O "JAHÚ" EM S. PAULO


Publicado na Folha da Manhã - segunda-feira, 1º de agosto de 1927

Neste texto foi mantida a grafia original

A cidade do trabalho amanheceu hoje em festas, com a preoccupação unica de render enthusiasticas homenagens aos bravos aviadores patricios

A molle humana em Santo Amaro

Desde hontem foi num crescendo formidavel o enthusiasmo despertado pela chegada do avião "Jahú" a esta capital, dada como certa para hoje, entre 10 e 11 horas. Todos os preparativos foram poucos para os que pretenderam assistir á amerissagem do apparelho transoceanico de Ribeiro de Barros na represa de Santo Amaro.
Hoje, cedinho, os bondes de Santo Amaro já conduziam lotação demasiada de passageiros. Ali pelas oito horas, a avalanche augmentou de volume, movimentando-se a população de todos os cantos da cidade, de maneira a concentrar-se no largo da Sé, ponto de partida dos carros de Santo Amaro.
Ás 10 horas, em Santo Amaro, a agglomeração de povo era formidavel, extendendo a columna movimentadiça de gente desde o centro da pequena cidade até o lago, onde devia pousar o "Jahú". O aspecto da amurada da represa, não obstante a limitação dos convites e severa vigilancia, afim de impedir o ajuntamento de grande massa de publico, era a essa hora surprehendente. E o enthusiasmo, extraordinario, acenando moças e rapazes, crenças e velhos, bandeirolas com as cores nacionaes, entre vivas e hurrahs ao "Jahú" e aos seus intrepidos tripulantes.

O primeiro dia dos aviadores nesta capital

Após chegada, aos aviadores, será offerecido o seguinte programma: descida em Santo Amaro, Partida do cortejo do Monumento do Ypiranga. Marche aux-flambeaux, ás 20 horas. A recepção em Santo Amaro será apenas pela comitiva official, á beira do lago, com logares reservados para as autoridades e pessoas das familias dos aviadores. Logo a seguir, os aviadores partirão para o Ypiranga. O cortejo se formará no Ypiranga, seguindo a ordem que será adeante publicada. Partirá em marcha lenta, obedecendo ao seguinte itinerario: Monumento do Ypiranga, avenida da Independencia, rua Lavapés, rua da Gloria, praça João Mendes, praça da Sé, rua 15 de Novembro, praça Antonio Prado, rua João Briccola, rua Boa Vista, largo de São Bento, rua Libero Badaró, viaducto do Chá, rua Barão de Itapetininga, praça da Republica, rua do Arouche, largo do mesmo nome, ruas Sebatião Pereira, das Palmeiras, e São Vicente de Paula, até á residencia da familia Ribeiro de Barros.
A commissão péde a todos os moradores das vias publicas, por onde deve passar o cortejo, que sejam embandeiradas e ornamentadas as suas casas. Numerosas bandas de musica serão localizadas de distancia a distancia, executando musicas patrioticas e o hymno nacional por occasião da passagem do cortejo. Na escadaria da Sé serão saudados os aviadores pelo deputado dr. Armando Prado, como representante do governador da cidade, dr. Pires do Rio, e por especial delegação deste. Haverá rigoroso serviço de policiamento e transito de vehiculos, a "marche-aux-flambeaux" promovida pela Força Publica do Estado, com o concurso de legionarios, escoteiros, academicos e atiradores partirá da avenida Tiradentes, chegando até á praça da Sé, onde os aviadores os aguardarão, sobre as azas do avião "Jahú", construido no alto da fachada da cathedral. O cortejo colossal da cidade de São Paulo se formará junto do Monumento do Ypiranga, na ampla área do respectivo parque e desfilará obedecendo a seguinte ordem: 1) corpo de clarins; 2) banda de musica; 3) atiradores; 4) legião paulista; 5) automoveis conduzindo as representações dos diversos municipios do Estado que concorreram para o premio em dinheiro; 6) banda da Força Publica; 7) as sociedades esportivas de terra e agua desta capital, que marcharão a pé, devidamente uniformizadas e com as esquadras conduzindo os estandartes; 8) automoveis das sociedades recreativas; 9) banda da Força Publica; 10) automoveis das associações commerciaes e dos auxiliares do commercio; 11) automoveis das associações industriaes, das casas industriaes e dos auxiliares das industrias paulistas; 12) banda do 4.o batalhão de caçadores; 13) representantes das colonias extrangeiras; 14) representações das sociedades extrangeiras; 15) banda da Legião Paulista; 16) classes academicas; 17) estabelecimentos de ensino publico e privado; 18) automoveis de avulsos e particulares; 19) representações da imprensa; 20) corpo consular de São Paulo; 21) representação official dos poderes constituidos, isto é, dos poderes judiciarios, executivo e legislativo; 22) commissão geral dos festejos; 23) aviadores; 24) esquadrão de cavallaria protegendo os aviadores.

