto de falar sobre doenças, porque todas as minhas clientes apreciam falar de doenças proprias, de pessoa de sua familia, ou das conhecidas; e isso não ofende ninguem. E, alem disso, acho muito curioso saber das doenças alheias e, ao mesmo tempo, aprendo muita coisa".

A Freguesa Sabe Mais

O melhor especialista em qualquer assunto jamais dever perder de vista que tudo o que ele sabe é ainda pouco em relação ao que a freguesa sabe... A cliente conhece os segredos da ultima moda em cortes de cabelo, ou da linha dos modelos de Dior. Ela poderá explicar como se fazem chapéus, ou como cortar uma pele de cobra para fazer sapatos. Para conquistar a confiança da cliente deve-se demonstrar que se está prestando atenção a todas as informações. E para conquistá-la inteiramente, é necessario demonstrar reconhecimentos pelos ensinamentos que ela acaba de dar.
Contou uma conhecida modista francesa que, muitas vezes, as mulheres que contam essas historias exageram. Uma delas, por exemplo, afirmou-lhe que cozinha, costura, sabe fazer bolos, decora a casa, etc. Convem acreditar em todas essas lorotas, se não se quiser perder a freguesa.

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