A PREVISÃO DOS TERREMOTOS


Publicado na Folha da Manhã, sexta-feira, 20 de novembro de 1925

Neste texto foi mantida a grafia original

Novos horizonte da sciencia — A descoberta do professor Bendandi — O que ella representará para a humanidade


Ha pouco tempo os apparelhos sismographicos italianos registravam um terremoto que se passava a cerca de 5.000 milhas de distancia. Esse phenomeno fôra prenunciado pelo professor Bendandi, de Faenza.
O professor Bendandi, como devem estar lembrados os leitores, porque inserimos, ha tempos, uma longa noticia sobre elle, é um illustre scientista italiano que diz ter encontrado o modo de prever os terremotos, não só com uma grande precisão de tempo, mas tambem com uma notavel approximação de distancia.
Os successos já obtidos por Bendandi são bastante numerosos e o sufficiente para garantir o valor scientifico do seu methodo.
E por isso que para elle se têm voltado as vistas dos estudioso e dos homens de governo dos paizes que são expostos aos terremotos.
Até ha pouco o publico tomava os terremotos e outras desastrosas calamidades naturaes como uma maldição celeste. Essa explicação bastava para o publico. Mas os homens de sciencia, certamente, não commungavam em taes idéas. E, por isso, principalmente de algum tempo a esta parte, o estudo de phenomenos como os sismicos vem merecendo cuidadosa attenção e, folgamos em dizer, com magnificos resultados, bem estereotypados nesses do professor Bendandi.
Estão de parabens, pois, o paizes em que os tremores de terra fazem parte dos... habitos nacionaes.
A Italia é a região da Europa mais achacada nesse ponto de vista. No semi-circulo de fogo do Pacifico, semi-circulo americano, o Mexico, os Estados Unidos e as republicas andinas são os paizes que mais carecem, aqui por perto, de um propheta tal qual se evidencia Bendandi.
O Japão é terreno classico de terremotos. Mas mesmo nós, que não somos um paiz propenso a phenomenos sismicos não perdemos nada em que alguem nos venha prevenir de que no dia tal, ás tantas horas, a terra vae tremer em tal logar do nosso territorio, como já tem acontecido, felizmente sem maiores consequencias.
Os terremotos da costa do Atlantico são muito raros e espalhados, mas certos pontos têm uma tendencia mais accentuada que outros. Os pontos mais expostos estão nas visinhanças de Nova York, em Long Island Sound, o valle do Connecticut, a costa do Maine e a Bahia Blanca.
De tudo isso se póde deduzir que o perigo dos terremotos existe em toda parte. Assim os estudos sobre elles são de valor para o mundo inteiro.
Se, prevendo-se, não se tem meios de evital-os, pelo menos se podem tomar medidas que minorem os seus effeitos desastrosos.
Nos Estados Unidos existe uma "Engineering-Economics Foundation", organizada pelo governo durante a guerra, que se dedica quasi exclusivamente ao estudo dos tremores de terra e suas consequencias.
Um dos trabalhos que tem realizado essa corporação é a confecção de uma carta sismographica dos Estados Unidos, com a localização precisa de todas cidades que sofrem a ameaça dos abalos de terra.
Com a descoberta do professor Bendandi —Raphael Bendandi— o terremoto poderá ser classificado entre os phenomenos naturaes sobre os quaes o homem tem um relativo controle, ao menos nesse sentido em que póde escapar ás suas indesejaveis consequencias.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.