ENTRE EM AÇÃO A FÔRÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA

Publicado na Folha da Manhã, terça-feira, 22 de agosto de 1944

Neste texto foi mantida a grafia original

Q. G. ALIADO NA ITÁLIA, 21 - A Fôrça Expedicionária Brasileira, sob o comando do general Mascarenhas de Moraes, acha-se agora na frente da Itália, operando ao lado do 5º Exército.

OS EXPEDICIONÁRIOS LUTAM OMBRO A OMBRO COM O 5º EXÉRCITO

ROMA, 21 - Anuncia-se que as fôrças do Corpo Expedicionário Brasileiro já tiveram o seu batismo de fogo na Itália, combatendo ombro a ombro com o 5º Exército norte-americano.

SIGILO SÔBRE O SETOR EM QUE OPERAM OS BRASILEIROS

Londres, 21 - Um despacho de Roma adverte que será mantido sigilo sôbre os setores em que operam as fôrças brasileiras até que os próprios alemães consigam descobri-lo. Acredita-se, entretanto, que o inimigo não terá dificuldades nesse sentido porque as fôrças brasileiras usam uniforme diferente do restante do 5º Exército.
O telegrama frisa que a tropa brasileira é a única daquele exército que não usa uniforme de confecção norte-americana, como acontece com as unidades de outras nacionalidades que integram o exército do general Mark Clark.

SAUDAÇÃO DE CHURCHILL

ROMA, 21 - O primeiro ministro da Grã-Bretanha, sr. Winston Churchill, em vista às linhas de frente, esteve entre os soldados e oficiais do Corpo Expedicionário do Brasil. Depois de entender uma demorada palestra com o general João Baptista Mascarenhas de Moraes, o sr. Winston Churchill, passou em revista os soldados brasileiros, pelos quais foi vivamente aclamado.
Logo depois o primeiro ministro da Grã-Bretanha pronunciou inflamado discurso, no qual disse:
"General Clark,
"Oficiais e soldados da 34ª Divisão os Estados Unidos,
"Oficiais e soldados do Corpo Expedicionário Brasileiro!
"Eu vos saudo!
"Sinto-me, esta manhã cheio de orgulho, pelo fato de me caber a honra de inspecionar essas unidades do 5º Exército, uma das grandes unidades das Nações Unidas, que está sempre avançando vitoriosamente. Temos assim na Itália, um dos mais esplêndidos exércitos do mundo. A combinação do 5º Exército e do 8º Exército, une dois exércitos veteranos irmanados que lutam ombro a ombro pela causa da justiça. Sois os artificios de façanhas que jamais serão esquecidas: os primeiros desembarques na Itália. A luta de Anizio, a batalha de Cassino e a captura de Roma e Livorno.
"Todos êsses episódios desempenharam papel importantes e valioso nos destinos dos exércitos aliados. Nenhuma operação poderia ter mais compensadora neste teatro da guerra, do que foi a levada a cabo por vós, quando obrigastes os nazistas a manter mais de dúzias de divisões na Itália, onde elas estão sendo reduzidas a pedaços.
"Auxiliastes de maneira notável e eficiente a grande batalha que agora está em caminho do seu desfecho vitorioso na França.
"Entretanto, embora tenhais sido artifices de grandes feitos no passado e possais estar orgulhosos do que conseguistes nos passado estou aqui hoje, para vos dizer que novas vitórias e novos sucessos estão diante de vós. Vós tereis de desempenhar constantemente de agora em diante uma parte vital nessa longa e árdua luta, para cujo breve fim todos nós lutamos e todos nós rezamos.
"Eu vos desejo - a tôdas unidades aqui representadas - e a vós, soldados do Brasil - todo êxito e felicidade. Que Deus vos abençoe a todos."

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.