OPOSIÇÃO CONTRA COSTA E SILVA

Publicado na Folha de S.Paulo, sexta-feira, 29 de abril de 1966

Neste texto foi mantida a grafia original

O Movimento Democratico Brasileiro anunciou ontem, em Brasilia, que abandonou sua posição de expectativa em relação ao problema da sucessão presidencial e decidiu iniciar negociações a fim de indicar um candidato proprio.
Ao mesmo tempo, divulgava-se na Capital do País que os deputados Vieira de Mello e Doutel de Andrade, duas figuras destacadas do partido da Oposição, haviam recebido autorização para coordenar a candidatura do gen. Amauri Kruel, comandante do II Exercito, com sede em São Paulo.
Simultaneamente, o general Kruel desmentia, às últimas horas da noite de ontem, ter autorizado os deputados Doutel de Andrade e Vieira de Mello, ou outro qualquer elemento do MDB, a articular sua candidatura à presidencia da Republica, pela Oposição.
Entrementes, divulgava-se que deputados da Arena estudam uma formula de adiamento das eleições para renovação do Congresso, por temor de um resultado que confira à bancada oposicionista uma grande maioria.

Eleições: MDB vai fixar posição e lançar candidato proprio

Brasilia, 28 (Folha) - A Comissão Diretora Nacional do MDB, em reunião terminada na madrugada de hoje, resolveu delegar algumas de suas atribuições estatutarias ao Gabinete Executivo e aprovou a inclusão, no Diretório Regional de Santa Catarina, do deputado federal Laerte Vieira e dos estaduais Valter Ziguelli, Germano Luís Amorim e Henrique Arruda Ramos.
O partido da oposição diz, em nota oficial, que resolveu abandonar a posição de expectativa que vinha mantendo, iniciar entendimentos para fixar sua posição quanto ao problema das eleições diretas e escolher uma candidatura propria, que será submetida dentro de curto prazo à Comissão Diretora Nacional e, mais tarde, à Convenção Nacional.
A delegação de poderes diz respeito principalmente a atos de administração do partido, mas há um item que transfere ao Gabinete a competencia para "fixar o ponto de vista da organização, em face de assunto urgente e relevante a recomendar, em consequencia, às bancadas do MDB, no Congresso Nacional e nas Assembléias Legislativas, a linha político-partidaria". Esta tarde, o Gabinete emitiu nota oficial sobre a posição do partido como referencia às proximas eleições.

Candidato proprio

O documento do MDB distribuido hoje é o seguinte:
"O Gabinete Executivo Nacional do Movimento Democratico Brasileiro, reunido hoje, na casa e sob a presidencia do senador Oscar Passos, no intuito de prevenir falsas interpretações de sua posição na atual conjuntura politica, resolveu tornar publico:
"1º) Que não envolvem a responsabilidade de qualquer orgão do partido declarações divulgadas na imprensa sobre eventual apoio do MDB a candidatura de origem governamental à presidencia da Republica e atribuidas a parlamentares inscritos sob sua legenda;
"2º) Que, sem prejuizo de sua posição de intransigente defesa do processo de eleição direta para todos os cargos eletivos do país, sejam federais, estaduais ou municipais, mas tendo em vista a precipitação dos acontecimentos politicos que, à sua revelia, se está verificando, abandonou a posição de expectativa que vinha observando até agora e iniciou demarches no sentido de fixar sua atitude em face do grave problema, só cogitando, nesta fase preliminar, de uma candidatura propria, a ser submetida, dentro de curto prazo, juntamente com a propria tese, à apreciação da Comissão Diretora Nacional e mais tarde, de acordo com o pronunciamento desta, ao orgão supremo de deliberação partidaria, que é a Convenção Nacional".

As delegações

Alem da atribuição de poderes para fixar o ponto de vista do MDB sobre assuntos urgentes, a Comissão Diretora delegou competencia ao Gabinete para: a) dirigir e administrar a organização e gerir seu patrimonio; b) designar delegados perante o Tribunal Superior Eleitoral; c) convocar ordinariamente a Convenção Nacional; d) expedir normas regimentais para o funcionamento da Convenção Nacional; e) fixar, anualmente, a contribuição dos membros do partido; f) escriturar a receita e a despesa do MDB, e g) criar conselhos fiscais e consultivos, bem como grupos de propaganda e ação politica.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.