VENCIDO O COSMOS: A URSS LANÇA O PRIMEIRO ASTRONAUTA AO ESPAÇO

Publicado na Folha de S.Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 1961

Neste texto foi mantida a grafia original

MOSCOU, 12 - A União Sovietica pôs hoje em orbita uma nave espacial com um aviador de 27 anos a bordo, que em seguida voltou são e salvo à Terra.
O primeiro-ministro sovietico, Nikita Kruchev, qualificou a façanha de «exemplo de valor, galhardia e heroismo», e as ruas de Moscou converteram-se em cenario de uma demonstração de jubilo sem paralelo desde o dia em que terminou a guerra na Europa, há 16 anos.
O major Yuri Gagarin esteve no ar pelo espaço de uma hora e quarenta e oito minutos, segundo fontes bem informadas. Quando regressou à Terra, em ponto não revelado da União Sovietica, Gagarin disse que não sofreu «lesões ou contusões».
A Tass disse que a astronave «Oriente» esteve 89 minutos e 1 segundo em orbita da Terra, com o que indicou que realizou uma volta completa. Calcula-se que se necessitaram outros 20 minutos na subida e descida. Estima-se que em seu ponto de maior elevação a nave deve haver alcançado uns 340 quilometros sobre a Terra.

Felicitações de Kruchev

Kruchev enviou por telefone uma mensagem de felicitação a Gargarin do centro de veraneio de Sochi, no mar Negro, onde se encontra de ferias, e disse que esperava vê-lo em Moscou. Acredita-se que Gagarin, que tem dois filhos, chegará aqui amanhã.
O governo sovietico e o Comitê Central do Partido Comunista prontamente emitiram uma declaração na qual elogiam a proeza e fazem um apelo à cessação da corrida armamentista e "ao desarmamento universal e completo sob estrito controle internacional".

Alegria popular

As multidões invadiram as ruas ao conhecer-se a noticia. As escolas, fabricas e escritorios fecharam suas portas e os estudantes e trabalhadores se somaram aos manifestantes que já estavam nas ruas.
A Radio Moscou interrompeu sua programação habitual e transmitiu canções patrioticas interrompidas com boletins com as ultimas noticias da viagem ao espaço.

"Contemplo a Terra. A visibilidade é boa"

MOSCOU, 12 - A voz de Yuri Gagarin, energica embora ensurdecida por interferencias que pareciam sublinhar o isolamento do cosmonauta sovietico, foi retransmitida pela radio de Moscou às 16 horas (GMT).
Sua primeira frase foi: «Contemplo a Terra. A visibilidade é boa. Ouço-os muito bem.»
Nos contatos posteriores, Yuri Gagarin disse: «O voo continua bem, contemplo a Terra. A visibilidade é boa. Posso ver tudo. Certo espaço está coberto de nuvens. Depois: «Prossigo meu voo. Tudo é normal, tudo funciona perfeitamente».
A ultima mensagem retransmitida pela radio de Moscou expressava: «Sinto-me bem, de excelente moral. Continuo meu voo. Tudo vai bem, a maquina funciona normalmente.»
Por outra parte, segundo uma reportagem do enviado especial do diario «Izvestia», que recebeu o primeiro astronauta ao seu retorno à Terra, a velocidade da nave cosmica ao passar sobre a America do Sul era de 8 km por segundo, e sua altura de cerca de 200 quilometros.
Quando voltou à Terra, após abandonar sua cela cosmica, Gagarin descreveu as visões captadas em sua viagem dizendo: «O céu é escuro, muito escuro, e a Terra azulada. Vê-se tudo muito bem.»
Gagarin foi levado depois, em helicoptero, a uma pequena povoação onde recebeu um chamado telefonico de Nikita Kruchev, o qual havia desejado felicitá-lo diretamente.
Segundo a reportagem do «Izvestia», parece que Gagarin aterrou no lugar previsto diante do helicoptero que o esperava, com um medico a bordo. Trajava uma roupa cor azul celeste e um capacete de voo. Quando saiu da capsula espacial, beijou a todos os que estavam diante do helicoptero, e seus olhos brilhavam como se refletissem a luz das estrelas, finaliza o enviado especial do «Izvestia».

