NOVO TYPO DE AEROPLANO
"É
o maior passo dado na aeronautica", declarou um militar inglez
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Publicado
na Folha da Manhã, quinta-feira, 3 de junho de 1926
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Neste texto foi mantida a grafia original
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Vem-nos da Hespanha a noticia de uma nova invenção aeronautica,
que promette revolucionar não só as idéas como
tambem as praticas até agora seguidas na navegação
aerea com apparelhos mais pesados que o ar.
D. Juan de la Cierva, esse o nome do engenheiro inventor. O apparelho,
o "helicoptero", é um typo especial de aeroplano
que funcciona segundo um principio diverso do commummente applicado.
E o "auto-giro", já provado varias vezes com um certo
insuccesso.
Mas Cierva levou cinco annos aperfeiçoando o seu apparelho,
declarando que conseguiu superar todas as difficuldades diante das
quaes os outros engenheiros fizeram pé.
Em uma demonstração recentemente feita em Farnborough,
na Inglaterra, o aeroplano permaneceu no ar durante quasi uma hora,
subindo e descendo sem o menor incidente.
Outras provas foram realizadas em França, no campo de aviação
de Villa Coublay, perto de Paris.
Tal apparelho presta-se para a exploração commercial,
podendo ser empregado no transporte de mercadorias.
Como se sabe, os aeroplanos communs são sustentados no ar por
télas fixas de tecido ou de metal leve - uma para os monoplanos
e duas para os biplanos. Na ponta das télas existem as azas
moveis que servem para as manobras lateraes do aeroplano.
Os inconvenientes principaes dos aeroplanos são dois: para
manterem-se no ar por meio de velas, precisam de uma velocidade bastante
grande; e por causa justamente dessa velocidade, a partida e a descida
são muito perigosas, requerendo muita habilidade do piloto
e muito espaço.
Pois, o apparelho de Ciervo propõe-se eliminar ambos os inconvenientes,
ou pelo menos diminuil-os grandemente.
As télas foram totalmente supprimidas, havendo em seu logar
uma gigantesca helice horizontal a quatro azas, que gira accionada
pelo motor, sobre a cabeça do piloto.
Estando em movimento, essa helice age como plano de sustentação
do aeroplano, mais efficazmente do que as télas, tanto que
permitte o apparelho fixar-se no ar e assim permanecer por algum tempo.
Para conveniencia das manobras, especialmente de partida e de chegada,
as azas da grande helice horizontal são articuladas na base
e pódem ser elevadas e abaixadas, segundo quer o piloto.
A manobra de partida consiste em pôr em movimento o motor e
em fazer funccionar tanto a helice horizontal como a helice vertical
da frente do piloto. E o apparelho eleva-se quasi verticalmente, necessitando
de espaço muito menor que o que requerem os actuaes aeroplanos.
Na descida então bastam apenas uns dez metros de terreno, pois
que o apparelho vem muito vagarosamente e cáe ao sólo
quasi em perpendicular.
O general inglez Brancker, do corpo de aviação, ao ver
as experiencias de Farnborough, declarou que presenciava ao maior
passo que se tem dado no progresso da aeronautica desde que os irmãos
Wright fizeram o seu primeiro vôo com a machina de seu invento.
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