IRMÃO MARISTA USA AGULHAS PARA EXPLICAR "MILAGRES"


Publicado na Folha da Noite - quinta-feira, 1º de outubro de 1959

Neste texto foi mantida a grafia original


Pronunciou palestras e fez demonstrações práticas de letargia, ontem pela manhã e à tarde, no salão-nobre do Colegio Arquidiocesano, o irmão Vitricio, da Ordem dos Irmãos Maristas. Inicialmente, afirmou que sua finalidade, ao apresentar-se ao publico da maneira como o faz, é provar que fenomenos espiritas e "milagres" ocorridos nas macumbas têm causas perfeitamente naturais. Disse que o estudo das ciencias e tecnicas parapsiquicas (o irmão Vitricio evita o termo metapsiquico) podem concorrer para trazer à humanidade mais paz e mais tranquilidade. Relembrou experiencias de estudiosos dos fenomenos extra-sensoriais, feitas nos Estados Unidos e em outros países, sob controle cientifico. E discorreu sobre as generalidades da acupuntura, tecnica chinesa milenar de tratamento das enfermidades pela fixação de agulhas (de ouro, de prata e de platina) em certas regiões do corpo. Afirmou a certa altura de sua palestra que a capacidade de percepção extra-sensorial está latente em todos os seres e que os seus fenomenos podem ser desencadeados, de acordo com certa tecnica. Tais "poderes" se dividem em fisicos e psquicos e vão desde o transe moderado até à clarividencia. Disse que "as falsidades espiritas, apresentadas sob a forma de intervenção de espiritos, são plenamente explicaveis pela nova Ciencia" e que sua finalidade, alem de demonstrar que muitos fenomemos misteriosos são perfeitamente naturais, é "proporcionar aos estudiosos da letargia um melhor aproveitamento das vastas e ainda pouco exploradas forças que Deus concedeu ao nosso organismo, tão misterioso".

Nem hipnotismo, nem sugestão: acupuntura

Ao iniciar a parte pratica da sessão da tarde (com a assistencia de centenas de alunos do Colegio Arquidiocesano), o irmão Vitricio afirmou que não usaria nem hipnotismo e nem sugestão, para promover estados letargicos naqueles que subissem ao palco. Dezenas de rapazes, das mais diversas idades e tambem jornalistas, se submeteram aos "toques" do irmão Vitricio, caindo imediatamente em estado letargico. A letargia provocada por simples toque (nas costas, nas vertebras, no antebraço) era imediata e o paciente se mostrava inteiramente insensivel a estimulos fisicos, inclusive contato da cornea pela mão do operador, atravessamento das bochechas (sem sangrar) por agulhas etc.
O irmão Vitricio, apenas com toques em regiões especiais do corpo, "agindo sobre o sistema nervoso" colocou, em certo momento, diversas pessoas (que fez deitar no solo do palco) em estado letargico. A seguir, imitando os gestos dos macumbeiros (que durante os passes iniciais tocam com as mãos certas regiões dos corpos de seus pacientes) demonstrou que elas tornavam "tomadas", muito embora estivessem apenas em letargia. Fez mais. Com musica (agindo então o "toque" no labirinto e nos canais semi-circulares dos ouvidos), fez adormecer diversos jovens de varias idades. Alem de adormecidos, os pacientes, conforme se demonstrou, se tornaram insensiveis à dor.

Quem é o irmão Vitricio

O irmão Vitricio (natural de Santa Cruz, no Rio Grande do Sul), fez cursos especializados de Neurologia e Parapsicologia, na Universidade de Francoforte, Alemanha. Foi aluno do prof. Joseph Janred, da Universidade de Louvain (Belgica), criador da nova tecnica de letargia, que renovou completamente os metodos das escolas tradicionais do hipnotismo. Dois reporteres do "Life" vieram especialmente ao Brasil, certa ocasião, para entrevistá-lo. Em demonstração feita a esses jornalistas, o irmão Vitricio colocou uma jovem em tal estado de percepção extra-sensorial que está conseguiu descrever, com exatidão e com detalhes, a residencia de um dos entrevistadores, localizada nos Estados Unidos.
Para demonstrar a eficiencia da acupuntura (segundo relatou à reportagem), o irmão Vitricio, certa vez, enfrentou, no ringue, um lutador profissional de "catch" e consegiu imobilizá-lo, tão logo pôde tocar um dos seus pontos sensíveis.
O irmão Vitrico, que é diretor da Faculdade de Ciencias Economicas de Santa Maria (Rio Grande do Sul), fará outras demonstrações da letargia, em São Paulo.
 

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.