SEU MARIDO NADA MAIS É QUE UMA CRIANÇA GRANDE


Publicado na Folha da Manhã, domingo, 6 de abril de 1952

Neste texto foi mantida a grafia original

Consideram-se graves os caprichos masculinos — As esposas cometem um grande erro quando querem impedir que seu par se entregue a manias


Um marido é uma criança grande: exige cuidados de sua esposa, sob a condição de que ela o faça com muita delicadeza, sem dar a perceber que o está fazendo. E essa criança tem muitos caprichos, muitas vezes mais surpreendentes que os caprichos femininos. Quem se desse ao trabalho de investigar as vidas de muitos casais, veria que os caprichos masculinos são, muitas vezes, mais graves que os das mulheres. Os caprichos das mulheres limitam-se quase sempre aos cuidados da beleza, jóias, festas. Mas os caprichos masculinos são ilimitados.
Os caprichos dependem sempre da capacidade financeira, e a situação material de cada um lhe impõe limites naturais. Para as mulheres resta, pois, cuidar que marido não ultrapasse, com seus caprichos, o orçamento domestico.

Cuide do estomago "dele"

Há algum tempo, François Ride, especialista em psicologia da familia, publicou conselhos para as mulheres, afirmando que o mais importante para as boas relações conjugais é cuidar sempre do estomago do marido.
- "Infelizmente - diz ele - esse é um trabalho dificil, porque seu grande filho não sabe comer e é necessario ensiná-lo, como se fosse criança de verdade. Os homens mostram-se nervosos durante as refeições; comem sempre com muita pressa e, quando se observa isso, respondem que estão atrasados, pois têm um encontro para tal hora. Aliás, eles são os mais prejudicados, pois, comendo depressa, não mastigam bem e a digestão será fatalmente mal feita ."
Há muitos homens que gostam de conversar durante as refeições. É preciso impedir-lhes essa tagarelice, assim como evitar os telefonemas, que quebram o ritmo da refeição.
O pior é quando o marido lê jornais ou livros, ou continua a trabalhar à mesa. É prejudicial para a saude, e a esposa deve sempre observar-lhe o perigo como se tratasse com uma criança, sem gritar, sem perder a paciencia.
Nunca permita que seu marido engorde, porque ele correrá o risco de morrer prematuramente. Os relatorios das companhias de seguros mostram que os homens magros e de peso normal vivem mais tempo. O unico meio de impedir que engorde é o regime alimentar, e das mulheres depende a aplicação desse regime, que se baseia na calma absoluta durante as refeições.
Antes de organizar o regime alimentar, deve-se consultar um medico, pois cada caso se reveste de aspecto diferente. E convem não esquecer que o regime alimentar do homem é diferente do da mulher, pois requer sempre mais calorias, em virtude do maior dispendio de energias. Por isso, é necessario dosar bem os alimentos, nos limites de calorias que o organismo necessita e pode assimilar, desprezando as reservas que engordam.
Cuide que seu marido tome refeições em horas certas, insistindo para que ele coma o menos possivel em restaurantes; e quando ele chegar para o almoço ou para o jantar, faça com que repouse quinze minutos antes de cada refeição.

Manias

A esposa deve ter sempre em mente o seguinte: a vida do seu marido não deve ser repartida somente entre trabalho, comida e repouso. É necessario encontrar para ele uma ocupação que o repouse e distraia, o que é tambem uma forma de repouso. Se ele gosta de trabalhar em casa, consertando coisas, menos mal, não o impeça. Muitos homens têm manias que os americanos chamam de "hobby": uns colecionam selos, outros livros; outros gostam e trabalhos de marcenaria, desenhos etc. É um grande erro das mulheres impedir que seus maridos se entreguem e essas manias. Os psicologos americanos afirmam que o "hobby" do marido deve ser sagrado para a esposa. E ainda que julgue ser inutil esse trabalho, não deve dizê-lo, pois a sua utilidade reside na saude moral que ele proporciona ao homem.
Para tornar um marido feliz, alem de tudo o que dissemos, e acima de tudo isso, a esposa deve ser terna. "Mas dar conselhos às mulheres nesse sentido é muito dificil"- diz François Ride. "Elas sabem muito bem como manifestar a sua ternura; basta que o queiram".


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.