As medalhas da municipalidade de São Paulo

Uma das homenagens que a Municipalidade de São Paulo prestará aos aviadores é constituida pela offerta a cada um dos tripulantes do "Jahú" de uma artistica medalha de ouro massiço, trabalho confeccionado com verdadeiro gosto pela joalheria Casa Castro.
Essas medalhas estão expostas à rua 15 de Novembro n. 4-D, na vitrina da referida joalheria, que foi ornamentada com as cores nacionaes, apresentando um bellissimo aspecto.

A partida para esta capital

SANTOS, 1 (Pelo telephone) - O "Jahú" levantará vôo, hoje, por volta das 12 horas, com destino a essa capital.
João Ribeiro de Barros e seus companheiros seguirão do cáes á Base de Aviação Naval em lanchas especiaes, acompanhando-os as autoridades, membros da Comissão Central e representantes da imprensa.

Encerramento do programma de festejos

SANTOS, 31 - Encerrou-se hoje o programma de festejos aos aviadores do "Jahú", realizando-se, em sua honra, uma corrida no Jockey Club, onde Ribeiro de Barros e seus comnpanheiros, foram recebidos ás 13 horas, sob delirantes acclamações por parte da grande massa popular que ali se achava.
Os aviadores foram conduzidos até a tribuna de honra, onde assistiram ao desenrolar das corridas, até ás 16 horas, quando se retiraram.
Do prado dirigiram-se elles para o stadium do Santos F. C., onde assistiram á partida do campeonato da Apea, que ali se realizava entre o club local e S. Paulo Alpargatas.
Á sua chegada, foram os aviadores alvos de novas manifestações por parte da assistencia, sendo egualmente saudados pelos jogadores de ambos os quadros deante da tribuna official, onde se achavam.
Pela manhã, Ribeiro de Barros fez varias visitas a seus parentes aqui domiciliados.
Durante o dia de hoje, desceram de São Paulo muitas pessoas, que vieram observar o "Jahú", ancorado no porto.
O mechanico Mendonça passou todo o dia de hontem a bordo do hydro-avião, regulando seus motores, que se achavam em perfeito estado.
A partida para S. Paulo está marcada para amanhã, entre 10 e 11 horas.

Os mechanicos do "Jahú" e os ultimos preparativos

SANTOS, 1 - Urgente - Nove horas. Neste momento os mechanicos Mendonça e Cinquini seguiram para bordo do "Jahú".

O "Jahú" levantará vôo ao meio dia

SANTOS, 1 - O "Jahú" deverá partir ao meio dia si não houver contratempo. O tempo está bom.

Em visita ao campo do Santos F. C.

SANTOS, 1 (Pelo telephone) - Após a visita ao prado do Jockey Club, onde os aviadores asistiram diversos pareos, dirigiram-se para o campo do Santos Futebol Clube. Á entrada daquella praça de esportes, foram João de Barros e seus companheiros, recebidos pela assistencia do Santos, sendo, por essa occasião, cantada a marcha "Jahú", executada pelo choro da "Embaixada do Amorzinho", do Rio.
O jogo, que então se realizava, foi suspenso, e os aviadores, por entre alas dos jogadores entraram em campo, sob delirantes acclamações.
No final do jogo, o dr. Amazonas Duarte, em nome daquelle club, saudou Ribeiro de Barros. Newton Braga Negrão, Cinquini e Mendonça, sendo entregue ao primeiro o diploma de socio honario do Santos F. C. e um bello distinctivo.

No hotel parque balneario

SANTOS, 1 (Pelo telephone) - No Hotel Parque Balneario, onde os aviadores estão hospedados, realizou-se hontem, á noite, um sarau dançante, offerecido pelos proprietarios daquelle hotel á elite santense, em homenagem ao sr. João de Barros e seus companheiros.
Os salões daquelle estabelecimento estavam lindamente ornamentados e as danças se prolongaram até pela madrugada.
 

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.