POMBOS-CORREIO - PRECURSOR VALOROSO DOS MODERNOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES


Publicado na Folha da Noite, quarta-feira, 8 de julho de 1953

Neste texto foi mantida a grafia original

Já eram utilizados pelos gregos para transmitir os resultados dos jogos olimpicos - A columbofilia no Brasil - A fase de adestramento dessas aves - O pombo que realizou um percurso de 1.002 quilometros em 26 horas de voo em linha reta - Bacalhau a principal alimentação - Gualicho, do Serviço de Transmissões do Exercito não regressou - Atravessando obstaculos de toda ordem para retornar aos pombais - Os pombos-fotografos da Guerra de 1914 - Um verdadeiro atleta que precisa estar sempre em forma para percorrer incriveis distancias.

Reportagem de Luís Gonzaga Alves

Muita gente já terá ouvido falar da Columbofilia como centro dos entusiastas da arte de criação de pombos-correio. Muito embora já nos encontremos, no Brasil, alem da fase embrionaria dessa atividade, cresce extraordinariamente o numero de aficionados desse esporte. É realmente dificil precisar a data em que se iniciou o transporte de mensagens através dos pombos. Registra a historia, por exemplo, que Salomão se utilizava de pombos para comunicar-se com os governadores de seu vasto imperio. Os gregos tambem se serviam desse meio para transmitir às mais distantes cidades os resultados dos jogos olimpicos. O sultão do Cairo foi avisado por esse sistema de comunicações sobre o desembarque de Luís, rei da França, no Egito. Na Idade-Media, quando os cristãos conquistaram Jerusalem encontraram, aí, um verdadeiro serviço de transmissões por meio de pombos-mensageiros. Foi, entretanto, na Grande Guerra de 1914-1918 que o pombo-correio teve papel preponderante. Varios foram os pombos que realizaram integralmente sua missão, salvando vidas. Fala-se, por exemplo, dos pombos do Fort Vaux, onde um grupo de soldados comandados por Raynal lançou mão do ultimo pombo-correio para a transmissão de importantes noticias. Partiu, assim, o pombo, com o apelo desesperado dos soldados cercados, que clamavam por socorro. Chegou, afinal, ao seu destino, morrendo em seguida depois de haver atravessado nuvens de gases e barragens de fumaça. Na esplanada do Fort Vaux fez o homem refletir a sua gratidão, inscrevendo na lapide ao pombo-herói a mensagem derradeira do comandante Raynal. Outras façanhas comprovam o valor dessa ave, como a que transportou mensagens do front de Verdun até Ramport, a uma distancia de 30 quilometros com a media de 24 minutos. Outros pombos foram utilizados como fotografos. Levavam no peito um pequeno aparelho fotografico automatico, que tiravam chapas do alto, quando sobrevoavam as linhas inimigas. Com o advento da aviação, encurtando as distancias e facilitando missões perigosas, passou o pombo-correio a constituir um passa-tempo dos columbofilos.

A columbofilia no Brasil

O governo brasileiro, reconhecendo a utilidade do pombo-correio, resolveu oficializar a criação dessas aves em todo o territorio nacional, criando a Confederação Columbofila Brasileira. Cinco sociedades do genero existem atualmente em São Paulo: a Sociedade Columbofila Paulista, Rolinha, Cruzeiro do Sul, Duque de Caxias e o Clube Columbofilo de São Paulo, alem de outras espalhadas pelo interior. Regularmente são realizadas competições que se iniciam em maio e terminam em outubro. As distancias maximas que realizam são as provas de Araguari-São Paulo, na distancia de 560 quilometros em linha reta, e Anapolis-São Paulo, no percurso de 850 quilometros, tambem em linha reta. Coube a São Paulo realizar a maior prova columbofila até hoje conhecida no país. Os pombos sairam de Aquidauna, Mato Grosso. O vencedor realizou um percurso de 1.002 quilometros em reta, no tempo de 26 horas, 21 minutos e 31 segundos de voo. No Serviço de Transmissão do Exercito, comandado pelo capitão Mauricio Cardoso, onde se faz a criação de pombos-correio, pudemos apreciar o trabalho interessante e util que ali se realiza, visando ao adestramento dessas aves. Cabe acrescentar que o pombo-correio brasileiro, dadas as condições topograficas e climatericas pouco favoraveis do nosso país, demonstram cada vez mais sua fibra, fruto do incansavel trabalho de seus criadores. Os nossos pombos atravessam, muitas vezes, regiões de climas inteiramente antagonicos, regiões serranas e de florestas impenetraveis. Muitos pombos enviados a competições não regressam aos pombais ou porque são surpreendidos por gaviões em meio a caminhada ou porque, o que é pior, são abatidos por caçadores desalmados que atiram inapelavelmente ferindo e matando as aves. Muitos pombos regressam com estilhaços no corpo ou com as asas feridas. Outros trazem o anilho identificador cortado, mostrando que foram aprisionados.

