AS GRANDES VIAGENS AEREAS
O
anno de 1927 foi o periodo decisivo na aviação mundial
- os gigantescos roteiros aeronauticos e a sua finalidade pratica
|
Publicado
na Folha da Manhã, segunda-feira, 14 de maio de 1928
|
|
Neste texto foi mantida a grafia original
|
O anno de 1927 é um periodo importantissimo na historia aeronautica
da Humanidade. Caracterizou-o a façanha de Lindbergh na travessia
directa do Atlantico do Norte, de Nova York e Paris, sem escalas.
Ao seu acto de arrojo seguiram-se diversos episodios de heroismo e
de luto que tanto commoveram a opinião publica.
Formou-se finalmente a convicção de que a éra
do aeroplano tinha chegado, a despeito das dolorosas occorrencias
que se succederam aos primeiros enthusiasmos.
As conquistas no terreno da aviação lembram perfeitamente
as viagens oceanicas em demanda de novos mundos. A principio, só
os pioneiros que trabalham em silencio, accumulado materiaes e experiencias
dia a dia e robustecendo a todo o instante a energia e a audacia dos
que mais tarde continuarão o emprehendimento. Bleriot em 1909,
Lesseps em 1910 e outros conquistadores da Mancha são immediatamente
seguidos dos demais. Hoje milhares de aviões e dezenas de milhares
de passageiros atravessam regularmente o tejecto Paris-Londres pelos
ares. Enquanto experimentadores isolados tentam ampliar os dominios
da aviação atravéz das grandes áreas oceanicas,
o aeroplano commercial domina uma formidavel rêde de 50.000
kilometros sómente na Europa, concorrendo tenazmente com as
estradas de ferro. Nos Estados Unidos acontece o mesmo. Uma conjugação
febril dos esforços patenteia a marcha vertiginosa para a consecução
de meta que não tarda.
|
As
grandes trajectorias aereas |
Entre os grandes roteiros aéreos figuram os seguintes na ordem
chronologica dos acontecimentos:
1) Capitão Guilbaud (França, hydr.) 12 de Outubro de
1926 - 9 de Março de 1927: Marselha, Casablanca, Saint Louis,
Kayes, Tombuctu, Gao, Fort-Archambault, Stanleyville, Albertville,
Fachoda, Khartum, Abukir, Beiruth, Constantinopla, Athenas, Malta,
Bizerta, S. Raphael, Marselha - 21.230 kilometros;
2) Mermoz e Negrin (França , avião) 10 - 21 de Outubro
de 1927, obedecendo quasi ao roteiro anterior, com a partida de Toulouse:
Toulouse, S. Louis, Casablanca, Toulouse - 8.940 kilometros;
3) João de Barros (Brasil, hydr.) 17 de Outubro de 1926 - 28
de Abril de 1927: Genova, Alicante, Gilbraltar, Las Palmas, Porto
Praia e Fernando de Noronha - 6.820 kilometros ;
4) Stack e Leete (Inglaterra, 2 aviões) 20 de Novembro de 1926
- 15 de Fevereiro de 1927: Londres, Paris, Roma, Catania, Malta, Homs,
Bengasi, Cairo, Bagdad, Bassorah, Bouchir, Bender-Abbas, Karachi e
Delhi - 11.110 kilometros;
5) Comm. Dagnaux (França av.) 28 de Novembro de 1926 - 20 de
Julho de 1927: Paris, Alicante, Oran, Colomb-Béchar, Gao, Niamey,
Zinder, Fort-Lamy, Leopoldville, Broken Hill, Tête, Quilimane,
Moçambique, Majunga, Tananarive, Majunga, Moçambique
e Tchicoa - 14.285 kilometros;
6) Mittelholzer (Suissa, hydr.) 7 de Dezembro de 1926 - 20 de Fevereiro
de 1927: Zurich Napoles, Athenas, Cairo, Khartum, Mongalla, Kisumu,
Fort-Johnston, Lourenço Marques, Durban, East London e o Cabo
- 13.340 kilometos;
7) Major Llorente (Hespanha, 3 hydr.) 10 de Dezembro de 1926 - 26
