OS PLANADORES ALLEMÃES VOARAM NOVAMENTE EM S. PAULO


Publicado na Folha da Manhã - quinta-feira, 1 de março de 1934

Neste texto foi mantida a grafia original

A segunda demonstração coroou-se tambem de brilhante exito - A conferência de hoje no Instituto de Engenharia pelo professor Georgii

No Campo de Aviação Militar os technicos allemães, que ora se encontram em São Paulo, realizaram hontem, ás 11 horas, mais uma experiencia com aviões planadores sem motor.
O espetaculo attrahiu numeroso publico. Na experiencia tomaram parte três apparelhos sem motor dos quatro que se encontram nesta Capital.

O futuro da aviação sem motor

No campo, tivémos opportunidade de palestrar brevemente com um dos especialistas allemães em aviação sem motor.
Disse-nos elle o seguinte:
- "A primeira phase da aviação sem motor tem um carater puramente esportivo. Conhece-se a origem desse ramo de aero-technica. Os primeiros apparelhos foram bastante simples e de tamanho reduzido. As experiencias realizavam-se nos campos esportivos e nas vizinhanças de algumas elevações. O apparelho, collocado sobre uma collina ou monte, a uma altura sufficiente em summa, recebia o impulso manual ou um puxão por meio de uma corda. A subsequente estabilidade no ar dependia do piloto".
- É difficil a aprendizagem de piloto?
- "É facil, com alguma pratica. As experiencias de aprendizagem são feitas gradativamente. Em pouco tempo se adquire a pratica e os conhecimentos necessarios para esse fim".
- Quaes são os ultimos recordes da aviação sem motor?
- "O recorde de altura foi de 4.200 metros e o de distancia 300 e tantos kilometros. Esses recordes são de uma importancia capital, pois que permittem num futuro proximo um notavel desenvolvimento da aviação sem motor com fins essencialmente praticos e não puramente esportivos".
- De que depende o futuro da aviação sem motor?
- "Depende primeiramente das condições technicas que permittam aumentar com segurança a altura e a distancia percorrida pelos planadores. A sciencia está aperfeiçoando os seus methodos nesse sentido.
Resolvido esse problema, tratar-se-á de installar campos especiaes para planadores e descobrir um processo simples de fazer com que esses apparelhos possam levantar o vôo por si, sem auxilio de impulso ou tracção estranha. Esse ultimo aperfeiçoamento technico se conseguirá provavelmente com a applicação de uma especie de ventilador, cuja acção levantará o planador a uma altura sufficiente, isto é, 100 metros no minimo. A essa altura minima o apparelho sem motor está em condições de adquirir a estabilidade no ar.
Com esses detalhes technicos, a aviação sem motor entrará numa nova phase de real e util desenvolvimento".

As provas de hontem

Presenciamos a seguir as provas de hontem com os apparelhos planadores da "Deutscher Luftsport Verband" (Associação Esportiva Allemã).
O primeiro avião a sahir foi pilotado pela aviadora, Anna Reitsch. Rebocou-o um aeroplano que acompanha os apparelhos planadores.
Depois de attingir uma grande altura, o apparelho foi desamarrado do aeroplano, realizando a seguir uma série de interessantes acrobacias. Assemelhava-se em tudo a um apparelho munido de motor em seus "loopings" no espaço.
A descida fez-se com a maxima regularidade.
Em seguida alçaram vôo outros dois apparelhos, tendo permanecido por algum tempo no ar em demonstração de uma estabilidade perfeita.
Em seus detalhes essas tres experiencias autorizam a affirmar que a aviação sem motor realizou grandes progressos na Allemanha. O enthusiasmo ali por esse dominio da technica é enorme. Já existem nesse paiz escolas especiaes que preparam pilotos para planadores.

"O vôo á vela e as forças physicas que o tornam possivel"

Realiza-se hoje, ás 21 horas, no salão nobre do Instituto de Engenharia, á rua Christovam Colombo, 1, uma interessante palestra do prof. Georgii, da Escola Polytechnica de Darmstradt, sobre "O vôo á vela e as forças physicas que o tornam possivel".
O conferencista vem se dedicando ha muito tempo ao estudo do vôo sem motor e veio mesmo á Capital da Republica e á nossa cidade em excursão de estudos das condições metereologicas do nosso paiz.
A palestra será em lingua allemã, sendo simultaneamente vertida para o nosso idioma.
São convidados todos os socios do Instituto de Engenharia e demais pessoas interessadas pelo assumpto, não havendo convites especiaes.

O programma da visita dos planadores allemães

Eis o programma da visita dos technicos e allemães:
Sexta-feira - 2 de março - 20,30 horas - Saudação á Missão Allemã pela N S D A P nos salões do Turnverein, á rua Augusta n. 3.
Sabbado - 3 de março - 20 horas - Jantar na Sociedade Germania, á rua D. José de Barros.
Domingo - 4 de março - 10 horas da manhã - Demonstração publica no campo de Marte, organizada pelo Clube Paulista de Planadores.
Terça-feira - 6 de março - Almoço de cordialidade offerecido no Clube Commercial, pelo Clube Paulista de Planadores.
20,30 horas - "Choppada" de despedida offerecida pela Colonia Allemã na séde do Turnscafft, á rua Couto Magalhães, n. 40.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.