Bacalhau, a principal alimentação

Um dos grandes entusiastas da columbofilia em São Paulo, o sr. Eulogio Facchini, forneceu-nos informações preciosas sobre a maneira como são criados os pombos-correio, sua alimentação, seu adestramento etc. O sr. Eulogio Facchini é conhecedor da arte columbofila e já deu sua participação a inumeras competições. Por ele soubemos, por exemplo, que o pombo-correio nada mais é que um verdadeiro atleta que precisa estar sempre em forma, a fim de percorrer distancias incriveis, dentro do menor espaço de tempo. Para isso são submetidos a tratamentos especiais e diarios. Voam em volta do pombal durante 30 a 60 minutos seguidos, a fim de conseguir resistencia para voos em linha reta. A base da alimentação do pombo-correio é, principalmente, o bacalhau. Muita gente se admirará disso, mas está comprovada a importancia desse alimento na conservação das aves. Em seguida, vêm outras substancias essenciais à alimentação dos pombos: milho, cascalho de ostra, ervilha e lentilha seca, trigo, couve e outros legumes.
O pombo - informa-nos Eulogio Facchini - é das poucas aves que se mantêm em casais. Formado um determinado casal, este não mais se separará, a não ser pela mão do homem ou como decorrencia de algum acidente.
As femeas, em cada postura, botam dois ovos com espaço de 48 horas entre ambos. Após a postura do 2.o ovo inicia-se o periodo de incubação, tarefa realizada tanto pelo macho como pela femea. O macho permanece no ninho das 10 horas da manhã às 5 horas da tarde, restando à femea o outro periodo. Findo o periodo da incubação, que vai de 17 a 18 dias, dá-se a eclosão dos filhotes, que nascem com uma penugem amarelada sobre o corpo e com os olhos cerrados que só se abrirão após o 4.o dia de vida. Nos primeiros dias são os filhotes alimentados por uma substancia que se forma no interior do papo dos pais, chamada leite de pombo. Depois a ave passa a receber grãos. Tanto o macho como a femea tratam das aves.

70 quilometros por hora

Todos os pombos-correio são obrigados a possuir em uma das pernas um anel de aluminio inteiriço, fornecido pelo Exercito e contendo o numero da ave e o ano de seu nascimento. Esse numero identificará a ave pelo resto da vida. Os aneis são colocados quando as aves tem apenas 7 dias de vida e nunca mais poderá ser retirada a não ser com o sacrificio do pombo. Desde cedo os filhotes são submetidos a treinamentos, a fim de desenvolverem seu instinto de orientação, musculatura e capacidade de voo. Nas competições os pombos são separados em machos e femeas. Após haverem cumprido o tempo de treinamento cabe ao amador acasalar aqueles que demonstrarem capacidade para a seleção. Durante os meses de dezembro a abril são mantidos separados os sexos, processando-se o periodo da muda. O amador poderá inscrever qualquer concurso, até 10 aves. Elas são apresentadas na estações das estradas de ferro a uma comissão de anilhamento, que sobrepõe ao anilho de aluminio um outro, de borracha, internamente numerado. Os pombos são colocados em caixas especiais e remetidos ao local da largada. Em seguida, o amador recebe um relogio constatador feito exclusivamente para competições columbofilas. Soltos, os pombos procuram retornar aos pombais. O amador retira o anilho de borracha e o coloca no relogio que, assim, registra a hora, o minuto e o segundo do regresso. A comissão de anilhamento verifica o resultado da prova. A media horaria de um bom voador é de 70 quilometros por hora.
Em competição há pouco realizada pelo Serviço de Transmissão do Exercito, foi posto em concurso um dos pombos que assinala maior numero de recordes. Por isso mesmo foi-lhe posto o nome de Gualicho. Gualicho, todavia, depois de uma prova decisiva, pois atingiu em pouco tempo a cidade de Mato Grosso, não regressou, presumindo-se que tenha sido devorado por algum gavião. Não foi sem certa tristeza que o capitão Mauricio Cardoso nos contou esse episodio. Os amadores da columbofilia afeiçoam-se pelas pequenas aves. A fibra extraordinaria dos pombos-correio, com seu intuitivo sentido de orientação dá aos seus criadores momentos de grande satisfação, porque a vitoria dessas aves representa a recompensa de muita pertinacia, paciencia e devoção. O apego dos pombos pelos pombais é edificante, pois eles atravessam obstaculos de toda ordem para regressar e, com isso, dão lição magnifica de força de vontade. Os pombos-correios são, hoje, os precursores dos modernos meios de transmissão, como sejam o radio, a telegrafia e os jornais.


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