ALFAIATE, ARTESÃO EM VIAS DE EXTINÇÃO

Publicado na Folha de S.Paulo, domingo, 7 de maio de 1978

À primeira vista a galeria, cheia de pequenas lojas, casas lotéricas, sapatarias rápidas e bares, é semelhante a tantas outras existentes no centro. Entretanto, depois de uma observação mais apurada, nota-se nos três lances da "Galeria das Galerias", entre a 24 de Maio e o largo do Paissandu, às vezes vizinhas umas das outras, as placas quase coincidentes: Alfaiataria Nippon, Sebastião Alfaiate, Alfaiataria Progresso, Polli Alfaiate...
Instaladas em pequenas saletas, com uma ou duas máquinas de costura, provador, às vezes um overloque, essas alfaiatarias começaram a ocupar a galeria há 15 anos, quando Manuel Marinho, o primeiro deles, resolveu fazer ali seu novo ponto. Hoje, a galeria reúne apenas uns 30 alfaiates no máximo, incluindo-se entre esse número as quase instantâneas casas de reforma de roupas, que prometem milagres em poucas horas e vivem quase exclusivamente à custa de ajustar e fazer calças.

Falta de honra

Saudosos de "antigamente", muitos alfaiates criticam a situação atual da profissão. Dizem que os grandes "artistas" estão desaparecendo, e os novos mal e mal se ocupam em aprender o oficio durante um ano. Tendo pela frente a concorrência, esses alfaiates, que serviam normalmente à classe média, vêem seu mercado reduzido e a proliferação dos "ajustadores e reformadores" de roupa, que lucram com a indústria das roupas feitas e não se preocupam em "aprimorar feitios".
Desgostoso com o panorama atual da profissão, um alfaiate que há alguns anos ocupou uma loja naquela galeria, e ainda visita os amigos remanescentes daquela época, desabafa, sem querer se identificar: "O que falta aos alfaiates hoje é união. Além da classe estar em dificuldades, pois existe a concorrência da roupa feita e hoje não é todo mundo que tem dinheiro para pagar um terno à vista, ainda tem os aventureiros, que se dizem alfaiates e não honram a profissão".

O aprendizado

Alfaiate há 31 anos, embora afastado atualmente das oficinas de corte e montagem, alega ter sido um "analfabeto" durante os primeiros 15 anos:
"Não possuía qualquer orientação comercial. Não me preocupava em saber dos lucros ou dos prejuízos. A maior satisfação era vestir bem o cliente, conseguir a caída perfeita. O elogio era toda a recompensa. Mas para chegar a isso eram necessários pelo menos 5 anos de aprendizado duro. Hoje, depois de qualquer experiência, tem gente que já monta seu negócio. No fim é isso que se vê, não sabem nem escolher a linha certa para o pano com o qual estão trabalhando".
Ciente da transformação que a profissão vem sofrendo há alguns anos, Fernando Teixeira, outro alfaiate que costuma ir à galeria, concorda com o outro, principalmente no que toca à concorrência da roupa feita:
"Há 20 anos, cada oficial fazia uns 20 a 25 ternos por semana, e já se ouvia falar que a profissão estava caindo. Imagine hoje, quando um movimento desses só acontece em épocas muito boas". Cobrando 50% adiantado dos fregueses para o feitio de um terno, que pode custar de 3 a 4 mil cruzeiros, dependendo do modelo, Fernando acredita que daqui para a frente só irão sobreviver das alfaiatarias os grandes nomes e os pequenos: "Você tem que ir de um extremo a outro: ou cria um nome e um ambiente, como o Minelli ou o Andreotti, por exemplo, ou tem que partir para a reforma de calças, para a concorrência firme como tem aqui mesmo, onde o freguês faz o preço e tem gente que faz uma calça até por Cr$ 100,00".

Os males da pressa

Preocupado em marcar com giz especial a calça de mais uma freguesa, Armando Marques da Silva, que ocupa há sete anos uma pequena loja na galeria e parece bastante satisfeito com a mudança no rumo da alfaiataria, diz: "Sou alfaiate há 15 anos e sempre fiz e reformei roupas. De uns tempos para cá, o que mais aparece são mesmo as reformas. Mesmo quem compra ternos feitos vem aqui para ajustar perfeitamente a caída no corpo".
Exibindo uma das paredes da loja, forrada com calças já prontas, Armando, que apronta um terno em até uma semana por Cr$ 1.500,00, prefere mesmo é a reforma: "Uma semana boa de reformas me dá mais lucro que uma boa semana de feitios e menos preocupação".
Já para Martins Reis, alfaiate há 28 anos e há 10 na galeria, que ocupa a loja 25, a moda da calça lee logo no começo tomava todo seu tempo com ajuste. Hoje, "com a moda da calça e blusa", os jovens voltaram a encomendar calças sob medida. Mesmo continuando com uma pequena parte de reformas, Martins prefere o feito de calças.
Satisfeito com o número de alfaiates instalados no local, Martins, sentado em uma máquina de costura manual, garante que o sucesso junto a clientela provém desse fato curioso: "Quanto mais alfaiates vinham para cá, maior era o número de fregueses. Isso é muito bom para marcar o local. Hoje não são tantos, mas se viessem mais, até melhorava...".

Os diplomatas

Apontado como um dos bons alfaiates da galeria, entre os mais antigos dali, outro profissional, que também não quer ver seu nome à frente das críticas que faz, pretende, dentro de algum tempo, mudar-se para outro local, assim como já fizeram vários outros. Isolado da galeria por uma pequena porta de vidro, garante que toda a freguesia que possui não conseguiu ali: "Aqui as pessoas não têm dinheiro para mandar fazer um terno. Então é isso o que se vê: um monte de aventureiros fazendo reformas de calça comprada pronta. Os bons alfaiates estão se concentrando agora próximo às imediações da Paulista, Pamplona, e é pra lá que eu espero me mudar. Todos esses prédios no centro possuem grande número de alfaiates, mas com categoria mesmo são poucos.
Evitando tecer críticas a qualquer concorrente, Manuel Marinho, o primeiro alfaiate a se instalar na galeria, já é de parecer diferente: "Se uma pessoa consegue sobreviver em uma profissão, por que eu vou destruí-la? Quem faz a estrela do alfaiate é a própria clientela".
Cuidadoso e atento em marcar um paletó, que deverá ser entregue dentro de 15 dias, Marinho sabe que os alfaiates estão com seu mercado reduzido e muitos dos grandes artistas de antigamente já não têm sucessores, mas, otimista, não acredita na extinção dessa "arte". Atendendo a uma clientela específica, geralmente senhores na faixa dos 35 a 40 anos, que preferem ternos sociais, o alfaiate, às voltas com a régua de curvas e o giz de marcar roupa, contra argumenta: "Estamos diminuindo em número, mas a alfaiataria não acabou. Pois se nem nos Estados Unidos ela se extinguiu.

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