VOCÊS SÃO DISTRAIDAS?


Publicado na Folha da Manhã, domingo, 30 de setembro de 1951

Neste texto foi mantida a grafia original


O anedotario universal vive cheio de historias de distraidos. Historias que fazem rir. Hoje em dia, porem, os psicologos não olham o distraido como individuo que, vivendo no "mundo da lua" se presta a comicidade. Descobrem nele varios sintomas, e um desses seria o desejo de isolamento do mundo por não poderem tolerar, sem muito sofrimento, a dureza dos tempos. O fato, é que o distraido se planta numa ilha deserta, com um aparente "nem te ligo" para o mundo que gira em torno. Porisso come passe da C.M.T.C. em vez de bombom; enfia o sapato esquerdo no lugar do direito e vai para a rua com um sapato marrom e outro preto...
Já meu avô dizia de minha avó: "Ela é tão distraida, tão distraida, que chegando em casa tira o vestido, deita-o cuidadosamente entre os lençóis e vai se dependurar entre os cabides do armario..."
Entretanto, deve-se distinguir entre a distração natural, distração dos temperamentos sonhadores, ou dos temperamentos sensiveis, da distração patologica. Para isso exibimos aqui um teste com 20 perguntas. Se vocês responderem a seis perguntas Sim, e às restantes, Não, possuem um certo equilibrio se bem que possam ser classificadas como distraidas. Conforme o grau de pergunta que tiverem respostas afirmativas, devem ir tomando cuidado, pois a distração começará a invadir o terreno patologico.
1) Já lhes aconteceu ir para a rua vestidas e com chinelos? Sim ou não?
2) Vocês ficam no "mundo da lua" durante a viagem de onibus ou de bonde a ponto de passarem da esquina da descida? Sim ou não?
3) Já lhes aconteceu pôr a água da banheira para correr, deitar-se nela com um livro e deixar inundar a casa? Sim ou não?
4) Vocês perdem frequentemente luvas, em taxis? Sim ou não?
5) Vocês pertencem ao grupo dos que ficam em panico quando, numa apresentação, esquecem sistematicamente os nomes da pessoas mais conhecidas? Sim ou não?
6) Frequentemente procuram pela casa toda os oculos que estão em seus narizes? Sim ou não?
7) Em abraços na sacristia após algum casamento, já lhes aconteceu dizer: "sentidos pesames", de modo compenetrado? Sim ou não?
8) Já deram ao chofer ao invés do endereço com o nome da rua e o numero da casa, o numero do seu telefone? Sim ou não?
9) Quando vocês estão muito interessadas em uma conversa, já aconteceu ser necessario reacender seu cigarro, umas dez vezes? Sim ou não?
10) Já lhes aconteceu de dar ao chefe do trem que vem picotar o bilhete, a carta que você leva na mão? Sim ou não?
11) Já lhes aconteceu de à ultima hora, quando não há mais tempo de sair-se airosamente, perceber que tomaram três compromissos no mesmo dia, para jantar? Sim ou não?
12) Clientes assiduas da Seção de Objetos Achados, quando recorrem a vocês sempre se esquecem das formulas a seguir? Sim ou não?
13) Ao invés de guardar os lençóis numa gaveta, já pôs em seu lugar o gato? Sim ou não?
14) Muitas vezes ao telefonar a uma amiga, vocês não discam o numero de seu proprio telefone e se surpreendem quando dá o sinal de ocupado? Sim ou não?
15) Já aconteceu de você tomarem o bonde ou o onibus errado ou entrar em automovel que passa, pensando que é do marido? Sim ou não?
16) Vocês já se surpreenderam falando sozinhas na rua? Sim ou não?
17) Já aconteceu de vocês, que são otimas esposas, otimas filhas, esquecerem a data de aniversario dos seus? Sim ou não?
18) A mesa, vocês furtam pão do seu vizinho ou bebem do seu copo? Sim ou não?
19) Quando se encontram com uma amiga divorciada ou viuva há muito tempo, têm perguntado pelo marido? Sim ou não?
20) E vocês se esquecem de consultar diariamente o caderninho onde anotam tudo o que não devem esquecer? Sim ou não?
Se o numero de respostas afirmativas for elevado, vocês, como já dissemos, devem consultar o medico. Ou então a distração de vocês pode não ser doença, mas prova que são criaturas egoistas, para as quais nada existe alem de suas pessoas!


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.