VARGAS, EM VOLTA REDONDA: "TUDO FAREI PARA ASSEGURAR AO POVO O LIVRE EXERCICIO DO VOTO"


Garantias aos partidos politicos na eleição de seus representantes e às classes trabalhadoras do país na escolha de seus dirigentes

"A ordem será mantida"

Publicado na Folha da manhã, terça-feira, 23 de fevereiro de 1954

Neste texto foi mantida a grafia original

RIO, 22 (Sucursal) - Por ocasião das homenagens que lhe foram tributadas ontem pelos operarios de Volta Redonda, o presidente da Republica pronunciou o seguinte discurso:
"Trabalhadores de Volta Redonda!
"Foram das mais gratas e estimulantes as horas que vivi ao vosso lado, comungando das vossas alegrias e compartilhando do amor e do orgulho de todos pela obra realizada, como o resultado do esforço de muitos anos e para a qual contribuistes com a parcela mais decisiva de trabalho e dedicação.
"Profundamente emocionado e reconhecido pelas homenagens que me prestou a vossa fidelidade, não quero despedir-me de vós sem deixar uma calorosa palavra de amizade e de confiança. De novo tive o feliz ensejo de visitar os sindicatos, centros recreativos, as obras de assistencia, apreciando em tudo isso a marca do vosso espirito de organização, que se afirma cada vez mais na consciencia de quem sabe o que quer e para onde vai.
"Estou certo de que o vosso esforço de todos os dias há de encontrar, em escala sempre crescente, a recompensa merecida. Já vos assegura hoje a Companhia Siderurgica Nacional um alto nivel de salarios, com o minimo de 2.000 cruzeiros e o salario medio de 3.500 cruzeiros, remuneração que se completa por um plano de serviços sociais que compreende assistencia medica, alimentar, educativa, de habitação e varias outras modalidades de amparo social, permitindo-vos uma vida sem temores nem vexames. A isso se junta uma crescente participação nos lucros, em forma de premio anual nunca inferior ao montante de um salario. Outro valioso estimulo ao vosso trabalho é a atribuição de medalhas de honra pelo tempo de serviço, acompanhadas de abono em dinheiro.
"Esse justo sistema de recompensa equitativa dos vossos esforços não impede que a grande organização a que servis continue em regime de prosperidade e de expansão, obtendo lucros consideraveis e retribuindo amplamente o capital empregado. Esse é um exemplo a ser imitado não só pelas outras entidades oficiais, como tambem pelas empresas privadas.
"A concessão de uma remuneração em conformidade com o nivel dos padrões de existencia, em cumprimento da lei, constitui não só um dever de humanidade, como corresponde ao proprio interesse dos empregadores em fazer da boa vontade dos seus operarios uma garantia de progresso das suas atividades produtivas. Só não percebem essa evidencia os que se absorvem na ganancia dos lucros excessivos, deixando reduzidos a um salario de fome aqueles que colaboram para o seu enriquecimento.
"Felizmente já não prevalece essa concepção estreita e injusta, pois já passou o tempo em que a minima reivindicação dos trabalhadores produzia um movimento de reação como se estivessem pedindo a lua e as estrelas. Já passou o tempo em que as vossas reuniões pacificas, nos sindicatos de classe, para cuidar dos vossos interesses, desencadeavam a furia policial, como se ali estivesseis tramando contra o regime e a ordem. Já passou o tempo em que não vos era assegurada qualquer proteção contra a invalidez ou o infortunio e, ao fim de toda uma vida de trabalho exaustivo, só podieis esperar o desamparo e o humilhante apelo à caridade alheia.
"Hoje podeis pugnar pelos vossos reclamos em base de igualdade com as outras classes. Podeis bater às portas de uma justiça especializada para lutar pelos vossos direitos e dirimir as vossas contendas. Já não temeis ameaças e perseguições. O governo vela pelos vossos interesses. O combate sem quartel que dou aos opressores e exploradores só tem equivalencia na luta sem treguas com que defendo os desfavorecidos e os espoliados.
"Não é em torno do meu nome que deveis cerrar fileiras, porque os homens passam. Deveis formar em torno de uma bandeira e lutando por uma causa. Até agora as vossas conquistas sempre foram alcançadas no campo da legalidade. Haveis de consolidá-las sem apelar para os recursos extremos da força. Os que pregam a agitação, os que concitam à desordem, os que se põem a serviço da provocação e os que insuflam a luta de classes nada constroem para o vosso bem - nem vos deixeis atrair pelo engodo das promessas falsas. As nossas massas trabalhadoras constituem hoje um elemento de ordem, um fator de equilibrio, uma força atuante e pacifica no conjunto da vida brasileira, enfim, uma garantia de progresso e de paz social.
"De minha parte, no exercicio da suprema magistratura do país, tudo farei para assegurar ao povo o livre exercicio do direito do voto, garantindo aos partidos politicos a eleição de seus representantes e às classes trabalhadoras a escolha de seus dirigentes sindicais. A ordem será mantida. Os que infringirem a lei com a pratica de atos criminosos encontrarão no poder de policia e nos tribunais de justiça a repressão necessaria. Obediente ao regime institucional do país, cumprindo a lei e promovendo o bem-estar geral, estarei servindo à democracia.
"Trabalhadores, meus amigos. Assim como estivestes ao meu lado no serviço dos interesses superiores do país, estarei sempre convosco, velando para que vos seja assegurado o direito de partilhar efetivamente dos beneficios de nosso soerguimento material.
"A reforma economica que levamos avante neste momento visa, em primeiro lugar, o crescimento e a expansão da riqueza do país e, em segundo lugar, a sua distribuição equitativa entre os que trabalham e produzem, concorrendo para a sua criação.
"O vosso bem-estar será o sinal de triunfo alcançado na batalha que ora travamos juntos pelo enriquecimento e pela grandeza da Patria. Dentro da ordem, respeitando a lei e defendendo as instituições, podeis contribuir como uma força benefica para o desenvolvimento da Nação, a que juramos servir e que tudo espera de vós. Não vos iludais: cada hora perdida de trabalho importa no declinio da produção e impõe o sacrificio de todos. Só com o trabalho poderemos elevar a produção e com ela a abundancia e a fartura, que forçarão, por meios naturais, a queda dos preços e o barateamento da vida.
"Podeis estar certos de que, longe das influencias do poder, serei sempre o amigo do povo humilde e esquecido, e no exercicio do governo sou e serei sempre, meus fiéis companheiros das horas incertas ou das horas afortunadas, o mesmo amigo solicito de sempre, pronto ao atendimento de vossas justas aspirações".

Regresso a Petropolis

RIO, 22 (Sucursal) - O presidente da Republica, encerrada a visita a Volta Redonda, regressou ontem ao Palacio Rio Negro, em Petropolis.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.