O PROFUNDO PESAR PELA MORTE DOS DOIS "AZES" DA AVIAÇÃO PAULISTA


Discurso do 1° tenente Adhemar Cruz no "Radio-Jornal" - Telegrammas de condolencias das autoridades civis aos chefes militares

Publicado na Folha da Manhã, segunda-feira, 26 de setembro de 1932

Neste texto foi mantida a grafia original

Gomes Ribeiro e o seu não menos glorioso companheiro Mario Machado Bittencourt, deram a vida pela causa constitucionalista, no accidente do avião que manejavam. Sobre a personalidade do primeiro desses heroes assim se exprimiu o 1° tenente Adhemar Cruz:
"Gomes Ribeiro Morreu por São Paulo. Morreu, o grande coração, o amigo leal, o amigo dos amigos. Soldado tu, Gomes Ribeiro, que foste buscar na morte a tua gloria, que é a gloria da Aviação da Lei. Tu que beijaste o céo de São Paulo, tantas vezes, que nas cargas scintillantes da tua cavallaria aérea venceste batalhas formidaveis com a tua bravura contemporanea. Eu me lembro de ti, dos bancos saudosos da Escola Militar do Realengo. Dos dias trabalhosos sonhando com a grandeza do Brasil. Aquelle sonho de moço. Só quem é moço sente o que vae n'alma, quando se estremece a Patria. Que quer vê-la grande, para tambem ser grande.
A cavallaria do espaço é dos heroes. Edmond Rostand, no seu sonho de poeta, apontou à civilização a sublime apotheose dos seres que voam.
O Brasil, qual Prometeu no alto do Caucaso, acorrentado pela dictadura deshumana, encontrou na aviação brasileira, a que se bate pela lei, os seus Theseus salvadores. As azas de Icaro não desfallecerão pela tragedia sublime de Gomes Ribeiro. Venceu porque attingiu a gloria. A maior, a mais fulgurante, a infinita bravura, a dantesca de todas as batalhas - o fogo, a vastidão do infinito, a vertigem da altura, a profundeza do oceano.
O céo é dos heroes. Elle voou buscando a belleza de um principio, de uma idéa, a luz orientadora aos irmãos que não querem acreditar na grandeza do nosso sonho. No anseio de São Paulo. Na pureza de um idealismo que assignalará na historia dos povos cultos contemporaneos, a pagina mais sublime da nacionalidade brasileira. Gomes Ribeiro buscou na morte a certeza ainda maior da victoria triumphal da causa que se tornou pioneiro. Não morreu, porque o heroe não morre. Os seculos passam, e o exemplo fica. Viverá perpetuamente na consciencia das gerações porvindouras. Martyr do dever e do ideal.
Tu, meu grande collega, tu viverás dentro do coração de todo o Brasil. Não morreste. Alcançaste a tua ultima etapa, na carreira sublime que abraçaste - a gloria".

As condolencias do Governador Pedro de Toledo

O governador Pedro de Toledo que teve conhecimento do desastre de aviação em que pereceram o cap. José Angelo Gomes Ribeiro e o seu observador Machado Bittencourt, dirigiu ao general Klinger e ao commandante Ivo Borges os seguintes telegrammas de condolencias:
"General Bertoldo Klinger chefe das Forças Constitucionalistas - Envio a v. exa., em meu nome e do governo do Estado de São Paulo, a expressão do mais profundo pesar pelo tragico desapparecimento dos gloriosos aviadores José Antonio Gomes Ribeiro e Mario Machado Bittencourt, exemplos admiraveis de devotamento á causa nacional da Constituição (a) Pedro de Toledo, governador do Estado".
- "Major Ivo Borges, commandante da Aviação Constitucionalista - Queria acceitar e transmittir aos seus denodados companheiros de aviação constitucionalista a expressão do mais sentimento de pesar pelo tragico desapparecimento de José Angelo Gomes Ribeiro e Mario Machado Bittencourt, gloriosos defensores da civilização brasileira a cuja grande causa prestaram o inexcedivel concurso das suas azas immortaes, em exemplos de fulgurante civismo. Em meu nome pessoal e do governo do Estado de S. Paulo lamento a irreparavel perda, que enriquece o thesouro dos nossos sacrificios como tambem augmenta a divida de gratidão da patria para com aquelles que tão heroicamente e defendem, no campo da honra (a) Pedro de Toledo, governador do Estado.
- O dr. Paulo de Moraes Barros, secretario da Fazenda, enviou ao major Ivo Borges, o seguinte despacho telegraphico:
"Major Ivo Borges - Chefe Aviação Constitucionalista - Região Militar - S. Paulo - Em estreita solidariedade de sentimentos, associo-me pezar profundo punge aviação e alma nacionaes gloriosa perda inclitos denodados aviadores capitão Gomes Ribeiro, dr. Machado Bittencourt tanto realce e efficiencia vinham emprestando acção esquadra aerea S. Paulo.
Se tragico acontecimento nos roubou essa energias preciosas constitue provação amarga toda população paulista considerava destemidos azes parcella substancial vanguarda sua defeza todos pés que com mesmo espirito civico seu abnegados companheiros armas, commungamos nobres ideaes pelo triumpho causa constitucionalista - Paulo Moraes, secretario Fazenda".

O governo de S. Paulo apresenta pesames ao general João Gomes Ribeiro Filho

Foi hontem enviado ao general João Gomes Ribeiro Filho o seguinte telegramma:
"Ao exmo. Sr. general João Gomes Ribeiro Filho - Rio de Janeiro - Em nome do governo e do povo do Estado de S. Paulo, assim como em nosso nome pessoal, vimos apresentar a V. exa. e exma. Familia, a expressão commovida do nosso profundissimo pesar pela perda do vosso inolvidavel filho - heroico aviador José Angelo Gomes Ribeiro.
S. Paulo, enlutado, pranteia e jamais esquecerá o grande soldado succumbido no campo da honra, para maior gloria da patria estremecida.
Pedro de Toledo (governador do Estado de S. Paulo); Waldemar Ferreira, Paulo Moraes Barros, Francisco da Cunha Junqueira, Rodrigues Fonseca Telles (secretarios de Estado); Gofredo da Silva Telles (prefeito municipal de S. Paulo); Joaquim A. Sampaio Vidal (chefe do Departamento de Administração Municipal); Thyrso Martins (chefe de Policia).

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.