AUTENTICOS "SUPERMERCADOS" FUNCIONARÃO EM SÃO
PAULO
"Destinam-se a resolver os problemas de tempo e dinheiro das
donas de casa", afirma o sr. Raul Pinto Borges, diretor dos
Supermercados Sirvase S.A. - Tecnicos brasileiros aplicarão
aqui os processos americanos de bem servir o publico - O problema
da carne
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Publicado
na Folha da Noite, quinta-feira, 23 de abril de 1953
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Neste texto foi mantida a grafia original
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A organização Supermercados Sirvase S.A. já está
instalando em São Paulo os primeiros "supermercados",
tão perfeitos quanto os que hoje funcionam com absoluto exito
nos Estados Unidos. A esse respeito a reportagem da FOLHA DA NOITE
ouviu o sr. Raul Pinto Borges, diretor daquela organização,
que, antes de expor os planos que estão sendo estudados para
a imediata instalação dos primeiros estabelecimentos
daquele genero, teceu considerações sobre as vantagens
que terão os "supermercados" num país como
o nosso, que se industrializa rapidamente, provocando grande afluxo
humano nos centros comerciais e industriais, como São Paulo.
- "Inicialmente - disse-nos o sr. Pinto Borges - vele a pena
revelar, em linhas gerais, o que são os "supermercados"
nos Estados Unidos. São amplos e imensos emporios previamente
construidos, obedecendo a todas as exigencias de higiene e asseio,
nos quais a dona de casa, sob um mesmo teto e com uma unica visita,
poderá suprir-se de tudo - desde produtos alimenticios e domesticos,
a verduras frescas, panelas ou artigos para limpeza, poupando, portanto,
seu precioso tempo e dinheiro, pois os "supermercados" são
concebidos para oferecer preços sempre uniformes. Há
mesmo alguns "supermercados" nos Estados Unidos que já
incluem produtos farmaceuticos, revistas e jornais, isto para oferecer
a possibilidade de se comprar o maximo num minimo de tempo. Como é
facil compreender, diante de tantas vantagens oferecidas, os "supermercados"
substituem as feiras, armazens e principalmente os açougues."
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Sua
importancia na vida americana |
"Conforme dissemos - continuou o sr. Raul Pinto Borges - num
simples passeio a dona de casa pode comprar tudo de que necessita
para abastecer sua despensa ou cozinha. Realmente, é muito
simples a operação de compra. As mercadorias estão
colocadas à vista e no alcance do publico, em prateleiras ou
gondolas que correm ao longo da loja, agrupadas de acordo com os tipos.
Em tudo há etiquetas determinando preço, peso ou quantidade.
Logo à entrada, há carrinhos metalicos destinados à
coleta. Neles a dona de casa, à medida que percorre as varias
seções, vai colocando suas escolhas. Uma vez terminada
a coleta, dirigi-se ao balcão onde se encontram caixas registradoras
que acusam a importancia a ser paga.
"Tal facilidade e praticidade foram apreciadas pelo povo americano,
a tal ponto que os "supermercados" passaram a dominar a
quase totalidade do comercio de generos. Não será demais
acrescentar que os "supermercados" são hoje uma instituição
na vida americana, como uma escola, um hospital, ou mesmo uma igreja;
o povo americano não poderia viver sem eles. E, apenas como
curiosidade, quero dar o exemplo de uma única "cadeia"
de "supermercados", nos Estados Unidos a qual passou a dominar
as vendas gerais nas coletividades. Valendo-nos de dados divulgados,
diremos que a referida cadeia vende 1 de cada 7 xicaras de café,
consumidas naquele país; 1 de cada 7 quilos de manteiga; 1
de cada 28 ovos... Isto quer significar que 10% de toda a verba destinada
à aquisição de produtos alimenticios pelo povo
americano passa pelas sua caixas registradoras. Como vê, os
"supermercados" são, inegavelmente, uma renovação
nos sistemas de vendas diretas."
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Preços
baixos e uniformes |
- "Mas até aqui - prossegui o sr. Pinto Borges - falamos
apenas do lado puramente pratico dos "supermercados". É
necessario, porem, acentuar dois pontos que reputamos a base de todo
o sucesso dos mesmos: preços baixos e uniformes e higiene.
Operando com grandes volumes e tremenda velocidade de venda, é
evidente que os preços tendem a baixar. Alem disso, a uniformização
é indispensavel, para não dizermos que é um criterio
dominante, pois a uniformização de preços de
produtos do mesmo genero facilita a aquisição. Quanto
à higiene e ao asseio, basta ressaltar que todos os produtos
manuseados, para empacotamento, são trabalhados à vista
do publico, em compartimentos dotados de ar refrigerado, isentos de
moscas e pó. Nas lojas, permanecem expostos unicamente produtos
empacotados, que não se alteram com a possibilidade de serem
tocados diretamente ou atingidos pela poeira. Essa proteção
eficiente aos diversos produtos que necessitam de frio é fornecida
nas camaras frigorificas e nas dependencias equipadas com ar condicionado."
