PADRE DONIZETTI: ENCERRADAS ONTEM AS BENÇÃOS EM TAMBAÚ


Publicado na Folha da Noite, terça-feira, 31 de maio de 1955

Neste texto foi mantida a grafia original

TAMBAU, 30 - Hoje foi o ultimo dia das bençãos do padre Donizetti Tavares de Lima. Houve, como de costume, uma benção às 9 horas, por ocasião da qual o sacerdote reafirmou seu proposito. Durante toda a manhã, esquadrilhas de aviões da base aerea de Cumbica e de Santos sobrevoaram a cidade, realizando acrobacias em homenagem ao padre Donizetti.
A benção das 12 horas sofreu um atraso de quase duas horas, pois circulara na cidade noticia, procedente de Casa Branca, segundo a qual o governador Janio Quadros estaria a caminho desta localidade, a fim de receber, ele tambem, a milagrosa benção. Por fim, às 14 horas, foi desmentido o boato e o padre se dirigiu à multidão que se comprimia na praça, em frente da Casa Paroquial.

A ultima benção

Às 20 horas teve lugar a ultima benção. Foi um espetaculo impressionante. Os peregrinos - muitos deles encarapitados nas arvores e nos telhados das casas que circundam a praça da igreja - choravam emocionados. Milhares de velas acenderam-se de repente, oferecendo um espetaculo verdadeiramente feerico.
Em rapidas palavras dirigidas aos romeiros, o padre Lima afirmou o seguinte:
- "Hoje é o ultimo dia. O ultimo dia para todos, indistintamente, desde o rico ao pobre; o ultimo dia para os humildes e para os poderosos. Nem o homem mais poderoso do mundo quebrará esta minha decisão. Entretanto, recolhendo-me à solidão da cela, não deixarei de dar a benção todos os dias, às 9 e às 20 horas a quem quer que dela necessite, em qualquer parte do mundo. Bastará que nessas horas, a pessoa que deseje a benção pense em mim. Será esta a continuação - embora sem testemunhas - da obra que venho realizando. De amanhã em diante não receberei mais ninguem, quer seja para bençãos especiais, quer para bençãos coletivas".

"Motivos superiores"

Apesar de toda a dificuldade encontrada, este reporter conseguiu avistar-se ligeiramente com o padre Donizzeti Tavares de Lima, dele ouvindo que sua decisão fora motivada por "motivos elevados". O padre declarou tambem que não se afastará de Tambaú. Quanto à proposta apresentada na Assembléia pela deputada Conceição Costa Neves, disse:
- "Considero terminada hoje a serie de bençãos publicas especiais. Não irei a São Paulo a nenhum outro lugar para distribuir bençãos. Já solicitei a amigos meus que impeçam a vinda da comissão de deputados para cá, pois não poderei atender a esse pedido. Hoje, às 24 horas, terminará o dia 30. Afirmei que este seria o ultimo dia e realmente será. O padre Donizetti só tem uma palavra!"
Interrogado sobre se a fadiga teria influido em sua decisão, ele respondeu:
- "Declarei que se tratava de motivos elevados e isso não significa nem motivos superiores nem esgotamento. Aliás, não estou cansado".
Realmente podia-se notar que, afora ligeira rouquidão em sua voz geralmente estentorica, o padre continuava firme como sempre.

Uma criança teria ressuscitado

Durante todo o dia os peregrinos comentavam casos de curas miraculosas e atribuiam ao padre Donizetti feitos verdadeiramente excepcionais. Um desses casos, por ter sido confirmado pelo proprio padre, merece destaque especial. Contam que uma criança falecera em Ribeirão Preto e que já se encontrava no caixão em que deveria ser enterrada, quando ressuscitou, na mesma ocasião em que o padre dava a benção das 14 horas. Pirozelli fotografou a mortalha que teria envolvido o corpo da menina porem não nos foi possivel colher maiores detalhes, nem mesmo os nomes dos pais da criança. Falando sobre o caso à multidão, afirmou o sacerdote:
- "Isso não me surpreende, pois há algum tempo ressuscitei um morto, mas tive o cuidado de pedir aos parentes que o conservassem em casa durante três dias como se estivesse doente, para não assustar a população."
Um dos famulos do cardeal Mota afirmou que vira uma criança de seis meses falar desembaraçadamente depois de ter sido tocada pelo padre Lima.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.