FOGO DESTRÓI CINEMA: MIL PESSOAS EM PANICO


Publicado na Folha da Tarde, terça-feira, 08 de janeiro de 1974

Um incendio destruiu totalmente, ontem, o cine "Opera" localizado no terreo de um predio de 10 andares, na praia de Botafogo (Guanabara) e colocou em panico mais de mil moradores do edificio. O cinema estava em reforma e seria reaberto depois de amanhã com o filme "O Ocaso de Uma Estrela". As causas do incendio ainda não foram apuradas. Os prejuizos são avaliados em cerca de um milhão de cruzeiros.

Fogo arrasa cinema no Rio

RIO (FT) - Um incendio que durou três horas destruiu completamente, ontem de manhã, o cine "Opera" localizado no terreo de um edificio de 10 andares na praia de Botafogo. O fogo provocou o panico entre mais de 1500 moradores do predio nº 340. O cinema, fechado para reforma desde setembro do ano passado, reabriria depois de amanhã. Os prejuizos foram avaliados em mais de um milhão de cruzeiros. Até ontem à tarde, ninguem sabia explicar as causas do incendio. O gerente do cinema, Gilberto Maronese, entretanto, disse acreditar que o fogo haja sido provocado por um curto circuito. Contudo, um dos 40 operarios que trabalham no acabamento da reforma, na sala de projeção, admitiu a possibilidade de o incendio ter se iniciado depois que um trabalhador acendeu um petar a sua marmita.
A firma responsavel pelos trabalhos de reforma havia inicialmente marcado a reabertura para sabado ultimo. Contudo, como as obras (colocação de tapetes, mudança das cadeiras, etc.) ainda não tinham sido concluidas, a reinauguração foi transferida para depois de amanhã. Por isso, quando o fogo começou, 40 homens ainda davam os retorques finais para melhorar a sala de projeção.
Por volta de 11 horas, os moradores do predio viram os primeiros rolos de fumaça aparecerem no telhado do "Opera". Os cinco elevadores foram paralisados e o tumulto começou. Todo mundo queria descer ao mesmo tempo, pelas escadas, em meio a uma enorme gritaria. Quando os oito carros do Corpo de Bombeiros chegaram ao local, praticamente todos os moradores do predio já o haviam abandonado.
No Opera, tudo foi destruido menos o letreiro anunciando o filme de estréia: "O Ocaso de uma Estrela". Como havia muito material de facil combustão, tinta e madeira, o fogo se alastrou rapidamente. Por isso, os bombeiros só chegaram a tempo de impedir que as chamas se propagassem para o edificio e outros predios vizinhos.

Outro incendio

Outro incendio ocorrido ontem no Rio destruiu a Industria de Calçados Butinelle, localizada no terreo do predio "Principe da Beira", na rua do Resende, 103, causando prejuizos calculados em mais de um milhão e 500 mil cruzeiros. Naquele predio residem cerca de 46 familias. Os bombeiros agiram rapidamente, mas apesar das medidas adotadas para isolar a area atingida, o fogo acabou se propagando e alcançando alguns apartamentos, nos andares superiores. Não houve vitimas.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.