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Supermercados
em São Paulo |
Depois
dessa introdução preliminar, em que foram descritos
os "supermercados" nos Estados Unidos, indagamos do sr.
Raul Pinto Borges se os "supermercados" que estão
sendo montados em São Paulo são autenticos ou simples
imitações do que atualmente se faz naquele país.
O sr. Pinto Borges foi preciso na sua definição, esclarecendo,
em primeiro lugar, que os "supermercados Sirvase" serão
copias absolutamente autenticas, e não grosseiras imitações,
pois os minimos detalhes para os "supermercados" brasileiros
foram suficientemente estudados "in-loco", isto é,
nos Estados Unidos, pelo sr. Fernando Pacheco Castro, tambem diretor
da mesma firma.
"O sr. Fernando Pacheco Castro - acentuou o nosso entrevistado
- passou dois meses proveitosos nos Estados Unidos. Visitou inumeros
"supermercados" e entrou em contacto com fabricantes de
equipamentos refrigerados, bem como produtores de gondolas, maquinaria,
sistema de controle, etc. Os minimos detalhes foram estudados, pois
não queremos improvisar. Para se ter uma idéia do rigor
de nossos propositos, basta lembrar que o sr. Fernando Pacheco procurou
observar até os sistemas de controle de estoque, operação
de compras e metodos quase "cientifica" de disposição
de artigos dentro das lojas."
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Revolução
na venda de carnes |
- "Ora - continuou o sr. Raul Pinto Borges - o Brasil é
um país novo, e pela primeira vez terá, realmente, "supermercados"
à altura de suas necessidades. Os problemas de aquisição
de generos se agravam cada vez mais e nós pretendemos, honestamente,
contribuir para suavizar as aflições que preocupam nossa
gente. Queremos, sobretudo, vender o melhor e o mais em conta às
donas de casa, que já não dispõem de tanto tempo
para compras. Nossos "supermercados" serão a mais
perfeita contribuição de particulares para a solução
guase definitiva de grandes "pequenos" problemas, como o
problema, por exemplo, da carne. Estamos absolutamente seguros de
que ninguem, no Brasil, oferecerá maiores vantagens do que
os nossos "supermercados" na venda de carnes em retalho.
"Para que se possa avaliar o que seja o nosso sistema de vendas
de carne, em particular, basta adiantar que convidamos um dos maiores
tecnicos de "cortes" para dirigir nosso departamento de
vendas de carne. Queremos nos referir ao sr. Fernand Caron, que tambem
observou nos Estados Unidos as varias tecnicas empregadas para cortes.
Pretendemos vender carnes já cortadas e empacotadas em celofane
"polythelene", obedecendo aos varios sistemas de cortes
americanos e franceses. O empacotamento, conforme se faz nos Estados
Unidos, já adotado em diversos paises da Europa, será
feito no Brasil sob os maiores rigores de higiene. A carne é
protegida adequadamente com refrigeração, e as nossas
seções estão aptas à mais alta velocidade
de venda, sem nenhuma necessidade de balconista. A dona de casa escolhe
o seu pedaço predileto, retira-o e coloca-o no carrinho. Em
cada bandeja há o preço e o peso marcados. A base de
uma organização desta classe é a proteção
adequada fornecida a carne pelas camaras frigorificas.
"Infelizmente, as limitações de uma simples entrevista
não me permitem aprofundar mais, para que se possa julgar essa
verdadeira revolução na venda de carnes. Porem, qualquer
pessoa poderá ter uma idéia visitando o balcão-frigorifico
aberto (self-service) - o primeiro instalado no Brasil, na Loja Araujo.
Diante daquele simples balcão, pode-se compreender o que significarão
varios balcões abertos, com centenas e centenas de pacotes
de carne, numa verdadeira oferta ao publico que, sem injunção
de qualquer vendedor, aprecia e escolhe o corte que mais lhe convier.
Estamos absolutamente certos de que nunca houve no Brasil sistema
de venda de carnes frescas tão perfeito quanto o nosso. Para
garantirmos o sucesso da nova loja estamos ensinando novos aprendizes
a trabalhar com carnes sob os metodos mais modernos. Alem do mais,
garantimos a qualidade de nossa carne, pois que a mesma será
fornecida pela Cia. Swift, o que já é uma garantia para
os consumidores."
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Julgamento
do publico |
Dando
prosseguimento a sua entrevista, o sr. Pinto Borges acentuou que somente
o publico poderá, julgar os "supermercados" Sirvase.
- "Nossa principal publicidade, finalizou, será a opinião
das donas de casa. Estas, aliás, já começaram
a dar o seu decidido apoio à "amostra" do que serão
os "supermercados", amostra que não é outra
senão a Loja Araujo, onde já instalamos o balcão
frigorifico aberto, em pleno funcionamento. Diante das vantagens da
compra em balcões desse genero, estamos seguros de que as donas
de casa de São Paulo serão a base do sucesso do primeiro
autentico "supermercado" que está sendo construindo
na rua da Consolação, 2.581.
"Só os verdadeiros "supermercados", rematou,
resolvem o problema de tempo e dinheiro."
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