SENHORAS FARÃO MARCHA NA GB E TRE NEGA TROPAS

Publicado na Folha de S.Paulo, terça-feira, 28 de setembro de 1965

Neste texto foi mantida a grafia original

RIO, 24 - Amanhã à noite, realizar-se-á na Guanabara uma nova marcha da familia, promovida por senhoras cariocas, contra a "ameaça da volta de comunistas e corruptos ao poder" e "em defesa das liberdades democraticas e cristãs do povo". A passeata, que sairá do Outerio da Gloria, terminará no largo do Machado, onde se realizará um comicio a favor da chapa Flexa Ribeiro-Danilo Nunes.

Por sua vez, o Tribunal Regional Eleitoral da Guanabara considerou hoje, inoportuna uma petição apresentada pelo PTB e pelo PSD, que reclamavam tropas federais para garantir as eleições no dia 3 de outubro no Estado.

Senhoras de Guanabara sairão em marcha pró-Flexa Ribeiro

RIO, 27 - Senhoras da Guanabara sairão novamente às ruas amanhã
à noite, "em defesa das liberdades democraticas e cristãs do povo carioca e para combater a ameaçada volta dos comunistas e corruptos do poder, através da aliança entre o PCB e os partidos que lançaram a candidatura Negrão de Lima".

A marcha sairá do Outeiro da Gloria, seguindo pela praia do Flamengo até o largo do Machado, onde haverá um comicio de que participarão o governador Carlos Lacerda e os candidatos Flexa Ribeiro e Danilo Nunes.

As sras. Leticia Lacerda e Maria Helena Flexa Ribeiro, esposas do governador Carlos Lacerda e do candidato Carlos Flexa Ribeiro, iniciaram a coordenação da concentração no largo do Russel. Na marcha da familia as mulheres conduzirão velas acesas e rosarios, a exemplo do que ocorreu em março do ano passado.

Petição inoportuna

O Tribunal Regional Eleitoral, por unanimidade, considerou esta tarde inoportuna a petição apresentada pelo PTB e PSD solicitando a requisição de tropas federais para garantir a realização das eleições de 3 de outubro. Os advogados dos dois partidos justificavam o pedido, em razão dos "atentados terroristas" praticados contra partidarios da candidatura Negrão de Lima e da denuncia formulada pelo deputado Ardovino Barbosa, sobre a existencia de urnas falsas para substituirem as verdadeiras.

O advogado Fernando Abelheira, do PTB, informou que as oposições não recorrerão da decisão do TRE, afirmando que "com essa decisão, a normalidade do pleito caberá exclusivamente ao TRE, pois o PTB apenas cumpriu sua obrigação de denunciar os fatos."

Ardovino intimado

Em virtude de representação apresentada pelo procurador substituto, sr. Ademar Vidal, o coronel Ardovino Barbosa será intimado a comparecer ao Tribunal Regional Eleitoral, para que confirme as denuncias que formulou da tribuna da Assembléia Legislativa da preparação, por ordem do governador Carlos Lacerda, de milhares de urnas falsas, contendo a maioria de votos favoravel ao sr. Flexa Ribeiro. O sr. Ademar Vidal considerou de suma gravidade a afirmação do deputado do PSD e, por isso, convocou-o para comparecer à corte de Justiça Eleitoral.

Por sua vez, o desembargador Coelho Neto, vice-presidente do TRE, considerando "leviana e caluniosa" a denuncia do parlamentar, assumiu inteira responsabilidade pela lisura do pleito.

Ainda na sessão de hoje, o corregedor do TRE, desembargador Milton Barcelos, indeferiu representação apresentada pelo deputado estadual Geraldo Ferraz, da UDN, alegando crimes de calunia e de difamação contra o governador Carlos Lacerda e o candidato Flexa Ribeiro, por parte do sr. Negrão de Lima e de diversos jornais cariocas.

Danilo e PC

O deputado Danilo Nunes, candidato a vice na chapa de Flexa Ribeiro, comentando o protesto do candidato do PSP-PTB contra a divulgação de uma nota apontada como do Partido Comunista, afirmou que "já se tornou rotina este realejo, cada vez que alguem denuncia a aliança de um candidato com os comunistas. Disse que "Lott fez o mesmo, em 1960, e ninguem pode negar o apoio do PC à sua candidatura, assim como Kubitschek fez o mesmo, em 1955, e também foi impossivel negar sua aliança com os comunistas".

"O conluio do Partido Comunista com o sr. Negrão de Lima não precisa de notas, nem manifestos, para ser notado e provado" - disse o deputado Danilo Nunes, que acrescentou: "Este conluio está nas ruas, nos volantes, nas frases pichadas nos muros, nos palanques e, convem repetir, nos proprios discursos do candidato, que repete, cada vez que abre a boca, as palavras de ordem do Partido Comunista."

"São inumeros os militantes, tambem mais ou menos conhecidos, que falam diariamente pela cidade, monopolizando os microfones das camionetas do candidato. São os grupos de ativistas, igualmente muito conhecidos, que dão a tonica da campanha. E principalmente o que dizem os oradores - desde o sr. Negrão de Lima até os militantes comunistas - nos comicios dos suburbios, aqueles que não são transmitidos pelo TRE e cuja divulgação é feita em termos cuidadosos, para não espantar o governo revolucionario".

"É nestes comicios, quando pensam que não são ouvidos pelos revolucionarios, que o sr. Negrão de Lima e seus aliados comunistas pedem a revanche, apelam para o voto da revanche e, sobretudo, prometem a revanche. Quem duvidar, vá ver. Quem ainda não crê, vá ouvir."

Apocrifo

Elementos ligados ao governo federal classificaram hoje de apocrifo o documento publicado ontem por um matutino, dando-o como manifesto do Partido Comunista de apoio ao sr. Negrão de Lima e atribuiram a sua divulgação "ao interesse do governador carioca de criar um clima de perturbação nacional com as eleições na Guanabara".

Enquanto a campanha prossegue sob intenso clima de boatos, fontes ligadas ao Ministro da Guerra informavam que o general Costa e Silva, inteiramente integrado com o pensamento do presidente da Republica, está imbuido do firme proposito de garantir a posse do eleito, seja ele quem for.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.