Rumores

O rumor de «uma experiencia cosmica com um homem a bordo de um satelite começou a circular nos meios jornalisticos de Moscou desde sexta-feira. Os dias seguintes transcorreram sem novidades, a tal ponto que os observadores pensaram que o rumor devia ser atribuido simplesmente a um excesso de imaginação.
Segunda-feira, bruscamente, reapareceu o rumor. A insolita espera, registrada por todos os observadores nos meios jornalisticos sovieticos, o fato de que as salas de redação e os estudios de televisão se achassem em estado de alerta permanente, fizeram pensar que desta vez a «coisa era certa».
Contudo à meia-noite indicou-se que podiam suspender-se todos os preparativos. Tratava-se de um falso alarma.
O subito anuncio, esta manhã em Moscou, de que a experiencia estava em pleno desenvolvimento, causou na capital sovietica uma impressão indescritivel. Imediatamente, os observadores compreenderam o ocorrido: a prova estava pronta desde sexta-feira.
Os cientistas da União Sovietica tinham suficiente confiança no exito da tentativa para ter dado, desde o principio, o maximo de publicidade a todos os preparativos. Contudo, por razões ainda desconhecidas, a tentativa foi adiada, primeiro até segunda-feira e depois até a hora H de quarta-feira.
A radio sovietica anunciou esta noticia sensacional, que marca uma data memoravel na historia do mundo, através da voz do locutor das grandes ocasiões, Yuri Levitan. O comunicado foi difundido a partir das 7 horas (GMT), ininterruptamente, e neste momento (12 horas GMT), 200 milhões de sovieticos continuam juntos a seus aparelhos ouvindo as emissões especiais da radio que dão novos detalhes sobre a experiencia.
A emissora moscovita transmite muitas entrevistas realizadas com populares sobre o voo cosmico. Todas as declarações coincidem em assinalar que Yuri Gagarin é um herói nacional. Esta manhã, uma cidade na Moldavia, Kichinev, deu seu nome a uma avenida principal.
Entrementes, a televisão sovietica difundiu, por volta do meio-dia (GMT) duas novas canções à gloria dos voos cosmicos. Eis a letra de uma das canções:

«Gloria a Vós, Gigantes da Ciencia
Gloria, Gloria, Glária,
Glória a Vós Mãos Trabalhadoras.
Foste o Primeiro a Penetrar no Cosmos:
Gloria a Ti, Pais dos Audaciosos.
Gloria, Gloria, Gloria».

«Missão cumprida»

MOSCOU, 12 - «Missão cumprida», foram as primeiras palavras que o major Gagarin dirigiu a Kruchev depois de agradecer-lhe sua mensagem de felicitação. «Tenho o prazer de comunicar-lhe o exito do primeiro voo espacial», acrescentou.
Foi a agencia Tass que divulgou a conversação telefonica entre o chefe do governo sovietico, Nikita Kruchev, e o primeiro cosmonauta Gagarin, pouco depois de sua aterragem.
«Com vossa façanha - respondeu Kruchev - cobristes de gloria nossa patria, destes provas de valor e de heroismo ao cumprir uma tarefa de tanta responsabilidade. Este exito vos imortaliza, pois sois o primeiro homem que penetrou no cosmos.»
Em seguida, ao responder a Kruchev sobre diversas perguntas relacionadas com o voo espacial, Gagarin disse: «Sinto-me perfeitamente bem. Todos os aparelhos da nave cosmica funcionaram perfeitamente. Durante o voo, via a Terra: mares, montanhas, grandes cidades. Os bosques e os rios tambem eram visiveis.»

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.