Tendo feito estudos especiaes nas escolas de São Paulo, partiu para
Paris afim de construir um aerostato munido de um motor e de um
propulsor.
A aviação
nesse dominio contava apenas com as experiencias de Giffard e dos
capitães Krelles e Renard. Devem-se a Santos Dumont as provas mais
arrojadas nesse terreno.
Installado
na capital da França, Santos Dumont mandou construir o primeiro
aerotasto ao qual deu o nome de "Brasil".
A primeira
experiencia com o "Brasil" effectuou-se a 4 de julho 1898, com pleno
exito.
O segundo
aerostato denominado "A Musica" venceu no concurso aberto pelo Aero
Clube da França para a escolha dos apparelhos que servissem para
o estudo das correntes atmosphericas.
O illustre
aeronauta brasileiro concorreu ao premio sem competidores. A experiencia
realizou-se em 11 de julho de 1901, gastando o aparelho, no percurso
prescripto, 35 minutos.
Não
satisfeito com esse resultado, mandou construir o "Santos Dumont
n. 5" com o qual tentou ganhar novamente o premio Deutsch.
Essa
prova quase custou a vida ao arrojado aeronauta patricio.
Com
o "Santos Dumont n. 6" tentou novamente vencer aquelle recorde.
A experiencia
foi assistida por milhares de pessoas.
O jury
do concurso não lhe quis ainda conferir o premio Deutsch. O proprio
Deutsch, consultado a respeito, opinou pela concessão do premio
a Santos Dumont. O "az" patricio, ao receber os 100 mil francos,
distribuiu-os pelos pobres de Paris.
Reconhecendo
inadaptavel a forma espherica dos balões, Santos Dumont imaginou
e construiu um outro apparelho de forma cylindrica com as extremidades
conicas. Esse foi o "Santos Dumont n. 1" que subiu a 18 de setembro
de 1898, sofrendo um accidente em virtude de uma falsa manobra dos
que sustentavam as cordas.
A machina
foi reparada e executou um segundo vôo com pleno successo.
Em
1899 appareceu o "Santos Dumont n. 2" mais resistente que os anteriores.
Diversas
experiencias realizadas em Nice deram resultados estupendos. Na
ultima dessas provas o apparelho soffreu um sério accidente. O illustre
inventor construiu então o "Santos Dumont n. 3", realizando-se a
primeira experiencia em Paris, em 13 de novembro de 1899.
Introduzindo
novos melhoramentos, o scientista patricio construiu ainda o "Santos
Dumont n. 4".
Nessa
época (em 1900) H. Deutsch estabeleceu um premio de 100 mil francos
para o aerostato que fizesse a volta completa em torno á torre de
Eiffel, no prazo máximo de 30 minutos.
Foi
finalmente construido ainda o "Santos Dumont n. 7" que realizou
varias experiencias em Monte Carlo.
Todas
essas pesquizas scientificas foram realizadas no dominio da aviação
do mais leve que o ar.
Santos
Dumont, abandonando esse systema de aviação, passou ao dominio do
mais pesado que o ar, tendo construido diversos aeroplanos. As experiencias
com um delles, realizadas em 23 de outubro de 1906, conduziram-n´o
á conquista da taça Archdeacon (premio 3.000 francos).
Em
12 de novembro do mesmo ano, Santos Dumont effectuou um vôo de 220
metros a 8 metros do sólo.
|