AUTENTICOS "SUPERMERCADOS" FUNCIONARÃO EM SÃO PAULO


"Destinam-se a resolver os problemas de tempo e dinheiro das donas de casa", afirma o sr. Raul Pinto Borges, diretor dos Supermercados Sirvase S.A. - Tecnicos brasileiros aplicarão aqui os processos americanos de bem servir o publico - O problema da carne

Publicado na Folha da Noite, quinta-feira, 23 de abril de 1953

Neste texto foi mantida a grafia original

A organização Supermercados Sirvase S.A. já está instalando em São Paulo os primeiros "supermercados", tão perfeitos quanto os que hoje funcionam com absoluto exito nos Estados Unidos. A esse respeito a reportagem da FOLHA DA NOITE ouviu o sr. Raul Pinto Borges, diretor daquela organização, que, antes de expor os planos que estão sendo estudados para a imediata instalação dos primeiros estabelecimentos daquele genero, teceu considerações sobre as vantagens que terão os "supermercados" num país como o nosso, que se industrializa rapidamente, provocando grande afluxo humano nos centros comerciais e industriais, como São Paulo.
- "Inicialmente - disse-nos o sr. Pinto Borges - vele a pena revelar, em linhas gerais, o que são os "supermercados" nos Estados Unidos. São amplos e imensos emporios previamente construidos, obedecendo a todas as exigencias de higiene e asseio, nos quais a dona de casa, sob um mesmo teto e com uma unica visita, poderá suprir-se de tudo - desde produtos alimenticios e domesticos, a verduras frescas, panelas ou artigos para limpeza, poupando, portanto, seu precioso tempo e dinheiro, pois os "supermercados" são concebidos para oferecer preços sempre uniformes. Há mesmo alguns "supermercados" nos Estados Unidos que já incluem produtos farmaceuticos, revistas e jornais, isto para oferecer a possibilidade de se comprar o maximo num minimo de tempo. Como é facil compreender, diante de tantas vantagens oferecidas, os "supermercados" substituem as feiras, armazens e principalmente os açougues."

Sua importancia na vida americana

"Conforme dissemos - continuou o sr. Raul Pinto Borges - num simples passeio a dona de casa pode comprar tudo de que necessita para abastecer sua despensa ou cozinha. Realmente, é muito simples a operação de compra. As mercadorias estão colocadas à vista e no alcance do publico, em prateleiras ou gondolas que correm ao longo da loja, agrupadas de acordo com os tipos. Em tudo há etiquetas determinando preço, peso ou quantidade. Logo à entrada, há carrinhos metalicos destinados à coleta. Neles a dona de casa, à medida que percorre as varias seções, vai colocando suas escolhas. Uma vez terminada a coleta, dirigi-se ao balcão onde se encontram caixas registradoras que acusam a importancia a ser paga.
"Tal facilidade e praticidade foram apreciadas pelo povo americano, a tal ponto que os "supermercados" passaram a dominar a quase totalidade do comercio de generos. Não será demais acrescentar que os "supermercados" são hoje uma instituição na vida americana, como uma escola, um hospital, ou mesmo uma igreja; o povo americano não poderia viver sem eles. E, apenas como curiosidade, quero dar o exemplo de uma única "cadeia" de "supermercados", nos Estados Unidos a qual passou a dominar as vendas gerais nas coletividades. Valendo-nos de dados divulgados, diremos que a referida cadeia vende 1 de cada 7 xicaras de café, consumidas naquele país; 1 de cada 7 quilos de manteiga; 1 de cada 28 ovos... Isto quer significar que 10% de toda a verba destinada à aquisição de produtos alimenticios pelo povo americano passa pelas sua caixas registradoras. Como vê, os "supermercados" são, inegavelmente, uma renovação nos sistemas de vendas diretas."

Preços baixos e uniformes

- "Mas até aqui - prossegui o sr. Pinto Borges - falamos apenas do lado puramente pratico dos "supermercados". É necessario, porem, acentuar dois pontos que reputamos a base de todo o sucesso dos mesmos: preços baixos e uniformes e higiene. Operando com grandes volumes e tremenda velocidade de venda, é evidente que os preços tendem a baixar. Alem disso, a uniformização é indispensavel, para não dizermos que é um criterio dominante, pois a uniformização de preços de produtos do mesmo genero facilita a aquisição. Quanto à higiene e ao asseio, basta ressaltar que todos os produtos manuseados, para empacotamento, são trabalhados à vista do publico, em compartimentos dotados de ar refrigerado, isentos de moscas e pó. Nas lojas, permanecem expostos unicamente produtos empacotados, que não se alteram com a possibilidade de serem tocados diretamente ou atingidos pela poeira. Essa proteção eficiente aos diversos produtos que necessitam de frio é fornecida nas camaras frigorificas e nas dependencias equipadas com ar condicionado."

