NÃO PROTESTAM CONTRA O PRESIDENTE DA REPULICA OS MEMBROS DEMISSIONARIOS DO MINISTERIO

Publicado na Folha da Noite, quinta-feira, 11 de novembro de 1937

Neste texto foi mantida a grafia original

A renuncia collectiva dos ministros de Estado visa facilitar a acção do governo


RIO, 11 (Da succursal - pelo telegrapho) - Visando facilitar a acção do governo, os ministros de Estado renunciaram collectivamente ás suas respectivas pastas, depondo nas mãos do sr. Getulio Vargas os seus cargos.
O gesto do Ministerio, conforme os titulares resignatarios, não implica em nenhum protesto ás resoluções tomadas pelo presidente da Republica.
O sr. Odilon Braga, porém, demitiu-se antes da promulgação da nova Constituição.
O sr. Getulio Vargas despachou com os titulares da Guerra e da Marinha

Generaes em conferencia com o ministro Gaspar Dutra

RIO, 11 (Da nossa succursal pelo telegrapho)
- O sr. Getulio Vargas, presidente da Republica, despachou com os titulares da pasta de Guerra e da Marinha, respectivamente general Gaspar Dutra e almirante Aristodes Guilhem.

Em conferencia com o ministro da guerra

RIO, 11 (Da succursal - Pelo telegrapho) - Conferenciaram com o general Gaspar Dutra, ministro da Guerra, os generaes Almerio de Moura e Newton Cavalcanti.

Reuniu-se a commissão de estudos do conselho de segurança nacional

RIO, 11 (da succursal - Pelo telegrapho) - O general Góes Monteiro, chefe do Estado Maior do Exercito, presidiu aos trabalhos da Commissão de Promoções do Exercito, bem como os da Commissão de Estudos do Conselho de Segurança Nacional.

Minas apoia inteiramente o chefe da nação

O sr. Benedicto Vallares comunica-se nesse sentido com todos os prefeitos municipaes - Fechadas a Assembléia mineira e a Camara de Bello Horizonte - A posse do interventor federal em Pernambuco, coronel Azambuja Villa Nova

BELLO HORIZONTE, 11 - O governador Benedicto Valladares telegraphou ao sr. Getulio Vargas e ao ministro da Justiça, sr. Francisco de Campos, communicando-lhes que o governo e o povo de Minas apoiam inteiramente o governo federal.

Telegramma circular a todos os prefeitos mineiros

BELLO HORIZONTE, 11 - O governador Benedicto Valladares enviou hoje a todos os prefeitos mineiros um telegramma circular, communicando que desde hontem o Brasil tem uma nova Constituição e que o governo de Minas Geraes empresta decidido e integral apoio ao presidente Getulio Vargas.
O chefe de policia por sua vez, dirigiu-se a todos os delegados municipaes communicando-lhes os factos decorridos no paiz.

Fechadas a Assembléa Legislativa e a Camara de Bello Horizonte

BELLO HORIZONTE, 11
- A Assembléa Legislativa de Minas Geraes e a Camara Municipal de Bello Horizonte, foram fechadas, de accôrdo com as instituicções recebidas do governo federal pelo governo do Estado.
Posse do Interventor Federal em Pernambuco
RECIFE, 11 - O acto da posse do interventor verificou-se hontem á tarde.
O coronel Azambuja Villanova chegou, acompanhado dos srs. Arthur Moura, José Bandeira e Andrade Bezerra.
Noutro carro chegaram o capitão do porto e diversos officiaes da região.
O coronel Azambuja Villanova dirigiu-se immediatamente ao gabinete do governador, onde se encontravam os srs. Felix Barreto, Costa Pinto, Lauro Montenegro e Frederico Mindello.
Rindo-se, o coronel Azambuja Villanova disse:
"Vamos-nos sentando".
Dentro de pouco entravam no gabinete o sr. Lima Cavalcanti acompanhado do prefeito da Capital e do pessoal do seu gabinete.
O coronel Azambuja Villanova tirou do bolso um telegramma do ministro da Justiça e disse que vinha assumir "incontinenti", o governo, de accôrdo com instruções do Governo Federal.
O sr. Lima Cavalcanti nada objectou e disse, que ia mandar lavrar o termo de posse, incumbindo disso o sr. Luiz Delgado.
Assignado o termo de posse, o ex-governador deixou o gabinete acompanhado de varios amigos. Antes de retirar-se todos cumprimentaram o coronel Azambuja.
O sr. Luiz Delgado pronunciou então as seguintes palavras:
"Em meu nome e no de seus companheiros de governo apresento a nossa demissão. V. exa. dará ordens afim de que eu transmitta todos os papeis e informações necessarias a quem me substituir".
O coronel Azambuja respondeu: - "Por hora, o unico secretario nomeado é o sr. Andrade Bezerra. Amanhã poremos tudo em ordem".
Em entrevista ao "Diario de Pernambuco", o coronel Azambuja Villanova declarou:
"As unicas palavras que posso transmitir é que estou aqui em missão pacificadora, nada mais. A Assembléa será dissolvida".
Palavras trocadas entre o interventor e o ex-governador

RECIFE, 11
- Quando o coronel Azambuja Villanova chegou ao Palacio do Governo o sr. Lima Cavalcanti ainda não sabia que tinha sido decretada a intervenção. Nesse momento, o ex-governador perguntou: "Quando quer v. exa. que eu passe o governo?"
- "Agora", respondeu o coronel Azambuja.
Duas companhias do Exercito prestaram as homenagens de estylo ao interventor e ao ex-governador.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.