de Fevereiro de 1927: Melilla, Casablanca, Dakar, Conacry, Grand-Bassam,
Lagos, S. Isabel Bery e volta - 14.180 kilometros;
8) Dargue (Estados Unidos, 3 "amphibios") 21 de Dezembro
de 1926 - Abril de 1927: San Antonio, Vera Cruz, Guatemala, Puntarenas,
Panamá, Girardot, Carthagena, Panamá, Tumaco, Lima,
Psico, La Paz, Coquimbo, Valparaiso, Santiago do Chile, Buenos Aires,
Montevidéo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco,
Fort-Natal, Cayenna, Granada, Pointe-á-Pitre, S. Domingos,
Havana e San Antonio - 33.000 kilometros;
9) Sir Samuel Hoare (Inglaterra, 3 av.) 27 de Dezembro de 1926 - 8
de Janeiro de 1927; Londres, Marselha, Pisa, Napoles, Malta, Bengasi,
Abukir, Bagdad, Djask, Karachi, Jodpur, Delhi, Karachi, Chabbar, Djask,
Bagdad e Cairo - 14.980 kilometros;
10) General De Pinedo (Italia, 2 hydr.) 8 de Fevereiro - 16 de Junho
de 1927: Sesto Calende, Elmas, Bolama, Dakar, Porto Paira, Fernando
de Noronha, Natal, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Santos, Buenos
Aires, Montevidéo, Assuncion, Corumbá Manaos, Belem,
Georgetown, Port-au-Prince, Havana, N. Orleans, Galveston, San Antonio,
Roosewelt (parada), Nova York, Boston, Long Island, Nova York, Philadelphia,
Charleston, Pensacola, N. Orleans, Chigaco, Quebec, Shippingan, Terra-Nova,
Horta, Ponta Delgada, Lisboa, Barcelona e Roma - 40.450 kms;
11) Sarmento de Beires (Portugal, hydr.) 2 de Março - 15 de
Junho de 1927: Marina di Pisa, Lisboa, Casablanca, Villa Cisneros,
Bolama, Fernando de Noronha, Natal, Pernanbuco, Bahia e Rio de Janeiro
- 13.200 kms.;
12) Comm. Samson (Inglaterra, 3 av.) 30 de Março - 22 de Maio
de 1927: Heliopolis, Khartum, Mongalla, Kisumm, Naurobi, Albercorn,
N'Dola, Livingston, Bulawayo, Bulawayo, Pretoria, Bloemfontein, o
Cabo e a volta - 17.620 kms.;
13) Sondermayer e Baydack (Yugoslavia, av.), 20 de Abril - 8 de Maio
de 1927: Paris, Novi Sad, Alep, Bagadad, Bassorah, Karachi, Bombay
e volta para Belgrado- 14.060 kms.;
14) Linbergh (Estados Unidos), av.), 9-1 de Maio de 1927: San Diego,
S. Louis e Nova York - 3.920 kms.;
15) Lindbergh (Estados Unidos, av.), 20-21 de Maio de 1927: Nova York
e Paris - 5.809 kms.;
16) Carr e Gilman (Inglaterra), av.), 20-21 de Maio de 1927: Granwell
e Estreito de Ormuz - 5.500 kms.;
17) Costes e Rignot (França), av.), 4-16 de Junho de 1927:
Paris, Nyne-Taguilsk (Uraes), Kazan, Moscou, Varsovia e Paris - 7.740kms.;
18) Cahmberlin e Levine (Estados Unidos, av.), 4-30 de Junho de 1927:
Nova York e Eeisleben - 6.295 kms.; depois, Berlin, Munich,Vienna,
Budapest, Praga, Varsovia, Zurich e Paris - ao total 10.170kms.;
19) Maitland e Hegenberger (Estados Unidos, av.), 28-29 de Junho de
1927: S. Francisco e Honolulu - 3.890 kms.;
20) Byrd (Estados Unidos), av.) 29 de Junho - 1 de Junho de 1927:
Nova York e Ver-sur-Mer - 5.600 kms.;
21) Smith e Bronte (Estados Unidos, av.), 14-15 de Junho de 1927:
S. Francisco de Molokai Kaivi (Hawai) - 3.780 kms.;
22) Comm. Weiss (França) av.), 11-18 de Agosto de 1927: Paris,
Odessa, Kazan, Moscou, Varsovia e Paris - 7.280 kms.;
23) Jansen e Schulter (Estados Unidos, av.), 16 de Agosto de 1927;
S. Francisco e Honolulu - 3.890 kms.;
24) Goebel e Davis (Estados Unidos, av.), 16 de Agosto de 1927; S.