Supermercados em São Paulo

Depois dessa introdução preliminar, em que foram descritos os "supermercados" nos Estados Unidos, indagamos do sr. Raul Pinto Borges se os "supermercados" que estão sendo montados em São Paulo são autenticos ou simples imitações do que atualmente se faz naquele país. O sr. Pinto Borges foi preciso na sua definição, esclarecendo, em primeiro lugar, que os "supermercados Sirvase" serão copias absolutamente autenticas, e não grosseiras imitações, pois os minimos detalhes para os "supermercados" brasileiros foram suficientemente estudados "in-loco", isto é, nos Estados Unidos, pelo sr. Fernando Pacheco Castro, tambem diretor da mesma firma.
"O sr. Fernando Pacheco Castro - acentuou o nosso entrevistado - passou dois meses proveitosos nos Estados Unidos. Visitou inumeros "supermercados" e entrou em contacto com fabricantes de equipamentos refrigerados, bem como produtores de gondolas, maquinaria, sistema de controle, etc. Os minimos detalhes foram estudados, pois não queremos improvisar. Para se ter uma idéia do rigor de nossos propositos, basta lembrar que o sr. Fernando Pacheco procurou observar até os sistemas de controle de estoque, operação de compras e metodos quase "cientifica" de disposição de artigos dentro das lojas."

Revolução na venda de carnes

- "Ora - continuou o sr. Raul Pinto Borges - o Brasil é um país novo, e pela primeira vez terá, realmente, "supermercados" à altura de suas necessidades. Os problemas de aquisição de generos se agravam cada vez mais e nós pretendemos, honestamente, contribuir para suavizar as aflições que preocupam nossa gente. Queremos, sobretudo, vender o melhor e o mais em conta às donas de casa, que já não dispõem de tanto tempo para compras. Nossos "supermercados" serão a mais perfeita contribuição de particulares para a solução guase definitiva de grandes "pequenos" problemas, como o problema, por exemplo, da carne. Estamos absolutamente seguros de que ninguem, no Brasil, oferecerá maiores vantagens do que os nossos "supermercados" na venda de carnes em retalho.
"Para que se possa avaliar o que seja o nosso sistema de vendas de carne, em particular, basta adiantar que convidamos um dos maiores tecnicos de "cortes" para dirigir nosso departamento de vendas de carne. Queremos nos referir ao sr. Fernand Caron, que tambem observou nos Estados Unidos as varias tecnicas empregadas para cortes. Pretendemos vender carnes já cortadas e empacotadas em celofane "polythelene", obedecendo aos varios sistemas de cortes americanos e franceses. O empacotamento, conforme se faz nos Estados Unidos, já adotado em diversos paises da Europa, será feito no Brasil sob os maiores rigores de higiene. A carne é protegida adequadamente com refrigeração, e as nossas seções estão aptas à mais alta velocidade de venda, sem nenhuma necessidade de balconista. A dona de casa escolhe o seu pedaço predileto, retira-o e coloca-o no carrinho. Em cada bandeja há o preço e o peso marcados. A base de uma organização desta classe é a proteção adequada fornecida a carne pelas camaras frigorificas.
"Infelizmente, as limitações de uma simples entrevista não me permitem aprofundar mais, para que se possa julgar essa verdadeira revolução na venda de carnes. Porem, qualquer pessoa poderá ter uma idéia visitando o balcão-frigorifico aberto (self-service) - o primeiro instalado no Brasil, na Loja Araujo. Diante daquele simples balcão, pode-se compreender o que significarão varios balcões abertos, com centenas e centenas de pacotes de carne, numa verdadeira oferta ao publico que, sem injunção de qualquer vendedor, aprecia e escolhe o corte que mais lhe convier. Estamos absolutamente certos de que nunca houve no Brasil sistema de venda de carnes frescas tão perfeito quanto o nosso. Para garantirmos o sucesso da nova loja estamos ensinando novos aprendizes a trabalhar com carnes sob os metodos mais modernos. Alem do mais, garantimos a qualidade de nossa carne, pois que a mesma será fornecida pela Cia. Swift, o que já é uma garantia para os consumidores."

Julgamento do publico

Dando prosseguimento a sua entrevista, o sr. Pinto Borges acentuou que somente o publico poderá, julgar os "supermercados" Sirvase.
- "Nossa principal publicidade, finalizou, será a opinião das donas de casa. Estas, aliás, já começaram a dar o seu decidido apoio à "amostra" do que serão os "supermercados", amostra que não é outra senão a Loja Araujo, onde já instalamos o balcão frigorifico aberto, em pleno funcionamento. Diante das vantagens da compra em balcões desse genero, estamos seguros de que as donas de casa de São Paulo serão a base do sucesso do primeiro autentico "supermercado" que está sendo construindo na rua da Consolação, 2.581.
"Só os verdadeiros "supermercados", rematou, resolvem o problema de tempo e dinheiro."


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