NOVO TYPO DE AEROPLANO


"É o maior passo dado na aeronautica", declarou um militar inglez

Publicado na Folha da Manhã, quinta-feira, 3 de junho de 1926

Neste texto foi mantida a grafia original

Vem-nos da Hespanha a noticia de uma nova invenção aeronautica, que promette revolucionar não só as idéas como tambem as praticas até agora seguidas na navegação aerea com apparelhos mais pesados que o ar.
D. Juan de la Cierva, esse o nome do engenheiro inventor. O apparelho, o "helicoptero", é um typo especial de aeroplano que funcciona segundo um principio diverso do commummente applicado. E o "auto-giro", já provado varias vezes com um certo insuccesso.
Mas Cierva levou cinco annos aperfeiçoando o seu apparelho, declarando que conseguiu superar todas as difficuldades diante das quaes os outros engenheiros fizeram pé.
Em uma demonstração recentemente feita em Farnborough, na Inglaterra, o aeroplano permaneceu no ar durante quasi uma hora, subindo e descendo sem o menor incidente.
Outras provas foram realizadas em França, no campo de aviação de Villa Coublay, perto de Paris.
Tal apparelho presta-se para a exploração commercial, podendo ser empregado no transporte de mercadorias.
Como se sabe, os aeroplanos communs são sustentados no ar por télas fixas de tecido ou de metal leve - uma para os monoplanos e duas para os biplanos. Na ponta das télas existem as azas moveis que servem para as manobras lateraes do aeroplano.
Os inconvenientes principaes dos aeroplanos são dois: para manterem-se no ar por meio de velas, precisam de uma velocidade bastante grande; e por causa justamente dessa velocidade, a partida e a descida são muito perigosas, requerendo muita habilidade do piloto e muito espaço.
Pois, o apparelho de Ciervo propõe-se eliminar ambos os inconvenientes, ou pelo menos diminuil-os grandemente.
As télas foram totalmente supprimidas, havendo em seu logar uma gigantesca helice horizontal a quatro azas, que gira accionada pelo motor, sobre a cabeça do piloto.
Estando em movimento, essa helice age como plano de sustentação do aeroplano, mais efficazmente do que as télas, tanto que permitte o apparelho fixar-se no ar e assim permanecer por algum tempo.
Para conveniencia das manobras, especialmente de partida e de chegada, as azas da grande helice horizontal são articuladas na base e pódem ser elevadas e abaixadas, segundo quer o piloto.
A manobra de partida consiste em pôr em movimento o motor e em fazer funccionar tanto a helice horizontal como a helice vertical da frente do piloto. E o apparelho eleva-se quasi verticalmente, necessitando de espaço muito menor que o que requerem os actuaes aeroplanos.
Na descida então bastam apenas uns dez metros de terreno, pois que o apparelho vem muito vagarosamente e cáe ao sólo quasi em perpendicular.
O general inglez Brancker, do corpo de aviação, ao ver as experiencias de Farnborough, declarou que presenciava ao maior passo que se tem dado no progresso da aeronautica desde que os irmãos Wright fizeram o seu primeiro vôo com a machina de seu invento.

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