UM NOVO PRIMARIO PARA SEU FILHO

Publicado na Jornal, quinta-feira, 07 de março de 1968

Neste texto foi mantida a grafia original

Os que iniciam este ano o curso primario aprenderão por um metodo completamente novo. O curso terá duas fases de dois anos cada uma e materias ineditas. A informação foi prestada ontem em entrevista coletiva pelo secretario da Educação, sr. Ulhoa Cintra, que explicou quais os objetivos e como funcionará o novo primario.

Novo primario traz muitas modificações

Alunos do curso primario iniciam hoje as aulas com novo metodo de ensino, que introduziu diversas modificações no curso, ressaltando-se entre elas a prestação de somente dois exames durante os quatro anos, segundo anunciou ontem o Secretario de Educação, Sr. Ulhôa Cintra, em entrevista coletiva.
O novo metodo dividiu o curso primario em duas fases de dois anos cada uma: na primeira os alunos deverão aprender a falar, ler e escrever de maneira mais pratica; na segunda, será explorado o amadurecimento mental de cada aluno, permitindo aos professores maior elasticidade na aplicação das disciplinas consideradas indispensaveis.

Iniciação ao trabalho

"A Secretaria de Educação - disse o sr. Ulhoa Cintra - se dedica a realizar amplo programa de reformulação do ensino em seus varios graus. Os dois projetos iniciais em execução são: reformulação do curriculo e do programa do ensino primario, e reorganização do Serviço de Orientação Pedagogica".
Segundo o secretario de Educação a renovação do ensino "não se trata de simples alteração do conteudo de materia; impõe implantação de nova mentalidade e provoca modificação na estrutura escolar primaria".
Haverá somente exame na passagem do primeiro nivel para o segundo, pois no nível dois devem estar somente os alunos que saibam ler e escrever com certo desembaraço, já que nessa fase haverá ensino sistematico baseado no desenvolvimento mental de cada aluno.

O programa

O programa no novo ensino primario compreenderá o estudo da Lingua Portuguesa, Matematica, Estudos Sociais, Ciencias, Saude, Educação Fisica e Iniciação Artistica. O programa foi preparado de maneira "a propiciar desenvolvimento harmonioso da personalidade através de experiencias integradas e criadoras", disse o sr. Ulhoa Cintra.
O secretario de Educação afirmou que está realizando o levantamento de toda a rede escolar estadual, "mas ainda não há dados concretos, mas posso garantir que até o final deste governo ela será ampliada pelo menos satisfatoriamente".
"O nosso proximo objetivo - disse o secretario - é reorganizar o curso ginasial, que simples continuação do primario. A reforma atentará principalmente, para a primeira e segunda serie ginasial, que pertencem por sua estrutura e por seu objetivo, ao curso primario".
"Num futuro proximo talvez o segundo e ultimo exame do curso primario já seja valido para o ingresso no ensino ginasial, sem a necessidade de exame de admissão" - acentuou o sr. Ulhoa Cintra.

Os professores

O prof. Candido de Oliveira, chefe do ensino primario do Estado, explica que a grande preocupação é preparar a criança para a vida:
"O objetivo é dar ao curso um encaminhamento pratico, que começa com um melhor estudo da lingua portuguesa."
Segundo o prof. Candido de Oliveira, o novo programa modificará a conduta dos professores.
"É o que nos chamamos de ensino renovado" - explica o professor. "Para preparar os professores há uma equipe de tecnicos, os orientadores pedagogicos, que funciona desde 1965".

Nova mentalidade

"A fim de executar o programa estabelecido pela Secretaria da Educação é necessaria uma nova mentalidade" - continua o chefe do ensino primario do Estado de São Paulo. "Para isso realizaremos, ainda 8 cursos para professores no decorrer deste ano. O 1.o começará em abril".
"São Paulo é o primeiro Estado da Federação a proporcionar ao professor primario maior liberdade de ação. Em outros Estados, não foram dadas às autoridades de ensino condições para agir de acordo com a realidade da região".

Acomodação

Só os alunos que ingressaram este ano no curso primario serão submetidos ao novo programa. Quanto aos demais, o prof. Candido de Oliveira esclareceu que haverá uma "acomodação, uma adaptação nos curriculos, de que os alunos não se aperceberão".
"A idéia é dar maior flexibilidade aos programas do curso" - prosseguiu ele.
"Alem disso, só os pais que acompanham de perto o estudo dos seus filhos é que sentirão a mudança. Mesmo estes logo estarão de acordo com o espirito do novo programa" - concluiu o chefe do ensino primario do Estado.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.