UMA SUPER-REDE DE ESTRADAS PARA SP

Publicado na Folha de S.Paulo, quinta-feira, 02 de março de 1972

Até 1975, o Estado de São Paulo terá mais 5 mil quilometros de estradas de rodagem, num esforço do Governo estadual que custará 2,5 bilhões de cruzeiros, anunciou ontem o Governador Laudo Natel, ao dar divulgação ao PROINDE - Plano Rodoviario Para a Interiorização do Desenvolvimento.
Cobrindo todas as regiões do Estado, essa super-rede de estradas de rodagem deverá cumprir dois objetivos estrategicos do Governo: 1 - articulará entre si as grandes cidades que se desenvolveram no Interior e que devem ser estimuladas para evitar o congestionamento da Capital; e 2 - aproximar a economia do Estado de São Paulo das de Minas Gerais e Paraná.
"Não temos duvidas de que o dinamico empresariado paulista encontrará, nas estradas e nas outras obras de infra-estrutura que o Governo está executando, o estimulo e a segurança para a tarefa de levar o desenvolvimento para o Interior", declarou o governador Laudo Natel.

Os objetivos

O secretario Paulo Maluf, dos Transportes, que dirigiu a elaboração do Plano, declarou que as linhas basicas do PROINDE são a "construção de auto-estradas para dar maior vazão ao trafego nas áreas desenvolvidas onde as rodovias existentes estão sobrecarregadas e de avenidas marginais para impedir que o transito local prejudique o fluxo de vias expressas; implantação basica de estradas intermunicipais em zonas do Estado que devam integrar-se à dinamica da expansão agricola e industrial; execução de acessos a cidades que se encontram praticamente ilhadas, distantes das linhas-tronco, dotadas apenas de ligações de terra, precarias e intransitaveis na época das chuvas; e pavimentação e melhoria de estradas antigas, eliminando curvas perigosas, suavizando aclives e declives".
O PROINDE destina-se a beneficiar as zonas de agricultura do Estado e constitui um instrumento governamental para a fixação da população rural.
O ultimo censo demografico brasileiro revelou um dado inquietante: alguns municipios do Interior perderam habitantes e outros cairam na estagnação. Ao mesmo tempo, as cidades maiores e de economia florescente - a capital de São Paulo em particular - passaram a revelar distorções urbanas causadas por um excessivo e desordenado crescimento.
Acredita o Governo do Estado que a construção de novas estradas seja não apenas uma forma de transportar riquezas como uma fonte de criação de riquezas.
"Por onde passa, a estrada acaba desencadeando um processo novo", declarou o governador Laudo Natel.

Duas Belem-Brasilia

O secretario Miguel Colassuonno, da Economia e Planejamento, declarou, a proposito do PROINDE, que sua execução corresponderá, em extensão, a duas rodovias Belém-Brasília ou metade do total de rodovias pavimentadas no Estado até agora.
Pelo menos cinco grandes estradas farão a ligação de São Paulo a seus dois vizinhos eliminando a obrigatoria passagem pela área metropolitana de São Paulo.
Os novos cinco mil quilometros de estradas constituem, afirmou o sr. Laudo Natel, a resposta do governo do Estado a um desafio: "a taxa de crescimento industrial do Estado, da ordem de 10% ao ano, implicará na duplicação da produção nos proximos sete anos, o que necessariamente imporá a ampliação da área territorial ocupada".
Algumas obras comparadas com o PROINDE
 
Em milhões de cruzeiros
PROVALE
840
Ponte Rio - Niteroi
800
Estrada Rio - Santos
600
Transamazonica (')
400
PROINDE
2.500
 
  (') - Custos relativos à construção da estrada

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