OS GOVERNOS DO BRASIL E DA ALLEMANHA ESTREITAM OS LAÇOS DAS SUAS RELAÇÕES


Publicado na Folha da Noite, quarta-feira, 17 de junho de 1936

Neste texto foi mantida a grafia original


Revestiu-se de grande solennidade a entrega de credenciaes ao chanceller Hitler pelo embaixador brasileiro — Importante discurso pronunciado pelo sr. Muniz de Aragão — Restabeleceu-se no Reich os costumes abolidos após a victoria do nacional-socialismo

BERLIM, 17 — Por occasião da entrega de suas credenciaes ao chanceller Hitler, o embaixador do Brasil, sr. Muniz Aragão, pronunciou o seguinte discurso:
"Excellencia, tenho immensa honra de fazer entrega a v. exa. das credenciaes pelas quaes o presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil se digna acreditar-me, na qualidade de embaixador extraordinario e plenipotenciario, junto de vossa excellencia. Sinto-me particularmente honrado e feliz em poder manifestar novamente, a v. exa os profundos sentimentos de amizade que o meu paiz sente pela nação allemã e, ao mesmo tempo, o grande interesse que o governo do Brasil atribue ao desenvolvimento sempre crescente das excellentes relações que unem felizmente as nossas patrias. Aprecio, no seu justo valor, a grande honra que me coube por ser o primeiro embaixador dos Estados Unidos do Brasil acreditado na Allemanha, porque sei bem que a elevação á mais alta categoria das representações diplomaticas dos nossos dois paizes é uma prova do valor que empresta o Brasil á Allemanha e ás suas relações mutuas. Tenho, assim perfeita consciencia da significação elevada e honrosa da nova missão que me foi confiada. Vossa Excellencia pode estar certo de que, para o exito das minhas novas funcções, darei o melhor dos meus esforços e todo o meu enthusiasmo. Posso assegurar a v. exa, que o meu governo está sempre decidido a estreitar os laços que nos unem, indo ao encontro da necessidade de intensificar a nossa colaboração nos dominios politicos, economicos, commercial e cultural, e, especialmente, no da defesa da ordem e dos fundamentos das nossas civilizações. Estou convencido, por experiencia propria, de que os nossos esforços nesse sentido serão muito facilitados e espero poder continuar a merecer de v. exa. o mesmo benevolente apoio com que me honrou até agora.
O precioso concurso do governo do Reich, tal qual me foi dado durante a missão que acabo de desempenhar, junto a v. exa., muito me auxiliará na minha honrosa tarefa. Acceite v. exa, os votos muito sinceros que formulo, em nome do meu governo e no meu próprio nome, pela prosperidade de v. exa. e pela grandeza do povo allemão".


O ACTO SE REVISTIU DE GRANDE SOLENNIDADE

BERLIM, 17 — O Ministro dos Negocios Estrangeiros, barão von Neurath, assistiu á recepção durante a qual o novo embaixador do Brasil, sr. Muniz Aragão, entregou ao chanceller Hitler as suas credenciaes.
Observa-se a proposito do acto que pela primeira vez, depois do restabelecimento da soberania militar do Reich, as continencias ao novo embaixador foram prestadas por uma companhia de honra do exercito com banda de musica e não por um simples destacamento como acontecia até agora.


HITLER RECEBEU O EMBAIXADOR DO BRASIL

BERLIM, 17 — O sr. Adolf Hitler recebeu hoje em audiencia especial o novo embaixador do Brasil, sr. Muniz Aragão, que entregou ao chanceller do Reich as suas credenciaes.
O chefe do protocollo, sr. von Bulov, conduziu o embaixador á séde da Chancellaria no automovel do sr. Hitler. No pateo da Chancellaria foram prestadas as honras militares de estilo.
Terminada a recepção, o sr. Muniz de Aragão recebeu os cumprimentos do corpo diplomatico e de diversos amigos pessoaes.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.