LONG BEACH, PALCO DA BATALHA PELA COROA DE MISS UNIVERSO

Publicado na Folha da Noite, sexta-feira, 16 de julho de 1954

Neste texto foi mantida a grafia original

Marta Rocha pode vencer - linda, brejeira, elegante, constitui uma ameaça às 79 concorrentes ianques e de outros paises - Clovis Graciano, Bia Coutinho e Marjory Prado dão suas opiniões.

- "Marta Rocha, a meu ver, terá grande oportunidade no certame mundial para a eleição de Miss Universo, que terá início amanhã, em Long Beach, California, nos Estados Unidos, onde enfrentará 79 concorrentes norte-americanas e de outros paises" - declarou o pintor Clovis Graciano, que foi membro de juri de seleção de Miss São Paulo. "Marta é uma moça bonita - prosseguiu - simples e inteligente. Tem todos os predicados para vencer um concurso dessa natureza. Não há duvida que encontrará serias adversarias, mas ela, por seu turno, constituirá um sério obstáculo para qualquer dos tipos de beleza que se apresentarem ante o juri de Long Beach."

33 estrangeiras

Das 80 aspirantes à coroa de Miss Universo, 47 são norte-americanas, tipos representativos dos diversos Estados ianques, e 33 estrangeiras, ocidentais e orientais, européias, centro e sul-americanas.
Marta Rocha, que vem impressionando vivamente todos que a conhecem, segundo opinião geral, pode vencer o certame. Da. Bia Coutinho, outro membro do juri que elegeu Miss São Paulo, manifestando-se sobre o assunto, declarou: "Vamos torcer para Marta. Vi-a, em São Paulo, tive oportunidade de passear com ela, de falar e de observá-la e, como mulher e brasileira que sou, cheguei a uma conclusão: ela representará muito bem o Brasil e suas mulheres. Há quem diga que Marta não é o tipo da mulher brasileira. Todavia, num país como o nosso em ebulição, onde predomina a fusão de raças, não podemos falar em tipos, pois o tipo brasileiro não é definido.
- "Marta, alem de bonita, elegante, inteligente e simpatica, tem o "charme" das francesas e é um tipinho brejeiro que agrada muito. Afora esses predicados essenciais, não convem esquecer que Marta é de família de pessoas ilustradas, culta e de serias tradições."
Frisou da Bia Coutinho que em Long Beach, por certo, a linda baiana dará trabalho aos jurados e às demais concorrentes. Marta Rocha, com sua beleza e simplicidade, é uma candidata capaz de arrebatar a coroa das demais participantes do concurso.

Miss Brasil: Miss Universo

Outro membro do juri de Miss São Paulo ouvido foi da Marjorie Prado, que recebeu, em sua casa da praia Pernambuco, em Guarujá, a baiana eleita Miss Brasil hoje aspirante ao titulo mundial de beleza.
- "Achei Marta muito bonita. Tem um tipo que, sem duvida, agradará o juri norte-americano.
- "De longe, como estamos, poderemos apenas torcer. Porém, torcemos sabendo das possibilidades da representante brasileira ao concurso de beleza de Long Beach. Os jurados terão muito que ver, pois nessa moça tudo é lindo. Seus cabelos são maravilhosos, os olhos uma beleza e o conjunto agrada à vista plenamente. Suas medidas são proporcionais e não vejo como poderia deixar de fazer bonito papel na California."
- "Marta sair-se-á bem e não ficarei surpresa se ela conquistar o titulo de Miss Universo."
O concurso será iniciado hoje em Long Beach, com um desfile de autos enfeites de flores, apresentando, ao povo, as concorrentes norte-americanas e estrangeiras.
O certame se estenderá, durante alguns dias, com os desfiles de elegancia e de plasticas, provas de apresentação em palcos, etc., estando marcada para o proximo dia 23, à noite, a coroação de Miss Universo.
A felizarda será contratada pela Universal Internacional, pelo periodo de 20 meses, com salario de 250 dolares semanais. A segunda colocada será contratada pelo periodo de 10 meses e receberá 125 dolares semanais.
É de grande expectativa o ambiente entre todos que conheceram Marta pessoalmente, em São Paulo. Não há quem deixe de afirmar que ela poderá ser Miss Universo.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.