BIBLIOTECA AUTOMATIZADA PREVISTA PARA O ANO 2000

Publicado na Folha de S.Paulo, sabado, 8 de abril de 1961

Neste texto foi mantida a grafia original

CAMBRIDGE (EUA) - Em palestra constante de uma serie promovida pela Escola de Administração Industrial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em comemoração ao centenario de sua fundação, o prof. John G. Kemeny, diretor do Departamento de Matematica e Astronomia do Dartmouth College, previu que no ano 2000 os Estados Unidos terão uma biblioteca nacional automatizada.
Cada pagina de cada "livro" dessa biblioteca, sugeriu o conferencista, será guardada possivelmente em um milimetro quadrado de fita. Os consulentes não precisarão ir à biblioteca, verificar as fitas originais ou constatar que o livro procurado está em poder de outro interessado. Em seus proprios escritorios ou residencias, lerão copias convenientemente ampliadas e projetadas em telas de aparelhos especiais.
Obter o exemplar de um livro dará o mesmo trabalho que fazer uma ligação telefonica. A pessoa simplesmente discará o numero cifrado respectivo e o livro será transmitido eletronicamente para seu aparelho. O leitor poderá conservar o livro gravado em sua propria fita enquanto desejar. Quando quiser, poderá limpar a fita e nela gravar outro livro.
Tal biblioteca, segundo o prof. Kemeny, será necessaria porque, se continuar o atual ritmo de desenvolvimento bibliografico, nem mesmo as mais ricas universidades disporão de recursos para guardar, catalogar e conservar todos os livros necessarios.
"Numa biblioteca de dezenas de milhões de volumes, não existe meio concebivel pelo qual o esforço humano pudesse localizar um item em questão de minutos", observou o prof. Kemeny, que prevê para o ano 2000 uma biblioteca de 10.000.000 de volumes, com possibilidades de aumentar para 300.000.000 de volumes no ano 2100.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.