EM SALVADOR, A 1A CONDENAÇÃO À PENA DE MORTE NO BRASIL


Publicado na Folha de S.Paulo, sexta-feira, 19 de março de 1971

Neste texto foi mantida a grafia original

O Conselho Especial de Justiça instalado na Auditoria da 6a Região Militar, em Salvador, condenou ontem à pena de morte o estudante Teodomiro Romeiro dos Santos, de 19 anos, que matou a tiros o sargento da Aeronautica Walter Xavier de Lima, em outubro do ano passado. A sentença, aplicada por unanimidade, representa o primeiro caso de condenação à pena capital no Brasil.
Paulo Cortês da Silveira, que acompanhava Teodomiro Romeiro dos Santos na noite do crime, foi condenado à prisão perpetua. Os dois estavam sendo conduzidos presos dentro de um jipe da Policia Federal, sob a acusação de pertencerem ao Partido Comunista Brasileiro Revolucionario, quando Teodomiro usou um revolver que trazia numa pasta para assassinar o sargento, que os escoltava.
Encerrado o julgamento, que se prolongou das 10 às 17 horas de ontem, os advogados dos réus anunciaram que recorrerão da pena ao Superior Tribunal Militar, dentro do prazo de dez dias que a lei lhes confere.
Teodomiro Romeiro dos Santos sentiu-se mal durante o julgamento e retirou-se antes da leitura da sentença, sendo recolhido à Casa de Detenção. Paulo Cortês da Silveira, pernambucano de 25 anos, permaneceu na sala de audiencias até o final e ouviu impassivel o veredito.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.