FIZEMOS A PRIMEIRA VENDA A PEQUIM


Publicado na Folha de S.Paulo, sexta-feira, 10 de março de 1972

A Republica Popular da China está contratando em Londres dois cargueiros para transportar 100 mil toneladas de açucar que comprou esta semana do Brasil, para fazer frente à insuficiencia do abastecimento cubano, informou ontem a agencia noticiosa France Presse.
Os dois cargueiros já deverão embarcar 26 mil toneladas de açucar no porto de Santos durante a segunda quinzena deste mês, a um frete de 12,5 dolares por tonelada.
Essa é a primeira venda direta de um produto brasileiro à China Continental. O valor dessa venda de açucar à China é de aproximadamente 11 milhões de dolares (ou 58 milhões de cruzeiros), calculado com base nos preços medios obtidos no mercado internacional durante a safra de 1970. Naquele ano, o Brasil exportou 1.125.233 toneladas, para o mundo, obtendo a receita de US$ 126.511.625,00.
Em Brasilia, o ministro Pratini de Moraes, da Industria e Comercio, confirmou a venda das 100 mil toneladas de açucar cristal à China, através de agentes de Hong Kong. A transação, segundo informação obtida no Rio, foi feita pela firma carioca S.A. Magalhães, que só opera com açucar.
A essa parcela se somam outras 70 mil toneladas contratadas com o Japão, o que torna o panorama das exportações de açucar o melhor dos ultimos anos: as vendas, em janeiro e fevereiro, se equiparam à tonelagem de todo o ano de 1971, e seu valor já atinge 240 milhões de dolares, quando a receita do ano passado chegou apenas a 151 milhões.

As grandes vendas

As vendas nos dois primeiros meses do ano registram 960.750 toneladas de demerara (das quais 225.750 para o mercado preferencial americano e o restante para o mercado livre mundial) e 262.495 toneladas de cristal, destinado exclusivamente ao mercado livre.
Desse total, já foram embarcadas 414 mil toneladas, no montante de 58 milhões de dolares, e até fins do primeiro semestre deverão ser carregadas mais 817.571 toneladas. Como ainda não foi colocada sequer a metade de nossa cota no mercado preferencial americano, que é de 550 mil toneladas, as estimativas oficiais indicam que a receita com açucar, em 1972, poderá ultrapassar a barreira dos 300 milhões de dolares.
Desde o começo de janeiro, uma frota de 16 navios russos está transportando 290 mil toneladas de açucar brasileiro vendido à União Soviética. O açucar está sendo embarcado em Santos, Maceió e Recife.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.