TECNICA ESPECIAL PARA AGRADAR AS FREGUESAS
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Publicado
na Folha da Manhã - domingo, 27 de julho de 1952
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Neste texto foi mantida a grafia original
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Sonham
Os Vendedores Com A Cliente Ideal, Que Faça Rapidamente Suas
Compras - Tipos De Conversações Que Devem Ser Mantidas
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Compreende-se que todo o vendedor sonhe com uma freguesa que, ao entrar
na loja, seja laconica no pedir a mercadoria, saiba exatamente o que
quer comprar e não perca mais tempo do que o estritamente necessario
para realizar essa compra.
Mas, na pratica, essa freguesa ideal não existe. O que existe
são as clientes que tomam tempo, falam muito e nada compram.
Um grande estabelecimento do tipo "dois cruzeiros", nos
Estados Unidos, realizou uma estatistica entre seus fregueses e verificou
que 80% eram mulheres, sendo que a terça parte dessa clientela
deixava a loja sem nada comprar. Se a media do tempo gasto por um
homem para comprar um objeto é de cinco minutos, uma mulher
empregará vinte para realizar a mesma compra. Tambem não
se deve esquecer que nesse tipo de lojas, em que a multidão
percorre corredores num fluxo continuo e rapido, as mulheres não
têm oportunidade de perder muito tempo em conversas. Situação
exatamente inversa é a que se verifica quando elas vão
a um salão de modas ou de beleza, onde, em geral, marcam encontros
com amigas e fazem novos conhecimentos, tendo assim mais oportunidade
de falar.
As modistas e os cabeleireiros devem cuidar não somente da
boa execução do trabalho profissional, mais ainda de
estabelecer um ambiente agradavel, de bom humor, para entreter as
clientes.
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Livro
De Conselhos |
Há algum tempo foi publicado, na França, um livrinho
que continha conselhos para os vendedores, cabeleireiros, penteadores,
modistas, para criar esse ambiente indispensavel às clientes
de estabelecimentos do genero, as quais gostam de conversar, mexericar,
comentar a vida alheia, etc. Entre esses conselhos há um de
ordem geral, muito interessante: "A lingua inabil pode destruir
o trabalho da mão mais habil".
É uma verdadeira arte preparar o ambiente para a cliente contar
determinada historia, enquanto o vendedor se limita a confirmar, apoiando
as palavras da freguesa. Ela ficará, certamente, satisfeita
com essa oportunidade de falar e não se lembrará de
que esperou três quartos de hora para experimentar um vestido.
Depois, ela dirá às suas amigas e conhecidas que a modista
"X" é uma mulher culta e de conversação
agradavel e a recomendará às futuras clientes.
O autor do livro dirige-se também às clientes aconselhando-as
a criar esse ambiente se, por acaso, entrarem em contacto com uma
vendedora ou modista que não tenha muita pratica...
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Em
Contacto Com A Cliente |
E prossegue o autor dos interessantes conselhos, afirmando que nunca
se deve dizer a uma mulher: "Com esse chapéu a senhora
parece dez anos mais moça." Isso seria impertinente. Mas
deve-se dizer: "O outro chapéu envelheceria a senhora."
E uma costureira que se preza de ser inteligente não dirá,
nunca, à freguesa: "Essas pregas esconderão melhor
suas dimensões" mas, sim: "Com essas pregas, a senhora
vai ficar mais esbelta".
Quando uma freguesa apresenta uma filha, é absolutamente necessario
declarar-lhe: "Mas a senhora não dá a impressão
de ter já uma filha dessa idade".
Um penteador que tinge o cabelo de uma cliente grisalha para ruiva,
ou loira, nunca deve tocar em assuntos que lembrem a primeira guerra
mundial. As discussões sobre politica devem ser cuidadosamente
evitadas, porque as mulheres sempre mostram interesse muito pequeno
por essas questões.
Uma jornalista francesa que realizou uma enquete entre cabeleireiras,
afirma que a maioria das respostas à pergunta: "Sobre
que assunto prefere falar com as clientes?". Foi "doença".
Uma delas explicou:
"Gosto de falar sobre doenças, porque todas as minhas
clientes apreciam falar de doenças proprias, de pessoa de sua
familia, ou das conhecidas; e isso não ofende ninguem. E, alem
disso, acho muito curioso saber das doenças alheias e, ao mesmo
tempo, aprendo muita coisa".
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A
Freguesa Sabe Mais |
O melhor especialista em qualquer assunto jamais dever perder de vista
que tudo o que ele sabe é ainda pouco em relação
ao que a freguesa sabe... A cliente conhece os segredos da ultima
moda em cortes de cabelo, ou da linha dos modelos de Dior. Ela poderá
explicar como se fazem chapéus, ou como cortar uma pele de
cobra para fazer sapatos. Para conquistar a confiança da cliente
deve-se demonstrar que se está prestando atenção
a todas as informações. E para conquistá-la inteiramente,
é necessario demonstrar reconhecimentos pelos ensinamentos
que ela acaba de dar.
Contou uma conhecida modista francesa que, muitas vezes, as mulheres
que contam essas historias exageram. Uma delas, por exemplo, afirmou-lhe
que cozinha, costura, sabe fazer bolos, decora a casa, etc. Convem
acreditar em todas essas lorotas, se não se quiser perder a
freguesa. |
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