DE S. PAULO A SANTOS EM MENOS DE UM QUARTO DE HORA

É provável que tenhamos logo o trem aéreo no Brasil - Encontra-se em Londres, entabolando negociações nesse sentido, o sr. Horacio Rodrigues, director da "A Equitativa"

Publicado na Folha da Noite, quarta-feira, 24 de novembro de 1937

Neste texto foi mantida a grafia original

Sob o titulo "L'audacieuse iniciative du Brésil, o magazine francez "Vu et Lu" publicou, em seu numero de 20 de outubro ultimo, algumas ligeiras informações sobre a construcçao de linhas de "raiplanes" em nosso paiz. Trata-se, na verdade, de um grande empreendimento, que tem enthusiasmado a grandes technicos estrangeiros. Pelos resultados alcançados com os "trens aereos" em paízes europeus, parece fóra de duvida a sua praticabilidade. Os inventores dos aeroplanos lutam, actualmente, para conseguir aperfeiçoar ainda mais o invento, que, em um futuro não muito distante poderá vir a substituir o trem de ferro. Segundo a citada revista franceza, no Brasil já se cuida sériamente, da questão. "Le Brésil construit 9 lingnes de railplane convergent sur Rio de Janeiro" - diz ella.

O que há de positivo

A reportagem da "Folha da Noite" poz-se em campo, procurando ver o que havia de positivo quanto á construcção de linhas de "trens aereos" em nosso paiz. Assim é que soubemos, de fonte merecedora de fé, que actualmente se encontra em Londres, tratando justamente desse caso o sr. Horacio Rodrigues, director da "Equitativa de Seguros de Vida". Segundo o nosso informante na capital da Inglaterra já estão adiantadas as negociações para a construcção das duas primeiras linhas no Brasil. A primeira será ligando o Rio a Petropolis, e a segunda, S.Paulo a Santos. Dentre as vantagens que apresenta o novo meio de transporte está a da velocidade, pois o "railplane", faz uma média de 277 kilometros por hora. A distancia daqui a Santos por exemplo, seria percorrida em pouco menos de um quarto de hora.


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