MULHER NÃO É MAIS O SEXO FRACO...


Publicado na Folha de S.Paulo - 17 de agosto de 1969

Neste texto foi mantida a grafia original

Demorados estudos realizados por cientistas britanicos e norte-americanos provaram que as mulheres são mais fortes do que os homens. As coisas agora são diferentes, pois os motivos que foram alinhados pelos cientistas - e que damos a seguir - provam que a mulher não é mais o sexo fraco.
1 - As mulheres vivem mais do que os homens. Nos Estados Unidos, por exemplo, a media de vida de um varão é de 63 anos, enquanto uma menina que tenha nascido no mesmo dia pode chegar facilmente aos 69 anos de idade.
2 - Afirmam os cientistas britanicos que quando a mulher realiza trabalho igual ao do homem, despende menos energia que ele. Isso acontece até mesmo nas competições esportivas.
3 - A prova de que a mulher vive mais está no fato de ser maior (nos EUA, Italia, França e Espanha) o numero de viuvas. Mais de 70 por cento delas vivem de pensões deixadas pelos maridos...
4 - Segundo as estatisticas, nascem mais meninos do que meninas. Entretanto, os recém-nascidos do sexo masculino não se adaptam com facilidade ao meio ambiente. Em consequencia, a mortalidade infantil no setor dos varões é muito maior.
5 - Fenomeno curioso vem ocorrendo nos Estados Unidos, onde as riquezas estão passando, paulatinamente, das mãos masculinas para as femininas. Isto vem acontecendo porque morrem pouco mais de 1 milhão e meio de norte-americanos por ano e deste numero mais de 850 mil são homens.
6 - Está confirmado que os pulmões da mulher têm capacidade de dois a três litros de ar, enquanto os do homem precisam de três a cinco. Isto quer dizer que a mulher consome menos oxigenio.
7 - As mulheres nascem melhor equipadas para combaterem as enfermidades, ao contrario dos homens. Por isso, morrem muito recem-nascidos do sexo-masculino.
8 - Outro fato que causa maior numero de mortes entre os homens: as mulheres não têm que executar trabalhos intensos nem possuem preocupações de subsistencia tão serias quanto as que afligem um homem da classe media.
9 - A mulher nasce com 48 cromossomos, enquanto o homem nasce com apenas 47. Esta circunstancia favorece a mulher na luta contra as enfermidades.
10 - Outro detalhe em que o antigo sexo fraco leva grande vantagem sobre o homem: sua hipofise é um pouco mais desenvolvida. Desse modo, funciona melhor o seu sistema supra-renal e, consequentemente, aumenta a sua resistencia.
11 - De acordo com as estatisticas, a mulher já leva grande vantagem sobre o homem até antes de nascer. Há maior numero de meninos do que meninas entre as crianças que nascem mortas.
12 - A mulher fuma menos e se controla muito mais na mesa do que o homem. Este, como se sabe, frequentemente se entrega a excessos, o que debilita sobremodo o seu organismo.
13 - O homem, geralmente, é imprevidente e nunca está disposto a procurar o medico quando nota qualquer disturbio no organismo. A mulher demonstrando maior previdencia, corre logo ao consultorio medico, quando sente que algo não vai bem.
14 - O homem costuma dizer que deve gozar a vida. E chama gozar a vida levar uma existencia desregrada, perdendo noites de sono e gastando energias desnecessariamente. A mulher não faz isso e assim evita preocupaçãoes futuras.
15 - Finalmente, uma informação que vai deixar muito varão aborrecido: a resistencia fisica da mulher aos traumatismos e às distorções é muito superior à do homem. Além do mais, a mulher pode suportar, melhor que o homem, uma hemorragia que a prive de metade do seu sangue!

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.