CB: ADEUS AO ALVORADA

Publicado na Folha de S.Paulo, sábado, 11 de março de 1967

Neste texto foi mantida a grafia original

Da Sucursal de Brasilia

O marechal Castelo Branco viveu momentos de emoção ao despedir-se, na manhã de ontem, do Palacio da Alvorada.
Primeiro, visitou todas as dependencias da casa presidencial, acompanhado dos chefes dos Gabinetes Civil e Militar. Não esqueceu nem mesmo da lancha "Gilda", ancorada às margens do Paranoá.
Depois cumprimentou, um a um, todos os servidores do Palacio, elogiou e agradeceu sua colaboração e pediu que continuem a prestar os mesmos serviços ao futuro presidente. "A sua comida é excelente, Manoel - disse ao chefe da cozinha - Espero que você continue fazendo sempre os otimos pratos que me serviu".
Cumprimentou, finalmente, os soldados da guarda e os jardineiros e, já no interior do automovel, olhou ainda uma vez o Palacio e comentou: "É realmente uma beleza."

Castelo emociona-se ao deixar o Alvorada

Das sucursais de Brasilia e Rio

Visivelmente emocionado, o marechal Castelo Branco deixou na manhã de ontem o Palacio da Alvorada, depois de cumprimentar individualmente os servidores da residencia presidencial. Pouco antes, acompanhado dos chefes dos Gabinetes Civil e Militar, o presidente havia feito uma visita de inspeção a todas as dependencias do Palacio, indo até a lancha "Gilda", ancorada à margem do lago Paranoá.
Antes de receber, pela ultima vez, a continencia da guarda palaciana, o chefe do governo dirigiu breves palavras aos serviçais, agradecendo sua colaboração e pedindo que continuassem a prestar os mesmos serviços ao novo presidente. Ao chefe da cozinha, Manuel Murilo Bandeira, o marechal Castelo Branco disse, com voz embargada:
- "A sua comida é excelente, Manuel. Espero que você continue fazendo sempre os otimos pratos que me serviu."
Embarcando no automovel, o presidente dirigiu-se até a Casa da Guarda, onde desceu para cumprimentar os soldados e um grupo de jardineiros que ali trabalhavam, elogiando-os pela conversação dos grandes jardins que cercam a residencia presidencial. Já no interior do carro, o marechal Castelo Branco voltou-se para o majestoso palacio e comentou:
- "É realmente uma beleza."
E deu ordem para a partida.

No Planalto

Já no Palacio do Planalto, o presidente despachou alguns processos e recebeu o diretor-geral da Associação Internacional de Transporte Aereo (IATA), sr. Knut Hammarskjoeld. A audiencia quase fôra cancelada, pois o visitante chegou com atraso de uns 15 minutos ao Planalto, justificando, posteriormente, que havia se deslocado até o Alvorada, na certeza de que o encontro seria ali realizado.
Às 11 h 15, o chefe do governo desceu a rampa do Palacio do Planalto e, depois das continencias de praxe, embarcou no helicoptero com destino à Base Aerea.

Homenagem na Base Aerea

No aeroporto militar, o helicoptero presidencial desceu em frente ao gigantesco hangar do Grupo de Transporte Especial da FAB, onde o marechal Castelo Branco foi homenageado. Após a execução do Hino Nacional, o presidente passou em revista as tropas da Base Aerea, dirigindo-se em seguida a um palanque, onde já se encontravam varias autoridades.
Ali, falando de improviso, o presidente lembrou que aquela era a derradeira formatura de tropa militar a que assistia no exercicio da chefia da nação, ressaltando que saudava, no momento, todos os integrantes do GTE, que, com seus aviões e helicopteros o haviam ajudado a percorrer mais de 400 mil quilometros do territorio brasileiro, "com segurança e com bons serviços". Após uma exortação à unidade e à coesão militar, o chefe do governo concluiu agradecendo a dedicação de todos.
Logo depois, embarcou no "Viscount" presidencial com destino à Guanabara, tendo sido escoltado, durante trinta minutos de voo, por aviões do Grupo de Transporte Especial.

Segunda no STF

Segunda-feira proxima, às 16 horas, o presidente Castelo Branco e o prefeito de Brasilia, sr. Plinio Cantanhede, visitarão o Supremo Tribunal Federal, a fim de apresentar suas despedidas aos ministros da Suprema Corte.
Foi exatamente ao STF a primeira visita do marechal Castelo Branco após empossar-se na presidencia da Republica.

Homenagem do Exercito

Noventa e seis generais do Exercito estarão presentes hoje ao almoço que será oferecido pelo ministro da Guerra e Alto Comando do Exercito ao presidente Castelo Branco, no salão nobre daquele Ministerio. Nenhum civil participará do encontro e a Marinha e a Aeronautica somente estarão presentes pelos seus ministros e chefes de Estado-Maior. O marechal Costa e Silva tambem não poderá participar, por ter de viajar hoje para Brasilia.

Pronunciamento de Castelo

Os meios militares encaram com expectativa o discurso que o marechal Castelo Branco deverá fazer na ocasião, agradecendo a participação do Exercito em seu governo e mostrando a necessidade da continuidade revolucionaria.
Medidas especiais de segurança foram tomadas pelo I Exercito, com o isolamento total do Palacio da Guerra, completa vistoria de todas as suas dependencias e impedindo de acesso à area de qualquer pessoa não credenciada especialmente pelo gabinete do ministro.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.