O SEU GENIO ESTÁ EM SEUS DEDOS


Publicado na Folha de S.Paulo - Domingo, 30 de dezembro de 1951

Neste texto foi mantida a grafia original

Formas e tamanhos das falanges e seu significado

Não só nas letras dos fados fala-se em destino marcado na palma da mão.
Muita gente boa acredita, mesmo, que a vida esteja na mão humana com todo o seu roteiro de felicidades ou desgraças. O "estava escrito" tão fatidico do comentario popular refere-se evidentemente a estar escrita na palma da mão, ou nos astros, a vida da criatura.
Sendo bastante complicada a ciencia da quiromancia, vamos dar hoje, apenas como passatempo, o que é mais facil de reter-se e que é a parte referente aos dedos.
Reparem primeiramente em seus dedos. Vejam se a primeira falange é comprida ou curta e se a segunda está de acordo com a primeira ou não e se a terceira está proporcionada. Reparem isso, dedo por dedo.
Vejamos primeiro o polegar: a primeira falange, sendo longa, indica: Vontade excessiva. A cabeça domina o coração. Se é curta, indica inconsequencia. O coração domina a cabeça.
Agora vejamos a segunda falange: Se é longa, indica: logica, poderio. Se é curta: falta de decisão. O polegar é dominado pelo planeta Venus e ele simboliza a personalidade da pessoa. Se em seu todo ele é longo, indica individualidade forte. Se é medio, indica um pouco desenvolvida.
O indicador é dominado por Jupiter. Ele simboliza a fortuna e a ambição; Se é longo, indica individuo paciente, ambicioso e com pouca energia. Medio, prudencia e raciocinio. Curto, ambição violenta. A primeira falange do indicador, sendo longa, mostra intuição desenvolvida. Curta, ceticismo. Pontuda, misticismo. Redonda, ateismo. Quadrada, tolerancia. Se a segunda falange do indicador é longa, mostra persistencia na ambição. Se é curta, demonstra falta de seguimento nas idéias. A terceira falange do indicador, sendo longa, demonstra ambição de ordem material. Se é curta, timidez e complexo de inferioridade.
O dedo medio é dominado por Saturno. Ele simboliza a fatalidade, boa ou má. Se o dedo é longo, fatalidade poderosa. Curto, destino mal determinado. Medio, é que seu possuidor é dono do seu proprio destino. A primeira falange do dedo medio, sendo longa, indica temperamento triste; sendo curta, resignação. Sendo arredondada, indica sociabilidade; sendo quadrada, misantropia, e pontuda, otimismo. A segunda falange do dedo medio, sendo longa, mostra gosto pela agricultura e, curta, inaptidão para adquirir experiencia. A terceira falange, longa, demonstra avareza e, curta, generosidade bem ordenada.
O anular é dominado pelo sol. Ele simboliza a arte e a compreensão do belo. Longo, demonstra gosto artistico desenvolvido; curto, gosto bastante duvidoso. Medio, indica obediencia à moda. A primeira falange do anular, sendo longa, demonstra disposição artistica com facilidade de realização. Sendo curta, disposições artisticas dificilmente realizaveis. Sendo pontada, monstra que seu possuidor, em materia de arte, é teorico. Sendo redonda, indica que é realizador e, quadrada, que a arte é aplicada. Segunda falange do anular, comprida, mostra sendo de proporções e, curta, incapacidade de criação. A terceira falange, sendo longa, indica amor à harmonia e disposições para a escultura. Sendo curta, indica falta de habilidade para trabalhos manuais.
O dedo minimo é dominado por Mercurio. Ele simboliza as relações com o meio. Se em seu aspecto geral é longo, indica aptidões para a diplomacia. Se curto, você tem facilidade em cometer "gaffes". Se medio, revela grande capacidade de adaptação. A primeira falange, longa, significa facilidade de elevação. Curta, preguiça mental. Pontuda, assinala malandragem. Redonda, delicadeza inata. Quadrada, espirito muito pratico. Se a segunda falange é longa, indica disposição para as carreiras liberais. Se curta, disposição para o comercio.
A terceira falange, longa, assinala tendencia para a mentira. Curta, credulidade.
Como viram, os dedos indicam mais o genio da pessoa do que propriamente o seu destino.
Mas deve haver uma ligação entre o genio e o destino, sobretudo para as pessoas que fazem sua propria vida, não nascendo sob o signo da fatalidade.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.