Francisco e Honolulu - 3.890 kms.;
25) Chestakov (Russia, av.), 20 de Agosto - 1 de Setembro de 1927:
Moscou, Tokio e Mascou - 16.500 kms.;
26) Brock e Schlee (Estados Unidos, av.), 24 de Agosto - 14 de Setembro
de 1927: Detroit, Nova York, Harbor-Grace, Londres, Munich, Belgrado,
Constantinopla, Bagdad Bender-Abbas, Karachi, Allahabad, Calcuttá,
Rangoon, Hanoi, Sangai, Kagoshinia, Tokio, travessia do Pacifico em
navio e depois S. Francisco, S. Louis e Detroit - 25.470 kms.;
27) Bnetley (Inglaterra, av.), 2-28 de Setembro de 1927: Londres,
Lyão, Malta, Lebda, Sollum, Cairo, Khartum, Malakal, Mongalla,
Kisumu, Tabora, Abercorn, Broken-Ibill, Livingston, Bulawayo, Johannesburg,
Kimberley e Cabo - 12.900 kms.;
28) Girardot e Cornillon (França, av.), 13-16 de Setembro de
1927: Paris, Bucarest, Beyruth e volta - 7.020 kms.;
29) Pelletier Doisy e Gonin (França, av.), 13-19 de Setembro
de 1927: Paris, Vienna, Bucarest, Rayak, Cairo, Bengasi, Tunis, Casabalanca
e Paris - 10.830 kms.,
30) Tem. Koppen (Hollanda, avião postal), 1-28 de Outubro de
1927: Amsterdam, Sophia, Alep, Bouchir, Karachi, Allahabad, Calcuttá,
Bangkok, Singapura, Batavia e volta - 28.025 kms.;
31) Costes e Le Brix (França, av.), 10-20 de Outubro de 1927:
Paris, S. Louis, Natal, Caravellas, Rio de Janeiro, Pelotas e Buenos
Aires - 11.780 kms.;
32) Cap Challe (França, av.), 11 de Outubro - 7 de Novembro
de 1927: Paris, Roma, Athenas, Alep, Bassorah, Bender-Abbas, Karachi,
Allahabad, Calcuttá, Bangkok, Saigon, volta Bender-Abbas e
Techeran - 19.100 kms.;
33) Miss Kaith Miller e Lancaster (Inglaterra, av.), 15 de Outubro
- 10 de Novembro de 1927: Londres, Paris, Napoles, Catania, Malta,
Benagasi, Abukir, Cairo, Bagdad e Hur - 6.540 kms.;
34) Miss Ruth Elder e Haldeman (Estados Unidos, av.), de Nova York
e Açores - 4.400 kms.;
35) Williams e Mac Intyre (Australia, hydr.), 28 de Setembro - 7 de
Dezembro de 1926: Melburne,Sidney, Cooktown, Port Moresby, Keita,
Cizo, Tulago, Rovian e volta - 11.600 kms.;
36) Kingsford, Smith e Uulm (Australia, hydr.), 19-29 de Junho de
1927: Sydney, Broome, Perth, Cook e Sydney - 13.000 kms.
|
Prossegue
a marcha gloriosa da aviação |
Os grandes percursos oceanicos constituem a éra da aviação
de longo percurso. Os hydro-aviões de João de Barros,
de Sarmento de Beires e de De Pinedo franquearam triumphalmente o
Atlantico do sul. Costes e Le Brix ligaram o litoral africano ao brasileiro.
Desde o inicio do anno de 1928, formaram-se serviços normaes
transatlanticos, cuja primeira iniciativa é devida á
acção franceza. O Atlantico do Norte, apesar dos seus
6.000 kilometros de largura, apesar das suas brumas e dos seus ventos
terriveis, foi dominado por Lindbergh, por Chamberlin e por Levine,
por Byrd e seus companheiros, por Brock e Scille e por De Pinedo.
Não se tratava ainda de uma exploração commercial.
Esta será experimentada com um grande avião multimotor.
As mesmas experiencias se estenderão ao Pacifico, que já
foi dominado pelos aviadores norte-americanos Maitland, Hegenberg,
Smith, Geobel e Jensen. E' digno de especial menção
o matyrologio das grandes travessias transoceanicas em que perderam
a vida Saint-Romain, Mouneyres, Ptit, Nungesser, Coli, Minchin, Hamilton,
princeza Loevenstein, Bertaud, Hill, Payne Tully e Medcalf, como as
victimas das corridas loucas de S. Francisco-Honolulu, em que pereceu
uma mulher, mass Doran.
Os trabalhos de sucesso de uns, o heroismo e o sacrificio de outros
constituem rasgos de generosidade que estimulam continuamente a aviação
mundial. Os aperfeiçoamentos da radio-telegraphia, ultimamente
utilisados, demonstraram claramente que a sua evolução
prosegue com incessante continuidade, visando a mais perfeita estabilização
do esforço humano nos ares.
|
©
Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos
reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em
qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização
escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.
|
|